Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Torre Autoportante Soldada ou Parafusada?

    Desculpa se postei no lugar errado pois não achei lugar melhor!

    Estou fazendo uma torre autoportante de 20mts e me bateu a duvida, qual melhor solda ou parafuso?
    Solda e mais rápido e barato, torre balança não tem perigo de quebra?
    Parafusa e mais trabalhoso e caro, mas creio que tenha mais tole-rança a o balanço!
    Observando as torres de celular e toda no parafuso quase não tem solda agora não sei se e só para facilitar a montagem!

  2. #2

    Padrão re: Torre Autoportante Soldada ou Parafusada?

    Bom se vc esta fazendo deve seguir algum projeto ou copiar as medidas e materiais de uma que já esteja em pé, como é autoportante caso a base seja da mesma largura da ponta derá de fazer um concretamento bem profundo para garantir a segurança da mesma. Hoje existe um modelo tubular triangular padrão telebrás, que tem sessões de 6m e são unidas por parafusos, essa torre é muito boa e robusta e simples montagem, porém não sei quem é o fabricante, acho que seria mais indicada para área urbana pois passa uma impressão de mais resistente do que as torres de cantoneira, as soldas sempre devem ser do tipo MIG pela durabilidade e resistência da mesma. Segue este vídeo com modelo da torre, é claro que para 20m os materiais são mais leves e de menor diamentro..

  3. #3

    Padrão re: Torre Autoportante Soldada ou Parafusada?

    Este mesmo modelo porem cantoneira 1/14"x3/16 toda feita neste material.
    Hoje comecei a corta os triângulos e me veio a duvida.
    Aqui a base tem uma vantagem com 50cm da na laje de pedra!
    Base vai sair com 1,20m e terminar com 0,20m

  4. #4

    Padrão Re:

    Olha Pedro, eu não sou referência para o teu projeto porque só trabalho com torres pequenas. Porém, todas as minhas torres são autosuportadas, e a maior que montei tem 9 metros. Como eu não sei trabalhar com solda, fiz todas com parafuso de silo (parafuso de aço com porca travante, aguenta MUITA pressão).

    Vou anexar umas fotos para apreciação, mero modelo. Espero que goste. Um abraço!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	949
Tamanho: 	95,7 KB
ID:      	31473Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	764
Tamanho: 	53,3 KB
ID:      	31474Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.jpg
Visualizações:	520
Tamanho: 	44,6 KB
ID:      	31475Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4.jpg
Visualizações:	544
Tamanho: 	41,9 KB
ID:      	31476Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.jpg
Visualizações:	1002
Tamanho: 	65,6 KB
ID:      	31477Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         6.jpg
Visualizações:	671
Tamanho: 	77,4 KB
ID:      	31478Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         7.jpg
Visualizações:	582
Tamanho: 	54,4 KB
ID:      	31479Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         8.jpg
Visualizações:	540
Tamanho: 	65,0 KB
ID:      	31480Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         9.jpg
Visualizações:	498
Tamanho: 	20,1 KB
ID:      	31481Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         10.jpg
Visualizações:	528
Tamanho: 	19,5 KB
ID:      	31482Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         11.jpg
Visualizações:	464
Tamanho: 	34,9 KB
ID:      	31483

  5. #5

    Padrão re: Torre Autoportante Soldada ou Parafusada?

    O ideal é falar com um engenheiro e comprar um projeto certinho... Qualquer problema que tu tiver vai ter um respaldo legal!! sucesso!

  6. #6

    Padrão Re:

    Oi Jadir, interessante, vc poderia postar o projeto dessa torre?

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Olha Pedro, eu não sou referência para o teu projeto porque só trabalho com torres pequenas. Porém, todas as minhas torres são autosuportadas, e a maior que montei tem 9 metros. Como eu não sei trabalhar com solda, fiz todas com parafuso de silo (parafuso de aço com porca travante, aguenta MUITA pressão).

    Vou anexar umas fotos para apreciação, mero modelo. Espero que goste. Um abraço!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	949
Tamanho: 	95,7 KB
ID:      	31473Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	764
Tamanho: 	53,3 KB
ID:      	31474Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.jpg
Visualizações:	520
Tamanho: 	44,6 KB
ID:      	31475Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4.jpg
Visualizações:	544
Tamanho: 	41,9 KB
ID:      	31476Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.jpg
Visualizações:	1002
Tamanho: 	65,6 KB
ID:      	31477Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         6.jpg
Visualizações:	671
Tamanho: 	77,4 KB
ID:      	31478Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         7.jpg
Visualizações:	582
Tamanho: 	54,4 KB
ID:      	31479Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         8.jpg
Visualizações:	540
Tamanho: 	65,0 KB
ID:      	31480Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         9.jpg
Visualizações:	498
Tamanho: 	20,1 KB
ID:      	31481Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         10.jpg
Visualizações:	528
Tamanho: 	19,5 KB
ID:      	31482Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         11.jpg
Visualizações:	464
Tamanho: 	34,9 KB
ID:      	31483

  7. #7

    Padrão re: Torre Autoportante Soldada ou Parafusada?

