Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como Montar um Provedor?

    Boa tarde Galera!

    Estou aqui para pedir conselhos para quem ja entende do negocio.

    Pretendo montar um provedor Via Radio (WireLess) em minha cidade, hoje ja exite 3 empresa no local mas todas oferece apenas serviço 2.4ghz. Com isto eu gostaria de investir em um provedor para atender clientes 5.8ghz e para os que optar para minha empresa tambem vou oferecer 2.4ghz.
    A duvida seria onde começar, ja que este sera um investimento com foco no futuro, hoje sabemos que o segmento so tem a crescer, mesmo não entendendo sobre o assunto realmente estou animado mesmo antes de começar. Entrei em contato com um provedor em uma cidade proxima para tratar da Licença ja que para fornece esta frequencia as regras são mas duras (ANATEL).
    Falei com um e falou para usar RB 110, ja outro fala pra usar PC quad core, ja não sei mas o que fazer.

    Se tiver algum com um pouco de tempo, para bater um papo. vou ficar muito feliz.

  2. #2

    Padrão re: Como Montar um Provedor?

    Amigo, estou no mesmo ponto que você. Já abri CNPJ, inscrição municipal e estadual, tenho o local já comprei alguns equipamentos.... mas as duvidas de como vai ser a estrutura tá dificil... o duro é que se meter na ponta do lapis já gastei mais de 20 mil em equipamento e não dá para uma consultoria ou vou ficar sem capital de giro.

    Uns falam que o PC é melhor, outro que as RB's são melhores... e ai quando você vai ler sobre um programa de controle, ve que é necessário o MK em um PC ou ele não funciona.

    No meu caso aqui, estou com uma RB1200 para minha Sede - por assim dizer - uma RG750GL para a torre e o Mk em um PC também. Agora minha duvida é: O que é que vou por cada uma para fazer.

    Pensei em por o PC por ter mais processamento para autenticar os clientes e controlar a banda e a RB1200 para lidar com os 02 links de internet.

    Dá minha Sede a minha torre tenho 1 powerbridge que pensei em ligar também na RB1200.

    Se alguém puder ajudar também, fico grato.

    Cara, se você precisar de ajuda também e eu puder te ajudar em alguma coisa, vamos trocar os MSN'S ai e evoluir juntos.

    Abs!

  3. #3

    Padrão re: Como Montar um Provedor?

    sim claro, - [email protected]

  4. #4

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Não importa se vai começar com RB 1100 ou PC, tenho cliente com provedor com 1000 usuário e usa uma 450G, tenho cliente com mais de 3000 usuário usando RB1100.

    O que realmente importa é você não começar de forma errada, então as dicas são;
    - Faça cursos, de rede cabeada e wireless, de mikrotik, etc.
    - Não faça a rede toda em bridge, esse é o primeiro erro, utilize roteamento dentro da rede.
    - Utilize criptografia wireless.
    - Conexão PPPoE.
    - Um ótimo servidor de cache, recomendo N!MOC.

    Bom entre outras coisas que se me lembrar post aqui.

  5. #5

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Estou add seu msn, assim talvez podemos ver um orçamento com você.

  6. #6

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Ola a situação é a seguinte, quer começar comece certo, pois do geito que anda as coisas vc pode fechar as portas ja no primeiro mes.
    Voce ja ouviu falar de PNBL?
    Pois é Internet com preço a partir de R$ 15,00, por mes, e isso em provedor com licença SCM.
    Eu possuo provedor a 5 anos, trabalhava sem SCM, levei multa R$3000,00, tive equipamentos apreendidos, fiquei 3 meses fechado, tinha antes do lacre 70 clientes pagantes e satisfeitos com o serviço (isso é o mais importante, satisfação do cliente), depois do lacre caiu para 40, que ficaram esperando eu me levantar e reabrir.
    Depois de comprados equipamentos novos, com SCM na mão, convenio PEBL, hojes minha situação é outra.
    Hoje:
    Tenho 70 clientes ativos. satisfeitos.
    Fila em media de 15 clientes esperando para instalar.
    Fechei contrato com a prefeitura da cidade vizinha e vou levar internet a 2 escolas rurais e 3 postos de saude e ainda estou montando um projeto de cidade digital em parceria com a mesma.
    Estou com um projeto de internet a cabo aprovado na concessionaria eletrica, esperando apenas começar a cabear, com 40 clientes cadastrados eperando a rede ser implantada, com planos que vão de 256kbps á 10 Mbps.
    Antes eu pagava R$ 1500,00 por mega de llink no par metalico, OI.
    Hoje pago R$350,00 por mega na fibra, com 10 Mbps, e vai cair mais ainda pois pretendo aumentar para 20 Mbps.
    Vendo Link para um provedor em uma cidade vizinha, e estou negociando com outros 2 em outras cidades. obs não forneço para mais de um provedor por cidade, lealdade é parceria.

