+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Cliente Navegando por Fora da Limitação de Banda

    Amigos,

    Recentemente percebi um uso anormal do meu link de internet, eu olho na saída do link e upload está no máximo e o download está alto, porém vou no Queues e não está sendo usado tudo isso.

    Fico acompanhando durante alguns minutos e dá para perceber que tem algo errado. Todos meus clientes são autenticados 80% por PPPOE e 20% por hotspot, tenho controle de mac em todas as torres e só alguns clientes (uns 3) usam a conexão como bridge.

    Eu uso o Mk-Auth, porém ele só faz a autenticação e depois joga tudo no mikrotik.

    Como será que está acontecendo essa fuga de link? Problema no mikrotik? Veja as prints abaixo, do mikrotik e da antena principal (nano m5).

    Agradeço desde já a ajuda.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fuga-link-mikrotik.jpg
Visualizações:	340
Tamanho: 	69,5 KB
ID:      	31447 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fuga-link-ubnt.jpg
Visualizações:	264
Tamanho: 	37,9 KB
ID:      	31448

  2. #2

    Padrão re: Cliente Navegando por Fora da Limitação de Banda

    Esse unlimited aí é o Reply-Message do Radius que está vindo errado. O Mikrotik não está entendendo, e coloca o mesmo com a banda ilimitada. Veja se não está utilizando o ponto (.) na velocidade no attribute Mikrotik-Rate-Limit. Exemplo, se for 1,5Mb, tem que colocar 1500k/1500k

  3. #3

    Padrão re: Cliente Navegando por Fora da Limitação de Banda

    Amigo, identifiquei o problema, aparentemente é no Mk-Auth, vi que algumas conexões que estão sem informação de MAC e IP ficaram também sem o controle de banda, e agora mesmo colocando o MAC e IP ele conecta sempre sem o controle de banda.

    Ainda não consegui resolver o problema, postei a dúvida no fórum do Mk-Auth, porém também pode ser algo no mikrotik.

    Provisoriamente criei as conexões desses clientes manualmente no mk e ele está fazendo o controle normalmente, o que reforça ser algum problema no radius do mk-auth.

    Bom, se alguem tiver mais alguma sugestão.

    Aproposito, todos os planos estão cadastrados em kbps, ex: 128k/2048k para 2mb.

    Obrigado!!!

  4. #4

    Padrão re: Cliente Navegando por Fora da Limitação de Banda

    O Mk-Auth controla o Radius. Então, se ele cadastrar algo errado na tabela radusergroup do radius, vai dar xabu.