+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas sobre VPLS

    Ola Amigos
    Gostaria de saber se a possibilidade de gerenciar vpls, no seguinte cenário.
    Tenho 4 torres rodando OSPF em full mesh. O problema que vou usar a minha rede para interligar matriz e filial de uma empresa, vou usar tunel vpls para entregar o trafego direto sem precisar fazer roteamento.

    Mais o problema que a empresa matriz pega sinal da torre 4 que esta conecta a torre 2 e 3 que estão conectada na torre 1 é onde fica o servidor de internet , a matriz pega sinal da torre 4 e filial pega sinal da torre 2. Ai faço a seguinte pergunta tem como a vpls vir da torre 4 direto para a 2 sem precisar passar pela 3 e pela 1 sendo que o meu melhor link onde roda o ospf é da 4 para 3 e finalmente 1 e fica a torre 2 como bkp. todas a torres tem uma vpls diretamente para o servidor


    Agradeço a Atenção Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         VPLS.png
Visualizações:	169
Tamanho: 	12,8 KB
ID:      	31667

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Dúvidas sobre VPLS

    manipulando o custo do ospf ele ja fas isso ,o vpls so vai obedecer a rota manipulada.

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Dúvidas sobre VPLS

    Primeiro, toda a rede deverá suportar MPLS. Quanto a fechar o VPLS entre 4 e 2 a melhor opção é possuir conectividade entre os mesmos, se entendi a imagem, isto ocorre. Se alterar custo do OSPF, terá problemas pois isto será feito para todo o tráfego e não apenas para os túneis. Coloque mais detalhes das configurações que as respostas poderão ser mais sucintas.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvidas sobre VPLS

    Obrigado mais ja resolvi. Aumentei o custo entre a 4 e 2 para o trafego principal passar pela 3 e aumentei o custo entre a 3 e a 2 para que a vpls da empresa sempre va direto da 4 para 2

    Obrigado

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Dúvidas sobre VPLS

    Bom se a topologia permite essa ação e não afeta o tráfego geral, sem problemas. A questão do custo, normalmente se desdobra em problemas, quando tem trafego alto e força a passagem do mesmo apenas por um caminho, congestionando os links (enlaces) e aumentando a latência.


    Citação Postado originalmente por dirla Ver Post
    Obrigado mais ja resolvi. Aumentei o custo entre a 4 e 2 para o trafego principal passar pela 3 e aumentei o custo entre a 3 e a 2 para que a vpls da empresa sempre va direto da 4 para 2

    Obrigado

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvidas sobre VPLS

    hummmmm ta vendo ai ..que dizer que eu prestei atenção no cursinho .huahauhauhauahauhauahuaha