    Meus planos Atuais, veja voce mesmo
    MEGA REDES TELECOM

    Conclusão.
    Tirar SCM, não é jogar dinheiro fora, é investimento.
    Graças a SCM consegui me enquadra ao PEBL, PNBL, e conseguir insenção de impostos, e redução no custo do link.

    Planos
    Residencial
    256kbps R$20,00
    512kbps R$25,00
    1M R$34,00
    2M R$75,00

    Comercial
    1M R$50,00
    2M R$75,00

    Isso é a inclusão digital acontencendo de verdade.
    Em breve estaremos fornecendo o pc junto a internet.

  7. #7

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Se precisar de alguma consultoria, estou às ordens. Já montei vários provedores, de várias tecnologias e tamanhos de infra. Não tem bicho de 7 cabeças não;
    Abs.

  8. #8

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    ola, amigo, olha como vc existem vario querendo entrar nesse ramo, é um ramo muito bom mais tem muitas coisas ocultas que só o dia dia vai te mostra mas como o amigo farias acima falou faça cursos e comece com rb pois é u hard preparado para isso eu uso aqui uma rb450g e nao tenho dor de cabeça pois pc tem problemas com memoria, fontes e outras coisas que um computador da dor de cabeça, vai de rb e vc vai ser feliz sem sombra de duvidas.... e sim nao esqueça o servidor cache.. e sempre use link dedicado pois esse negocio de upar veloz ja era......

  9. #9
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    De uma olhada https://under-linux.org/f313/montando-seu-provedor-completo-com-manual-mikrotik-153151-new/

    A
    migo, se não entende sobre a tecnologia pesquise muito, horas de pesquisa, vai ajuda-lo, contrate uma empresa seria e responsável que irá fazer um bom serviço e lhe dar garantias, e suporte de primeiro nível, esteja disposto a gastar o quanto for necessário, e o minimo que puder, tenha em vista que frequência 2.4 ja é ultrapassada, ou seja saturada, opte por utilizar 5.8 pois ainda esta legal o espectro, não caia em papos de pessoas que querem montar pra vc, oferecendo milagres a baixo custo, sempre procure empresas pois são mais garantidas e vc terá um suporte melhor,

    Sobre o PNBL ja fui em diversos estados fazer projetos para provedores junto ao PNBL, nao fique com medo, qualidade é tudo,


    e principalmente sempre em mente de ser legal, nao precisa ser como uns falam aqui "ja monte seu provedor com uma SCM pra evitar dor de cabeça" monte sua estrutura, apos chegar um nivel de clientes como uns 30 ou 40, vc vai pra SVA, em 18 provedores (em diversos estados)que ja projetamos, nunca tivemos problemas com SVA todos passaram por fiscalização

    Evite gastos excessivos

    se precisar de algumas dicas me procure [email protected] (msn) não projeto mais provedores, mas posso dar algumas dicas que irá ajuda-lo


  10. #10

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Vlw, eu vou ficar muito grato.. meu (msn) [email protected]

  11. #11
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    As pessoas quando olham para autorização de SCM, só veem os custos, mas não procuram entender quais seriam as vantagens de ser Autorizado.

