+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual roteamento utilizar, MPLS, OSPF ou BGP

    Bom dia a todos e feliz ano novo.

    Pessoal estou procurando uma solução para um problema que tive por ter equipamento queimado por raio, tenho um ptp que estou fazendo com um rocket m5 e antena de rocketdisk de 30dbi, no ultimo final de semana mais precisamente de sexta(30/12) para sábado(31/12) a noite, por conta de um raio tive um dos rádios queimados, por sorte estava na cidade e pude no sábado cedo já substituir o rádio, mas isso me deixou preocupado pq se eu tivesse viajando iria complicar, então comecei a pensar em uma forma de tentar minimizar esses tipo de problema, e pensei em colocar dois pares de rockets fazendo esse ponto a ponto criando assim uma redundância, mas ai está o X da questão no sei exatamente qual roteamento utilizar, hoje tenho nas duas pontas deste ptp uma RB 493AH o que preciso é fazer com que caso um par de radio pare o ptp continue funcionando pelo outro par de radios, assim desejo saber quai protocolo utilizar MPLS, OSPF ou BGP, o que os amigos que já tem experencia me recomenda.
    Desde já obrigado a todos.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Qual roteamento utilizar, MPLS, OSPF ou BGP

    Para ter redundância, seria OSPF mesmo. Agora se um surto queimar um rádio, provavelmente irá queimar o outro, que teoricamente, deverá estar ligado no mesmo circuito elétrico. :P

  3. #3

    Padrão Re: Qual roteamento utilizar, MPLS, OSPF ou BGP

    teoricamente sim, mas lá tenho outros rádios que não queimaram, mas mesmo assim obrigado pela informação irei dar uma estudada em como fazer o OSPF, caso tenha algum material para me enviar ficarei grato [email protected]

  4. #4

  5. #5

    Padrão Re: Qual roteamento utilizar, MPLS, OSPF ou BGP

    Esse protocolo so serve pra redundância ? quais aplicações e vantagens dele? so sei que ele é uma implementação da pilha TCP..

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Qual roteamento utilizar, MPLS, OSPF ou BGP

    Se olhar os links que postei terá as respostas.

    Citação Postado originalmente por julinribeiro Ver Post
    Esse protocolo so serve pra redundância ? quais aplicações e vantagens dele? so sei que ele é uma implementação da pilha TCP..

  7. #7

    Padrão Re: Qual roteamento utilizar, MPLS, OSPF ou BGP

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Sugiro começar o estudo pelo próprio manual do Mikrotik ROS:

    http://www.bdibbs.com.br/wp-content/...With-OSPF.pptx
    Sergio, este material do Flavio foi apresentado em alguma palestra que foi gravada?
    Procurei no TikTube mais nao achei.
    Obrigado.

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Qual roteamento utilizar, MPLS, OSPF ou BGP

    Que eu saiba foi gravado sim, pois é padrão do pessoal da Mikrotikls, mas não lembro exatamente. A única forma de saber com certeza é passar um e-mail para o pessoal da Mikrotikls e perguntar.

    Citação Postado originalmente por Gustavinho Ver Post
    Sergio, este material do Flavio foi apresentado em alguma palestra que foi gravada?
    Procurei no TikTube mais nao achei.
    Obrigado.

  9. #9

    Padrão Re: Qual roteamento utilizar, MPLS, OSPF ou BGP

    Obrigado Sergio, eu encontrei o e-mail do Flavio e envie a ele um pedido da apresentação.
    Caso ele me envie, posto aqui o link.

    Abs.

  10. #10

    Padrão Re: Qual roteamento utilizar, MPLS, OSPF ou BGP

    Se tiver com o ptp trabalhando em bridge, IMHO acredito que o mais adequado seria bridge + link agregation, com os 2 radios funcionando, você tem o dobro de throughput e caso algum dos links caia você continuará funcionando só que com metade da capacidade. Se quiser uma opção em que o outro circuito fique em stand-by até o link principal cair, pode trabalhar com spanning tree, simples,pratico e criado para redundancia de circuitos em L2. Acho que o seu problema maior nisto será monitorar se um radio/circuito pifar, de forma automagica.

    Anderson

  11. #11
    Avatar de wildes
    Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    46

    Padrão Re: Qual roteamento utilizar, MPLS, OSPF ou BGP

    Pessoal nao falem coisa com coisa .

    protogolo bgp é usado para Egp's e ospf são utilizados para Igp's agora o mpls nao é protocolo de roteamento, é uma tecnologia usada para l2vpn e l3vpn substituindo algumas tecnologias de vpn existente pois a mesma só usa a tabela de roteamento caso seja mpls l3, porem nao interage com a tabela de roteamento global usa tabela de roteamento vrf , não sei o que é pior a pessoa perguntar qual usar ( o mesmo pode esta proucurando o grau de iguinorancia dos usuarios forum só pode ) ou se é juntar um monte de gente achando que sabe s pra responder de forma totalmente erronia, vamos melhorar a qualidade do forum, melhor nao responder a dar o pitaco errado, se liga ai pessoal .