+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 43 KM com Rocket Perdendo Performance

    Galera, preciso de ajuda, fiz um enlace com roquet m5 e dish 30 ficou perfeito sinal -61 ccq 99,1% e passando 60Mbps duplex "teste com speedtest" ping no maximo 8ms simplesmente do nada começou a cair o rendimento ping alto e caindo a banda ccq 60%, parece ate ser um problema no aparelho pois o sinal nao oscila e a visada é limpa... perfeita... preciso de ajuda o enlace esta muito instavel... e detalhe nao há interferencia por perto...

  2. #2
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Enlace de 43 KM com Rocket Perdendo Performance

    Principais pontos para levar em conta com enlaçes ROCKET

    Quantos metros de cabo POE ?
    Ta usando cabo STP ? Se sim tá usando conectores devidamente aterrados ?
    Ta alimentando com fonte Original da UBNT ?
    Observou o nível trazeiro das antenas ?
    Tá usando canal LIMPO? Fez teste com o AirWiew ?

    Se observar esses cuidados ja ta 50% acertado !

  3. #3
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Enlace de 43 KM com Rocket Perdendo Performance

    Verifca que em uma das pontas pode esta havendo interferencia, e bem tipico de interferecia de canal o que esta ocorrendo

  4. #4

    Padrão Re: Enlace de 43 KM com Rocket Perdendo Performance

    Tive um problema parecido e depois de conferir tudo que o amigo pkmc citou a cima, resolvi o problema mudando a versao de firmware.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace de 43 KM com Rocket Perdendo Performance

    ja encontrei o melhor canal, aí fica um ou 2 dias e depois fica ruim de novo...

    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    O certo mesmo é voce ir mudando de canal, acertar o km e ver como ta a fonte...voce jafez isso?

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de 43 KM com Rocket Perdendo Performance

    cada ponta esta usando 4 metros de cabo blindado com conectores devidamente blindados.. nao tem interferencia é no meio do nada antenas totalmente niveladas e o teste foi ok... visada perfeita to quase acreditando q é defeito nos roquets mesmo...

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Principais pontos para levar em conta com enlaçes ROCKET

    Quantos metros de cabo POE ?
    Ta usando cabo STP ? Se sim tá usando conectores devidamente aterrados ?
    Ta alimentando com fonte Original da UBNT ?
    Observou o nível trazeiro das antenas ?
    Tá usando canal LIMPO? Fez teste com o AirWiew ?

    Se observar esses cuidados ja ta 50% acertado !

  7. #7

    Padrão Re: Enlace de 43 KM com Rocket Perdendo Performance

    hummm boa.. minha versao é a 2.3.2 vou subir a mais atual pra ver...

    Citação Postado originalmente por RCINFONET Ver Post
    Tive um problema parecido e depois de conferir tudo que o amigo pkmc citou a cima, resolvi o problema mudando a versao de firmware.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace de 43 KM com Rocket Perdendo Performance

    Deve ser a 5.3.2, é uma boa versão, eu tenho um enlace de 32 km com a 5.2.1, ta perfeito. é uma versão bem estavel, tenta ela.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace de 43 KM com Rocket Perdendo Performance

    Amigo, Já tive esse mesmo problema com uma Rocket em um enlace de 40km, o sinal chegou a -58db mas ficou súper instável...
    Quando ao comprimento do cabo UTP, não afeta em nada o sinal do enlace e nem mesmo a estabilidade do link, o que ele afeta é a comunicação entre a Rocket e seu switch, gateway ou sei lá o que você tiver conectado aí.

    Esse enlace funciona bem antes ou ele semrpe deu problemas?
    Com um binóculo, verifique se a linha de visada se está limpa, se há alguma construção nova no meio do caminho, se a vegetação creceu etc... Quando o freznel fica comprometido, o nível de sinal pode até ficar bom mas não trafega dados com a performance esperada. Se possível, poste as coordenadas que seus equipamentos estão para dar-mos uma olhada.

    Desabilita o airMax também, às vezes ele piora o link ao invés de melhorar.

    Att;

    Frederico.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace de 43 KM com Rocket Perdendo Performance

    amigo, o enlace tem visada perfeita, as vzs acho q é problema no hardware, pois fica bom em um canal e depois cai a eficiencia.... começa dando perda no ping e caindo o thougput.. mas de uns dias pra cá melhorou muito ta passando 60/57Mbps pelo speedtest.. o problema é q fico com medo de confiar no enlace e depois ele começar com esse problema novamente.... add meu e-mail q te retorno com as coordenadas.. [email protected]


    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Amigo, Já tive esse mesmo problema com uma Rocket em um enlace de 40km, o sinal chegou a -58db mas ficou súper instável...
    Quando ao comprimento do cabo UTP, não afeta em nada o sinal do enlace e nem mesmo a estabilidade do link, o que ele afeta é a comunicação entre a Rocket e seu switch, gateway ou sei lá o que você tiver conectado aí.

