+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CCQ Oscilando em Enlace Rocket M5 com Rocket Dish 30 dBi em 20 KM

    Oi, sou novo no forum, tenho 17 anos e trabalho em um provedor na minha cidade, estamos começando a mecher com Ubiquiti a pouco tempo e realizamos um enlace com essa tecnologia.

    Temos um enlace de 20Kms com 2 M5 e 2 Rocket Dish de 30db, mais o CCQ do lado que recebe ( Station ) tem o CCQ oscilando entre 56% e 91%, permanecendo mais tempo abaixo de 80%, gostaria de saber se influencia em alguma coisa o CCQ baixo, já que eu tenho 8MB de trafego no maximo, e o que eu poderia fazer para melhorar esse CCQ do lado da Station...

    Informações adicionais

    Antena de 30DB nos 2 pontos ( Rocket Dish )
    Canal 153 / 5765 MHz
    Abertura do canal em 40MHz
    Ambos configurados em 27Dbm na saida, com 1Db de cable loss e 30Db de ganho das antenas.
    AKC 12.4 ( 20KM's )
    Airmax ligado com 86% de qualidade e 68% de capacidade.

    Agradeço desde já

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: CCQ Oscilando em Enlace Rocket M5 com Rocket Dish 30 dBi em 20 KM

    Amigo, faz o seguinte troque o canal de 40Mhs e coloca em 20Mhz e testa vc vai ter uma melhora significativa.

    Posts os resultados

  3. #3

    Padrão Re: CCQ Oscilando em Enlace Rocket M5 com Rocket Dish 30 dBi em 20 KM

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Amigo, faz o seguinte troque o canal de 40Mhs e coloca em 20Mhz e testa vc vai ter uma melhora significativa.

    Posts os resultados
    Faz isso que o demattos comentou e também fixe o data rate!
    veja o sinal também!

  4. #4

    Padrão Re: CCQ Oscilando em Enlace Rocket M5 com Rocket Dish 30 dBi em 20 KM

    Amigo, além de fazer oque os amigos recomendaram abaixe a potencia de ambos os lados.. comece com potencia baixa e vai aumentando dos dois lados de acordo que fique bom. A potencia que vc esta usando 27dbm é muita alta pra 20km.

  5. #5

    Padrão Re: CCQ Oscilando em Enlace Rocket M5 com Rocket Dish 30 dBi em 20 KM

    estou de acordo com o colega acima, 27db é muinto pra esse enlace usa ai 18 ou 20, assim vc não extressa o radio...

  6. #6

    Padrão Re: CCQ Oscilando em Enlace Rocket M5 com Rocket Dish 30 dBi em 20 KM

    Resposta na ponta da língua: Potência alta, gera ruído, que diminui o CCQ. Nessa distância também, seu airmax quality e capacity deveriam estar topando 100%. Sua visada é 100% limpa? Talvez no meio do caminho, possa ter algum obstáculo que não atrapalhe o fechamento do enlace, mas que prejudique o fresnel e o Airmax. Analise.

  7. #7

    Padrão Re: CCQ Oscilando em Enlace Rocket M5 com Rocket Dish 30 dBi em 20 KM

    Visada é limpa, só a antena que é um pouco baixa e o fresnel um pouco obstruido, já recomendei que levantassem mais a antena por causa do fresnel mais a gente ta vendo aqui ainda, nossa torre ta um pouco "Saturada" ( Ta parecendo um galinheiro de tanta antena. )

  8. #8

    Padrão Re: CCQ Oscilando em Enlace Rocket M5 com Rocket Dish 30 dBi em 20 KM

    Baixei a potencia dos radios, Airmax quality e capacity melhoraram pra 95/85 + - 10%, mais o CCQ ainda insiste em oscilar um pouco, acho que o problema é o fresnel mesmo, vou apresentar a teoria para meu patrão depois para vermos o que vamos fazer, amanha vamos na station vou recomendar que refassam um ajuste fino pra ver se melhora.

  9. #9

    Padrão Re: CCQ Oscilando em Enlace Rocket M5 com Rocket Dish 30 dBi em 20 KM

    Bom Dia!
    Existe N possibilidades, voce deve olhar todas possiveis, mais sempre deves fazer um chek list.

    Sendo iniciando da parte lógica(Configuracões) para parte Fisica (Instalação)

    Parte logica já foi comentada varias possibilidades..... Interferencia... se ainda mais nessa torre tiver outros enlaces 5.8. de uma boa diferencia entre esse enlaces...2mt no minimo... na torre...
    Sempre deixar atualizada seus equipamentos

    Parte fisica, fonte de alimentação(Corrente insuficiente) ,Zona de Fressnell o que mais acontece ela obstruida, Nivelamento das antenas, Torre Balançando ou a Antena balançando e realmente fica jogando sinal....para direita para esquerda....

    Faz um cheklist nessa sequência... lógica e ultimo caso fisica...


    Sucesso

  10. #10

    Padrão Re: CCQ Oscilando em Enlace Rocket M5 com Rocket Dish 30 dBi em 20 KM

    Meu amigo, passei a mesma situação que você e mais ou menos o mesmo cenário. Equipamentos e distância iguais.
    O que resolveu o meu problema foi configurar em Wireless->Max TX Rate, Mbps ( marque a menor e que atende a sua necessidade ) desmarque também a opção automatic. Depois de feito isso indico você a ir abaixando a sua potencia o máximo possível.

    No meu aqui a potência está a 20dBm nas duas pontas.

