+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enviar SMS com o Auxílio de Sistema de Monitoramento "Sem Conexão à Internet"

    Colaboradores, deixe-me explicar melhor meu tópico.

    Recentemente conseguimos configurar The Dude para enviar mensagens de SMS para nossos celulares quando um de nossos servidores por algum motivo para de responder a algum serviço (aprendemos através deste tópico https://under-linux.org/f310/dude-en...elular-150660/), esse sistema é feito com o auxílio de um serviço muito útil até para outros fins como informar aos técnicos de forma barata se há alguma urgência a ser resolvida, enfim.

    Esse sistema só funciona se um dos servidores dentro da rede para de responder, porém se todas as operadoras com as quais temos link param simultâneamente, o sistema não consegue enviar o aviso por falta de conexão.

    Algum dos frequentadores do forum conseguiu descobrir algum sistema alternativo que corrija este problema?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão re: Enviar SMS com o Auxílio de Sistema de Monitoramento "Sem Conexão à Internet"

    Isso porque as operadoras utilizam a mesma infra-estrutura que você para atender os clientes de celulares, sendo assim a mensagem pode até ser enviada mas isso só vai acontecer quando do retorno do serviço.

    Já passei por isso, no inicio pareceu perfeito mas logo descobrimos o motivo.

    Abraço

  3. #3

    Padrão re: Enviar SMS com o Auxílio de Sistema de Monitoramento "Sem Conexão à Internet"

    Perfeito, mas estou levando em consideração a falta da conexão em si, imagine todo o sistema de monitoramento "vendo" os servidores ativos, porém eu desconecto o cabo do servidor, imediatamente ele "verá" todos os mesmos inativos.

    Preciso de uma rota alternativa para enviar estas mensagens via SMS informando que meu link com a operadora está inativo, ou trocando em miudos, não há conexão com o mundo exterior.

    Pensei em instalar um modem usb de alguma operadora de celular, mas ainda não descobri como configurá-lo para fazer o envio das mensagens através dele.

  4. #4

    Padrão re: Enviar SMS com o Auxílio de Sistema de Monitoramento "Sem Conexão à Internet"

    Oi amigo boa noite, me diga uma coisa, voce faz load balance ou algo do tipo? Pois pensei que voce poderia comprar um desses modens 3g, ou roteador com suporte a 3g e ligar ele no seu loadbalance, caso caia o link o 3g continuara funcionando, e mesmo que a sua cidade nao tenha 3g ele vai mandar a mensagem igual por GPRS, caso voce nao use loadbalance, voce pode ligar o modem em um roteador com usb, ou algo parecido, conecta-lo numa das lans livre do seu servidor e colocar um script para caso seu link pare ele altera sozinho para o link sombra (seria a lan onde está conectado o 3g) assim ele poderia mandar a mensagem sem problemas.
    O que acha?
    Espero ter ajudado.

  5. #5

    Padrão re: Enviar SMS com o Auxílio de Sistema de Monitoramento "Sem Conexão à Internet"

    Overpower,

    Tem esse tópico https://under-linux.org/f311/caiu-re...no-seu-153136/, que mostra como usar para enviar SMS e não depende do seu link funcionar, ou não. O problema que so funciona com Claro, mas o sms você recebe de graça.

  6. #6

    Padrão Re: Enviar SMS com o Auxílio de Sistema de Monitoramento "Sem Conexão à Internet"

    Obrigado amigos Vinicius, Leopoldo e os demais, já tenho alguns serviços muito úteis funcionando em conjunto, workaround, poderíamos trabalhar juntos para desenvolver esta ferramenta?

    Estou disponível sempre que houver trabalho por fazer.

  7. #7

    Padrão Re: Enviar SMS com o Auxílio de Sistema de Monitoramento "Sem Conexão à Internet"