    Além das vantagens elencadas pelo colega uesleycorrea, eu acrescentaria a de poder participar em licitações de orgãos públicos.

    abs

  12. #12
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    tb concordo, SCM é ótimo, mas pra quem está começando, fica complicado tirar uma SCM de inicio, sou totalmente contra pirataria sou um dos que mais defendo ser legal aki no fórum mas como o amigo quer começar e pelo visto quer algo serio, dou uma força, recomendo inteirar pelo menos uns 30 clientes, pois não adianta investir em licença no inicio sem saber se a demanda vai ser significativa, claro que tem gente que fica na mediocridade, ou seja chega a certo numero de clientes e fala, "ja to ilegal mesmo ou continuar" isso sou contra,
    certa vez um amigo do forum postou, e tals e me add pedindo uma acessoria, eu prontamente me dispus, so que ao ver o sistema dele, usando mikrotik crackeado, 2.9, eu mesmo falei com elee que infelizmente naõ daria suporte a ele, devido a isso, é uma politica minha em não compactuar com erros, pois isso denigrem nossa imagem, voltando a SCM, ja vi muita gente falar aki que Anatel fecha provedor que tem asl, que provedor que tem adsl é um lixo, isso é mito, ANATEL NÃO FISCALIZA LINK, uso link dedicado barato, mas tem lugares que fazmos pcc com adsl, ja que o preço do link sai caro, na capital e em regiao metropolitana pagamos media deR$200 em cada mega, mas a 280 km daqui, ja pagamos 800 em cada mb, entao usar adsl nao é ilegal, e nem sempre é ruim, ja vi provedore com gvt e vlox, ando show em provedores com dedicado, isso depende de projeto, se precisar de uma consultoria pra outorga estou por aqui, desde queira fazer tudo certo, tem metodos de economizar e ter qualidade, sem estar ilegal,

  13. #13

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    ,
    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    tb concordo, SCM é ótimo, mas pra quem está começando, fica complicado tirar uma SCM de inicio, sou totalmente contra pirataria sou um dos que mais defendo ser legal aki no fórum mas como o amigo quer começar e pelo visto quer algo serio, dou uma força, recomendo inteirar pelo menos uns 30 clientes, pois não adianta investir em licença no inicio sem saber se a demanda vai ser significativa, claro que tem gente que fica na mediocridade, ou seja chega a certo numero de clientes e fala, "ja to ilegal mesmo ou continuar" isso sou contra,
    certa vez um amigo do forum postou, e tals e me add pedindo uma acessoria, eu prontamente me dispus, so que ao ver o sistema dele, usando mikrotik crackeado, 2.9, eu mesmo falei com elee que infelizmente naõ daria suporte a ele, devido a isso, é uma politica minha em não compactuar com erros, pois isso denigrem nossa imagem, voltando a SCM, ja vi muita gente falar aki que Anatel fecha provedor que tem asl, que provedor que tem adsl é um lixo, isso é mito, ANATEL NÃO FISCALIZA LINK, uso link dedicado barato, mas tem lugares que fazmos pcc com adsl, ja que o preço do link sai caro, na capital e em regiao metropolitana pagamos media deR$200 em cada mega, mas a 280 km daqui, ja pagamos 800 em cada mb, entao usar adsl nao é ilegal, e nem sempre é ruim, ja vi provedore com gvt e vlox, ando show em provedores com dedicado, isso depende de projeto, se precisar de uma consultoria pra outorga estou por aqui, desde queira fazer tudo certo, tem metodos de economizar e ter qualidade, sem estar ilegal,
    Ja fiquei varias vezes grilado com o rodrigo por causa de toda essa sinceridade mas tudo que ele fala e verdade ...e quase como um conselho de pai para filho e duro e rigido mas e verdade ,muita gente pode ate pensar que seria um insentivo a ilegalidade mas creio que muito começaram aos poucos , sempre galgando passo passo
    alias quem me prestou consultoria foi o proprio rodrigo e estou indo muito bem com seus conselhos

  14. #14

  15. #15
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    ,
    Ja fiquei varias vezes grilado com o rodrigo por causa de toda essa sinceridade mas tudo que ele fala e verdade ...e quase como um conselho de pai para filho e duro e rigido mas e verdade ,muita gente pode ate pensar que seria um insentivo a ilegalidade mas creio que muito começaram aos poucos , sempre galgando passo passo
    alias quem me prestou consultoria foi o proprio rodrigo e estou indo muito bem com seus conselhos