  11. #11

    Padrão Re: CCQ Oscilando em Enlace Rocket M5 com Rocket Dish 30 dBi em 20 KM

    Citação Postado originalmente por FANTOXY Ver Post
    Bom Dia!
    Existe N possibilidades, voce deve olhar todas possiveis, mais sempre deves fazer um chek list.

    Sendo iniciando da parte lógica(Configuracões) para parte Fisica (Instalação)

    Parte logica já foi comentada varias possibilidades..... Interferencia... se ainda mais nessa torre tiver outros enlaces 5.8. de uma boa diferencia entre esse enlaces...2mt no minimo... na torre...
    Sempre deixar atualizada seus equipamentos

    Parte fisica, fonte de alimentação(Corrente insuficiente) ,Zona de Fressnell o que mais acontece ela obstruida, Nivelamento das antenas, Torre Balançando ou a Antena balançando e realmente fica jogando sinal....para direita para esquerda....

    Faz um cheklist nessa sequência... lógica e ultimo caso fisica...


    Sucesso
    posta sua coordenadas para vereficar a zonafresnell ...
    Pé de Manga - Pé de coco - Pinheiros no meio do caminho...

    Suceso...

  12. #12

    Padrão Re: CCQ Oscilando em Enlace Rocket M5 com Rocket Dish 30 dBi em 20 KM

    O Fresnel não é muito obstruido, mais a antena esta baixa ( Temos uma torre de 20Metros e ela esta a uns 8 ou 10 metros de altura ), nesse ponto ainda não esta nos atrapalhando porque não passa mais que 8MB, mais daqui a um tempo talvez possa nos dar dor de cabeça, vou averiguar isso certinho, e se der certo de levantarmos a antena, posto os resultados aqui para todos, obrigado.

  13. #13

    Padrão Re: CCQ Oscilando em Enlace Rocket M5 com Rocket Dish 30 dBi em 20 KM

    Citação Postado originalmente por sneeep Ver Post
    O Fresnel não é muito obstruido, mais a antena esta baixa ( Temos uma torre de 20Metros e ela esta a uns 8 ou 10 metros de altura ), nesse ponto ainda não esta nos atrapalhando porque não passa mais que 8MB, mais daqui a um tempo talvez possa nos dar dor de cabeça, vou averiguar isso certinho, e se der certo de levantarmos a antena, posto os resultados aqui para todos, obrigado.
    Lembrando tivemos um problema parecido numa fazenda, pois instalaram as antenas ...2 metros mais alto que um pega de manga apenas...
    O que aconteceu alguns dias depois?...(sinal baixo dbm, e ccq oscilando) ainda mais que conseguimos perceber.. que Rocket... eles tem sinal falso..., tipo.. tudo cheio.....mais... nos engana... diz que ta ok... e nao passa nada nesse ponto.. srsrsrs

    Tipo nesse ponto.. passamos mais banda utilizando um mikrotik estando com sinal pior que o sinal da rocket que era 100%...


    Enlace deve ser considerado tudo... principalmente Vegetação... isso vai de região.... 15mt até 30mt(Pinheiros-Castanheiras-entre outros)

    De preferência 6m...acima da obstrução da zonafresnell.......Isso a longa já ajuda muito no enlace..... fora a curvatura da terra....que será mesma coisa srsrsrs


    Sucesso

  14. #14

    Padrão Re: CCQ Oscilando em Enlace Rocket M5 com Rocket Dish 30 dBi em 20 KM

    Citação Postado originalmente por FANTOXY Ver Post
    Lembrando tivemos um problema parecido numa fazenda, pois instalaram as antenas ...2 metros mais alto que um pega de manga apenas...
    O que aconteceu alguns dias depois?...(sinal baixo dbm, e ccq oscilando) ainda mais que conseguimos perceber.. que Rocket... eles tem sinal falso..., tipo.. tudo cheio.....mais... nos engana... diz que ta ok... e nao passa nada nesse ponto.. srsrsrs

    Tipo nesse ponto.. passamos mais banda utilizando um mikrotik estando com sinal pior que o sinal da rocket que era 100%...


    Enlace deve ser considerado tudo... principalmente Vegetação... isso vai de região.... 15mt até 30mt(Pinheiros-Castanheiras-entre outros)

    De preferência 6m...acima da obstrução da zonafresnell.......Isso a longa já ajuda muito no enlace..... fora a curvatura da terra....que será mesma coisa srsrsrs


    Sucesso
    Esse é meu amigo!!! Vai com ele que é tiro e queda!

    Vlw fantoxy!

  15. #15

    Padrão Re: CCQ Oscilando em Enlace Rocket M5 com Rocket Dish 30 dBi em 20 KM

    Citação Postado originalmente por vipnet Ver Post
    Esse é meu amigo!!! Vai com ele que é tiro e queda!

    Vlw fantoxy!
    Só aqui mesmo para achar você..... srsrs

    Ow os cartões são bruto... viu...

    Preciso de um par de antena de 4x4 entre 30 dbi a 36dbi " Disco " Voce com sua grande experiencia profissional,,, ja ouviu falar...?

    Abri uma Disch 30dbi... muito engraçado o que tem dentro srsrsrs.


    Sucesso...

  16. #16

    Padrão Re: CCQ Oscilando em Enlace Rocket M5 com Rocket Dish 30 dBi em 20 KM

    tive poblema assim abaixei os dbi pra 20
    i tirei a taxa de transferencia automatica deixei 162/180
    23 km passando 55 mg feliz da vida
    2 rocket e 2 dish 100% de visada