    Estas torres do Jadir são um capricho no acabamento.
    E ele e o irmão que fizeram tudo na "unha". Eu perguntei para ele como ele fez para furar com precisão , ele me disse que usou uma furadeira de mão.
    Daí voces tiram uma idéia de quão cuidadosos eles são. Ficou tudo certinho.
    Eu tenho trocado idéias com ele sobre torres pois pretendo fazer uma parecida.

    Só uma coisa Jadir que eu fico encucado é o fato de ao cruzar as barras de travamento, uma fica por dentro e a outra por fora. A de dentro se ficar justa contra a cantoneira, num caso de esforço vai contar com uma resistência extra.
    Já a de fora, fica o esforço concentrado só no parafuso.

    Mas isso é uma torre de 9 metros onde o esforço sobre o conjunto não é tão grande assim.
    Mas numa de 20 metros onde o peso próprio da estrutura é maior, este esforço sobre as barras de travamento que estão por fora, deverá ser muito maior.

    Também fica por fora as cantoneiras horizontais na pontas dos módulos. Se ficasse por dentro a resistência seria maior.
    Por outro lado, sobe ele e o irmão e a torre não balança.

    Me deram um contato com um engenheiro que projeta torres. Vou contata-lo para conseguir um projeto aparafusado. O custo disso é muito baixo. Ele cobra cerca de 200 reais por projeto.

  8. #8

    Padrão re: Torre Autoportante Soldada ou Parafusada?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Estas torres do Jadir são um capricho no acabamento.
    E ele e o irmão que fizeram tudo na "unha". Eu perguntei para ele como ele fez para furar com precisão , ele me disse que usou uma furadeira de mão.
    Daí voces tiram uma idéia de quão cuidadosos eles são. Ficou tudo certinho.
    Eu tenho trocado idéias com ele sobre torres pois pretendo fazer uma parecida.

    Só uma coisa Jadir que eu fico encucado é o fato de ao cruzar as barras de travamento, uma fica por dentro e a outra por fora. A de dentro se ficar justa contra a cantoneira, num caso de esforço vai contar com uma resistência extra.
    Já a de fora, fica o esforço concentrado só no parafuso.

    Mas isso é uma torre de 9 metros onde o esforço sobre o conjunto não é tão grande assim.
    Mas numa de 20 metros onde o peso próprio da estrutura é maior, este esforço sobre as barras de travamento que estão por fora, deverá ser muito maior.

    Também fica por fora as cantoneiras horizontais na pontas dos módulos. Se ficasse por dentro a resistência seria maior.
    Por outro lado, sobe ele e o irmão e a torre não balança.

    Me deram um contato com um engenheiro que projeta torres. Vou contata-lo para conseguir um projeto aparafusado. O custo disso é muito baixo. Ele cobra cerca de 200 reais por projeto.
    ...Bom dia 1929,por gentileza vc poderia postar o e-mail ou o telefone desse engenheiro?

  9. #9

    Padrão re: Torre Autoportante Soldada ou Parafusada?

    Mas os amigos que fazem torres o parafuso e mais resistente que a solda?
    Aqui uma maquina de solda de 250a custa R$435,00 e uma furadeira de bancada com motor de 1/3 e madril de 1/2 custa R$270,00!
    O custo final deve ficar quase o mesmo...

    sobre o balanço constante da torre o parafuso tem mais pole-rança que a solda?

  10. #10

    Padrão re: Torre Autoportante Soldada ou Parafusada?

    Amigo eu posso garantir que a resistência do parafuso é maior do que a da solda desde que todo material seja forjado a fogo, isso é exemplo claro nas torres que levam energia para todos lados do Brasil, existe algum pingo de solda nessas torres? a quantos anos elas já estão montadas? quantos kg elas resistem durante temporais?, qual altura média dessas torres?

  11. #11

    Padrão re: Torre Autoportante Soldada ou Parafusada?

    Verdade Kleber.

    Mas daí o projeto precisa levar em conta a resistencia destes parafusos, pois qualquer falha o parafuso pode ser degolado.

  12. #12

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Oi Jadir, interessante, vc poderia postar o projeto dessa torre?
    Kleber e demais, sinto muitíssimo em não poder ajudar nesse sentido. O problema começou quando eu fui fazer o projeto da torre com um engenheiro civil. Eu tinha pressa e então ele fez um esboço para que eu pudesse começar a montar. Enquanto eu montava, ele cuidava da parte técnica e do registro da estrutura no CREA aqui do Rio Grande do Sul.

    A situação é que eu fui enrolado. Cada vez que eu ligava ele me dizia que ainda não tinha terminado, e eu com a torre quase pronta, nas vésperas de montá-la na base. Quando eu dei o prazo final o indivíduo sumiu no Brasil. Não atendia mais telefone, msn só no offline. E eu tive que subir a torre sem projeto e sem registro no CREA. Pior, ainda perdi 50% do valor que havia pago para ele.