    Esse enlace funciona bem antes ou ele semrpe deu problemas?
    Com um binóculo, verifique se a linha de visada se está limpa, se há alguma construção nova no meio do caminho, se a vegetação creceu etc... Quando o freznel fica comprometido, o nível de sinal pode até ficar bom mas não trafega dados com a performance esperada. Se possível, poste as coordenadas que seus equipamentos estão para dar-mos uma olhada.

    Desabilita o airMax também, às vezes ele piora o link ao invés de melhorar.

    Att;

    Frederico.

  11. #11

    Padrão Re: Enlace de 43 KM com Rocket Perdendo Performance

    boa tarde, amigo SPEEDTURBO eu tenho um enlace a mais de 1 ano e nunca me deu problema assim mais to com um enlace de 200mts que cara já fiz de tudo foi trocado os equipamentos umas 4 vezes trocado de trocar pra outro modelo, já foi de nanostation m5 pra nanobridge m5 mais cara é o seguinte todo santo dia eu vou fazer um teste nas pontas ele não passa de 9.5mb exatos, ai reinicio a fonte pronto volta ai fico mais 24 horas tranquilo ai qdo vejo que o meu cache não passa de 9.5mb já é automatico levanto e vou na fonte e desligo e ligo novamente, não sei mais o que fazer são 200mts mais limpos do mundo, nada na frente ta a 15mts do chão os pontos, e cara ele não tava nem nada apenas bloqueia em 9.5mb e são com todas que coloquei, já troquei a fonte para a de 24v - 1A da propria ubnt mesmo mais o problema continua se já teve problemas semelhantes posta ai pra gente ver se ainda a luz no fim do tunel, abraço.

  12. #12

    Padrão Re: Enlace de 43 KM com Rocket Perdendo Performance

    Amigo, qual é a potencia que vc setou nos equipamentos?? tenho um pequeno enlace de uns 300mts com airgrid excelente, nao tenho o que reclamar.. tenho outros enlaces com roquet de 60km que tbm nao tenho nenhum problema..

    Citação Postado originalmente por Projeto_Destino Ver Post
    boa tarde, amigo SPEEDTURBO eu tenho um enlace a mais de 1 ano e nunca me deu problema assim mais to com um enlace de 200mts que cara já fiz de tudo foi trocado os equipamentos umas 4 vezes trocado de trocar pra outro modelo, já foi de nanostation m5 pra nanobridge m5 mais cara é o seguinte todo santo dia eu vou fazer um teste nas pontas ele não passa de 9.5mb exatos, ai reinicio a fonte pronto volta ai fico mais 24 horas tranquilo ai qdo vejo que o meu cache não passa de 9.5mb já é automatico levanto e vou na fonte e desligo e ligo novamente, não sei mais o que fazer são 200mts mais limpos do mundo, nada na frente ta a 15mts do chão os pontos, e cara ele não tava nem nada apenas bloqueia em 9.5mb e são com todas que coloquei, já troquei a fonte para a de 24v - 1A da propria ubnt mesmo mais o problema continua se já teve problemas semelhantes posta ai pra gente ver se ainda a luz no fim do tunel, abraço.

  13. #13

    Padrão Re: Enlace de 43 KM com Rocket Perdendo Performance

    Citação Postado originalmente por speedturbo Ver Post
    Amigo, qual é a potencia que vc setou nos equipamentos?? tenho um pequeno enlace de uns 300mts com airgrid excelente, nao tenho o que reclamar.. tenho outros enlaces com roquet de 60km que tbm nao tenho nenhum problema..
    ola amigo ta em 10dbm de cada lado, deixei assim por ser pequena a distancia. abraço

  14. #14
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 43 KM com Rocket Perdendo Performance

    é amigo pelo visto seu problema é mais complexo ...
    tem que ver como que esta o espectro nessa direção ,,,
    se estiver blz então faça um configuração diferente ....
    tente usar 40 mhz e veja se melhora ou piora ...
    abaixe ou aumente a potencia e vai verificando .....
    e vai realizando as testes ...
    não pode ter é preguiça ....

  15. #15

    Padrão Re: Enlace de 43 KM com Rocket Perdendo Performance

    Amigo o enlace aparentemente melhorou, ja esta estavel a alguns dias e esta passando pelo speedtest em media 57 x 60mb, esta ótimo, ao menos por enquanto rsrsrsrs... vlw pela força


    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    é amigo pelo visto seu problema é mais complexo ...
    tem que ver como que esta o espectro nessa direção ,,,
    se estiver blz então faça um configuração diferente ....
    tente usar 40 mhz e veja se melhora ou piora ...
    abaixe ou aumente a potencia e vai verificando .....
    e vai realizando as testes ...
    não pode ter é preguiça ....

  16. #16
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 43 KM com Rocket Perdendo Performance

    ok amigo ....
    qualquer coisa estamos ai ....
    feliz ano novo !