    Obrigado Jailton, estou sempre disposto a ajudar quem quer fazer a coisa certa, nao adianta voar alto e falar "pra montar seu provedor, tem que começar tirando SCM" pra quem ja tem um investimento alto é uma maravilha mas pra quem ta começando, é complicado,
    torrei 30 paus de inicio, por que fui muito em ideias furadas, quando sentei e fui estudar, percebi que fiz, a Anatel nao quer perder tempo em vistoriar, pra ferrar ninguem não, vc pode começar seu provedor, ter uma quantidade de cliente de uns 30, e partir pra uma SVA e, todos provedores que damos consultoria, a maioria passou por vistoria SVA tranquilamente, o problema que a maioria aki falam coisas sem nem ao menos saber, como cansei de ver aki falando que usar adsl é ilegal, e da cadeia
    se fosse assim a GVT nao faria contrato de adsl para quem deseja compartilhar, e ainda fornce ip valido por R$50,
    ANATEL NÃO FISCALIZA LINK, entao quem esta começando é uma boa pensar nisso

    Jailton, como disse, precisar so chamar

  16. #16

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Muito Obrigado Acronimo e jailtonnetlink, gostei muito das dicas e gostaria muito Acronimo de pate um papo se possivel.

  17. #17

    Padrão Re: Como Montar um Provedor?

    Farias, o Alvaro cuida apenas de projeto SCM e ainda neim montei a estrutura do provedo, vou fazer como nossos amigo Acronimo, vou por etapa.

  18. #18

    Padrão Re:

    Gostaria MUITO de poder ajudar o Newtron, o Zucchi e quem mais precisar de uma força. Sem custo nenhum, mas com uma condição: que seja feito aqui no fórum, para que as informações sejam disponibilizadas para outras pessoas que estejam na mesma situação.

    Me ponho a disposição porque quando iniciei no ramo e precisei de ajuda sempre fui atendido. Chegou a minha vez de ajudar.

    Tenho muita experiência em wireless usando equipamentos da Ubiquiti. Gerenciamento com Mikrotik não é o meu forte, mas me defendo. Enfim, estou a disposição para opinar nos projetos de vocês. Só chamar! Abração!

  19. #19

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Gostaria MUITO de poder ajudar o Newtron, o Zucchi e quem mais precisar de uma força. Sem custo nenhum, mas com uma condição: que seja feito aqui no fórum, para que as informações sejam disponibilizadas para outras pessoas que estejam na mesma situação.

    Me ponho a disposição porque quando iniciei no ramo e precisei de ajuda sempre fui atendido. Chegou a minha vez de ajudar.

    Tenho muita experiência em wireless usando equipamentos da Ubiquiti. Gerenciamento com Mikrotik não é o meu forte, mas me defendo. Enfim, estou a disposição para opinar nos projetos de vocês. Só chamar! Abração!

    Ok, fiquei muito feliz assim que entrei no meu email e estava uma notificação do forum que alguem tinha respondido minha pergunta, desde ja agradeço muito e digo que você so vai ganhar, são pouco que tenha esta mesma ideia de ajudar aos que precisa de ajuda.

    quero montar este provedor e adianto que quero uma coisa boa "legal" não precisa ser algo "monstro" mas uma estrutura legal para trabalha por um bom tempo sem que futuramente proximo de 200 ou 400 cliente teria que ampliar, hoje exite 3 empresa locais que vende o sinal em 2.4ghz desta forma quero algo para 5.8 para tentar com um tempo menor e um bom plano de MKT busca o maior numero de cliente.

    minhas duvida seria no que comprar de primeira, eu tenho uma loja de importados e vou todas as semanas para o Paraguay e ate encontrei uma loja que vende equipamentos bons e com garantia de 1 ano o que ja seria muito bom, para ter noção encontrei Mikrotik RB 1200 por 375 dolares o que daria hoje com o dolar a 1,92 la, vai sair barato. Muito fala para comprar PC mas acredito " quando falo acredito" não estou afirmando que seria o melhor mas sim o pouco que ja encontrei aki no forum que Mikrotik seria melhor para trabalhar.

    Então se possivel uma breve lista de produtos a comprar.


    muito obrigado

  20. #20

    Padrão Re:

    Não precisa agradecer, Newtron. Agradeça depois que o negócio estiver andando.

    Amanhã de manhã vou para o escritório e já começo a analisar a tua proposta. Um abração!