    Amigo, uma ideia que tenho pra voce, seria configurar um Failover.
    Voce teria os seus links conectados numa das suas lans, e na outra voce liga um rotados com o modem 3g nela, caso caia o seu link principal, as suas rotas serao automaticamente redirecionadas para a lan do Roteador com 3g, assim seus cliente nao ficarao sem internet (claro, vai ficar lenta, acabara com o limite de Mb do pacote hehe,) mas vai mandar a mensagem igual avisando sobre o link ter parado de funcionar. Visto que esses sistemas de enviar SMS dependem da internet para enviar as mensagens, voce tendo um link sombra (reserva) e por modem 3g, seria mais dificil voce ficar sem ele tambem.
    Na verdade nem precisa ser um 3g, pode até mesmo ser uma ADSL, assina uma ADSL dos planos mais baratos só para isso, e na verdade isso vai te ajudar para caso pare os teus links, os teus clientes nao ficarao sem internet, eles continuarao navegando, claro que mais lentos, mas é melhor navegar lento do que ficar sem nada, só dando pagina nao pode ser exibida, etc.
    Aqui tem um tuto ensinando a fazer o redirecionamento para um link sombra.
    Aqui nós nao usamos nenhum programa para mandar SMS para nos avisar, eu ainda nao tive tempo de estudar o Dude, acho ele incrivel, mas ainda nao peguei nele, mas nós temos um Link dedicado ligado direto na nossa RB, e temos um Load Balance da TP-link (4 wans) com mais de uma ADSL ligada nele, e uma regra de Failover, caso o link Principal caia, ele automaticamente passa para as ADSL, assim nossos clientes nao ficam sem internet, apenas ficam com ela um pouco mais lenta. A unica coisa que eu tenho que fazer é passar mais tarde para o link principal manualmente, mas daí nao tem problema, pois o objetivo dele é nao deixar os clientes na mao em horas que voce nao estiver na frente do PC.
    Para voce ver como é uma boa isso de ter umas ADSLs em casa, é que roubaram os aparelhos de uma das nossas torres de PTP que traz o link, entao desde ontem de manha, estamos só nas ADSL, e está funcionando perfeitamente, imagina se eu nao tivesse elas? Estaria desde ontem sem ninguem navegar! Gracas a Deus hoje ja volta tudo ao normal (direto pro Link Dedicado).

    https://under-linux.org/f143/tutoria...-winbox-94035/

    Espero ter ajudado.

  8. #8

    Padrão Re: Enviar SMS com o Auxílio de Sistema de Monitoramento "Sem Conexão à Internet"

    Perfeitamente Vinicius, obrigado por enquanto, se precisar de ajuda no Dude, estou às ordens.

  9. #9

    Padrão Re: Enviar SMS com o Auxílio de Sistema de Monitoramento "Sem Conexão à Internet"

    gostaria de saber se alguem usa modem GSM 3G pra enviar sms quando cai a conexão de algum equipamento na redes? e se e possivel enviar sms dizendo qual foi o equipamento X que caiu. desde já obrigado aos amigos.

  10. #10

    Padrão Re: Enviar SMS com o Auxílio de Sistema de Monitoramento "Sem Conexão à Internet"

    Olá Pessoal,
    também estou com essa duvida tenho aqui um modem 3g compativel com meu mikrotik 5.20 trata-se do modem Huawei E173
    ele esta instalado na porta USB do PC Mikrotik
    e o mikrotik esta com o pacote do the dude instalado

    então o que acontece
    quando executo em new terminal o comando
    Código :
    /tool sms send usb2 phone-number=NºCELULAR message="teste-sms"
    recebo o sms normalmente
    porém estou criando no the dude a seguinte notificação

    nome: alerta_sms
    enable: yes
    type: execute locally

    Código :
    /tool sms send usb2 phone-number=NºCELULAR message="teste-sms"


    dessa forma a mensagem não esta indo, alguém tem ideia do que posso fazer
    desde já agradeço a atenção de todos os amigos

    sim tambem tenho essa duvida:
    dude não executa comandos no terminal do mikrotik não ?

    OBS: Usei a solução do site Torpedus porém minha necessidade aqui e de monitorar mesmo que o link esteja fora
    Última edição por tonflatland; 20-08-2012 às 17:51. Razão: correção de texto

  11. #11

    Padrão Re: Enviar SMS com o Auxílio de Sistema de Monitoramento "Sem Conexão à Internet"

    Seu the dude esta em maquina Windows ou e uma rb?

    Citação Postado originalmente por tonflatland Ver Post
    Olá Pessoal,
    também estou com essa duvida tenho aqui um modem 3g compativel com meu mikrotik 5.20 trata-se do modem Huawei E173
    ele esta instalado na porta USB do PC Mikrotik
    e o mikrotik esta com o pacote do the dude instalado

    então o que acontece
    quando executo em new terminal o comando
    Código :
    /tool sms send usb2 phone-number=NºCELULAR message="teste-sms"
    recebo o sms normalmente
    porém estou criando no the dude a seguinte notificação

    nome: alerta_sms
    enable: yes
    type: execute locally

    Código :
    /tool sms send usb2 phone-number=NºCELULAR message="teste-sms"


    dessa forma a mensagem não esta indo, alguém tem ideia do que posso fazer
    desde já agradeço a atenção de todos os amigos

    sim tambem tenho essa duvida:
    dude não executa comandos no terminal do mikrotik não ?

    OBS: Usei a solução do site Torpedus porém minha necessidade aqui e de monitorar mesmo que o link esteja fora