+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB 433UAH com HD Externo

    ola amigos , gostaria de saber se alguem já usou a rb433uah com uma hd externa , para fazer cachefull isso funciona?

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: RB 433UAH com HD Externo

    Boa Tarde
    na verdade não seria cachefull e sim cache .
    Cachefull é chamada uma regra que entrega para o cliente o arquivo que esta em cache com uma velocidade diferente .Mais deu para entender sua duvida,
    Olha funciona sim, porém existe ferramentas melhores que o webproxy da mikrotik
    aki no meu provedor utilizo thundercache não tenho o que reclamar
    mais aki no under tem um forum específico sobre cache.

  3. #3

    Padrão re: RB 433UAH com HD Externo

    Caro amigo , eu tenho uma rede de 25 pessoas o equipamento que eu uso é 1 bullet de 100mw que manda o sinal em uma antena omni de 8dbi da oiw e uma placa rb433uah que só controla o limite de banda dos cliente , to querendo colocar uma hd externa de 320gb e tentar trabalhar em chache para melhorar a velocidade de downloads e video , minha rede é otima o sinal mais longe é de 1km o ping da em media 3ms a 6 ms , sera que com esse cache rodando na rb não vai travar

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão re: RB 433UAH com HD Externo

    Olha, sabe que nunca tinha pensado nisso de usar um hd externo para fazer cache, mas vai a pergunta, a memoria nao seria o maior problema nestas rbs, imagina o cache funcionando vai precisar de memoria para gerencia-lo e ainda vc faz controle de banda e firewall nesta rb, acho que seria interessante para vc usar uma maquina externa trabalhando em paralelo so para cache.

  5. #5

    Padrão re: RB 433UAH com HD Externo

    Pessoal , Voltando novamente com este tópico , gostaria de saber se nosso amigo progrediu com sua idéia de fazer o cache em um HD externo...?

    Amigo alternativainfo , se você sabe fazer , poste ai um passo a passo , ajudara muitas pessoas do fórum...

    Alias não devemos esquecer que isto aqui é um fórum , que tem como parametro , compartilhar idéias e conhecimentos , e não compra de serviços.....

    Ha muito tempo , estou pensando em fazer algo parecido porém não me aprofundei ainda neste processo.....

    Comprei uma RB1100AH , com 1066Mhz de processamento e 2 GB de memória , vou começar a usa-lo daqui a 3 meses , até lá espero conseguir fazer algo do tipo...
    Será que no MetaRouter da Routerboard , existe a possibilidade de instalar o thundercache dentro dele?

    Ou quem sabe instalar o thundercache em um HD Externo e dar boot ou associa-lo pela Routerboard via USB ?

  6. #6

    Padrão Re: RB 433UAH com HD Externo

    O processamento das RB são limitados e específicos para o processamento de pacotes de dados. Qualquer cache irá precisar de um bom processamento, memoria e acima de tudo um bom canal de dados entre esse conjunto e o disco de cache. Cache usando HD por USB não irá funcionar adequadamente, o máximo que daria seria um cache estático de alguns itens. Para cache não tem jeito é servidor. Hj os servidores são mais econômicos mas com o preço da energia e pensar que será mais um Ativo sujeito a dar problemas tem que se avaliar muito bem se não compensa aumentar o link e evitar essas dores de cabeça. Se um provedor sem cache já dá uns problemas imagina mais um software para gerenciar e que você não domina.

    Uma RB quase não consome energia, um servidor são no minimo uns 100 KWh/mês que pelo preço médio hoje de R$ 0,75 dá uns R$ 75,00 reais à mais só de energia, fora o equipamento e o software.

  7. #7

    Padrão

    Sei que faz alguns anos que o post foi aberto, mais eu hoje preciso de algo parecido, alguem tem uma ideia boa ai..

    eu tenho uma rede pequena 8 dispositivos, com um link na fibra de 10 mb, um servidor de arquivos (windows 7 pastas compartilhadas), uma rb 750, porem um dos dispositivos passa o dia todo rodando netflix ou youtube e sempre as mesmas coisas (minha filha assistindo desenhos kkkk), queria usar o servidor que tenho pra usar boa parte disponivel dele para servir de cache e não comprometer minha franquia de internet,, alguem sabe me dar um norte??? se tem como usar hd externo na RB 750???? ou algo que possa usar no windows mesmo??