    A minha maior burrice foi não ter guardado aquele esboço do projeto técnico. Pensei pra mim: como receberei em alguns dias o projeto definitivo, nem vou me preocupar em manter esse. E joguei fora.

    Aliás, aproveitando o ensejo Carlos, se puder me passar o contato desse engenheiro eu agradeceria muito. Estou precisando de alguém que se responsabilize tecnicamente pela torre (o que eu acho muito difícil, alguém pegar o projeto montado e só desenhar uma planta). Enfim, a tentiada é livre.

    A propósito Carlos, MUITO obrigado pelos elogios ao nosso trabalho. Tu não faz ideia do quanto é gratificante receber um elogio desses depois do enorme esforço que fizemos para alcançar esse resultado. Um abraço!

  13. #13

    Padrão re: Torre Autoportante Soldada ou Parafusada?

    Parafuso aqui eu padronizei somente em aço inox é uma liga mais resistente e não oxida nunca.

  14. #14

    Padrão re: Torre Autoportante Soldada ou Parafusada?

    Bom seria um projeto dessas torres de energia elétrica com redução de escala para regime de 20m, são extremamente simples resistentes e parafusadas facilitando a construção e montagem....

  15. #15

    Padrão re: Torre Autoportante Soldada ou Parafusada?

    Muito obrigado pelos escarecimento dos amigos!
    Esta vou fazer de solda pois ja comprei os materiais e achei muito pequena a parede para parafusar 1/14". Mas as proximas vão ser 100% parafuso!
    Obrigado!

  16. #16

    Padrão re: Torre Autoportante Soldada ou Parafusada?

    Citação Postado originalmente por PedroGabriel Ver Post
    Muito obrigado pelos escarecimento dos amigos!
    Esta vou fazer de solda pois ja comprei os materiais e achei muito pequena a parede para parafusar 1/14". Mas as proximas vão ser 100% parafuso!
    Obrigado!
    Pedro, você chegou a consultar um engenheiro para chegar a esta bitola de cantoneira?
    1 1/4 x 3/16 tem uma boa espessura, mas a largura acho pouco para os módulos inferiores.

    Falo como curioso que observa outras estruturas. Estou constantemente examinando outras e anotando detalhes que um dia possa utilizar.
    Veja que serão 20m. O esforço no primeiro módulo é intenso, pois qualquer pressão lá em cima com ventos vai ser transferida para este primeiro módulo.
    Eu faria com 2 pol x 3/16 e o segundo com 1 1/2 x 3/16 e daí ia diminuindo nos módulos mais para cima. até chegar lá em cima com 1 1/4 x 1/8

  17. #17

    Padrão re: Torre Autoportante Soldada ou Parafusada?

    +ou-!
    Meu pai trabalha montando tubulação e maquinas de mais de 17mts de algodoeira! Ele passou o projeto para mim...
    To construindo vou posta algumas fotos!
    Não perguntei ele sobre solda ou parafuso pois ele esta para fazenda

  18. #18

    Padrão re: Torre Autoportante Soldada ou Parafusada?

    Já que voce falou em solda, um dia desses numa loja me ofereceram um soldador elétrico bem pequeno mas com boa capacidade de solda, não me lembro exatamente a amperagem.
    Mas fui informado que tem sido usado com muito sucesso até para soldar cantoneira de 2 pol.
    Pesa pouco mais de 3kg. Segundo o vendedor ( sempre tem um vendedor ...) este soldador é de alta frequencia e por isso não gruda o eletrodo na hora da soldagem e nem salta fagulhas como os mais baratos, tornando a soldagem muito mais fácil. A marca é renomada, ESAB.

    Pergunta para teu pai se sabe alguma coisa a respeito.

  19. #19

    Padrão re: Torre Autoportante Soldada ou Parafusada?

    Deve ser transformado de corrente continua!

  20. #20

    Padrão Re: Torre Autoportante Soldada ou Parafusada?

    Posso lhe garantir que você não gostará dela soldada.
    Vamos as considerações:
    - Que tipo de eletrodo vai usar? OK48(forte) ou OK46(fraco)? Dependendo do material terá que ser solda especial (cara e trabalhosa)
    - A solda é mais sujeita a oxidação.
    - Qual louco vai querer subir 20 metros para soldar? Não esqueça que vai ter que limpar, soldar, bater escaras (com martelo próprio)e fazer devagar.
    - Já viu o custo de cabo de solda de 300 amperes com 30 metros?
    - A solda sujeita o material a empenamento por causa do calor.
    - Onde for fazer a solda, se quiser um trabalho bom, terá que estar bem limpo (lixado) e se for de um dia para o outro já terá que fazer o serviço novamente.
    - Use parafusos de boa qualidade, cubra-os com massa de calafeto depois de fixados e seja feliz.