+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão OSPF Duplicando Rotas

    Bom dia pessoal,
    Utilizo OSPF na minha rede e tenho clientes autenticando pppoe em freeradius. O que estou notando não sei se é um problema no radius ou no OSPF. Ex: Um determinado cliente conecta e pega um ip, os ospf pega a importa a rota dele e etc... porem quando aquele cliente desconecta e outro cliente se conecta com aquele ip a rota no ospf fica duplicada como se aquele ip tivesse 2 gateways.
    Alguem tem esse problema tambem ?

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: OSPF Duplicando Rotas

    O OSPF está fazendo ECMP. Está usando como interface física ou loopback? Algo que poderia tentar ajustar, nas interfaces do OSPF seriam os tempos em Retransmit Interval e Helo Interval (mas cuidado ao mexer nestes parâmetros, pois poderá gerar muito flood na sua rede).

  3. #3

    Padrão Re: OSPF Duplicando Rotas

    está em interface fisica, acha que isso pode influenciar e quanto a ajustar voce me indica algo ?

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: OSPF Duplicando Rotas

    Ajustes de tempo vão variar de rede para rede, então deverá testar e acompanhar os logs. Eu não uso OSPF sem loopback, mas no seu caso o problema não está ai, eu creio, mas é uma política mais eficiente o uso de loopbacks.

    Citação Postado originalmente por deivisonmoraes Ver Post
    está em interface fisica, acha que isso pode influenciar e quanto a ajustar voce me indica algo ?

  5. #5

    Padrão Re: OSPF Duplicando Rotas

    ok, vou fazer alguns testes e reporto aqui !

  6. #6

    Padrão Re: OSPF Duplicando Rotas

    Amigo, para usar o OSPF, crie as networks de acordo com as interaces que deseja estabelecer as vizinhanças apenas. Adicione um endereçamento IP na loopback, que corresponda a todo o seu Pool-IP.
    Por exemplo, se seu pool para o pppoe possui um range de 64 ips, adicione o endereço desta network na loopback e crie o network no OSPF desta /26.
    Nos filter, bloqueie o anúncio de prefixos /32, senão toda vez que subir uma nova conexão o OSPF vai enviar estas novas rotas e com isso executar o algoritmo em toda a rede...

  7. #7

    Padrão Re: OSPF Duplicando Rotas

    Já verificou se por algum motivo seus clientes não estão pegando IP duplicado e consequentemente duplicando a rota? Já tive esse problema, no caso problema com o FreeRadius, quando investi em um servidor bom acabou o problema. Uma outra coisa que acontece, é, as vezes existir um problema de rede, um enlace cai e os clientes continuam conectados no pop, o freeradius não reconhece mais aqueles ip's e quando a conexão é restabelecida, aqueles ip's travados no cliente são entregues novamente causando o problema.

  8. #8

    Padrão Re: OSPF Duplicando Rotas

    Pois é, no começo imaginei isso mesmo, mas conclui através de alguns testes que não é o freeradius. E realmente acontece isso as vezes mas agora existe tambem um parametro chamado expire_time do freeradius que cuida dessas inatividades do ip. Estou suspeitando sobre o que o primeiro amigo disse sobre o tempo de helo e retrasmit, em diferentes versões do routerOS. A maior parte da minha rede esta em 3.30 e outra parte em 4.17.

  9. #9

    Padrão Re: OSPF Duplicando Rotas

    Fiz alguns testes com as configurações, e não deu nenhum resultado. Mas uma coisa eu observei, o ospf não está identificando que aquele ip não está ali mais, e a rota continua como imported, ou seja, ela continua falando que está ali.

    Grato []'s

  10. #10

    Padrão Re: OSPF Duplicando Rotas

    Isso em ospf > routes, em ip > route não faz referencia nenhuma a rota problematica

  11. #11

    Padrão Re: OSPF Duplicando Rotas

    Dica: Bad Blocks e OSPF - Página 2

    Dá uma olhada nesse tópico ai, quem sabe não é seu problema.

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: OSPF Duplicando Rotas

    Isso é estranho, pois toda vez que uma rota é removida da tabela de rotas o OSPF roda seu algoritmo e anuncia para toda adjacência. Não sei, mas essas versões de ROS variadas pode estar fazendo alguma confusão ai. Lembro que na versão 4.7 corrigiram um bug e depois nas versões 5.x escreveram mais alguma coisa no OSPF. Dá uma olhada no changelog, procure trabalhar com as mesmas versões, pois assim fica mais fácil debugar.

    DICA: não acredite em lendas sobre versões, que encontra aos montes pela Internet. Não existe melhor versão do ROS, todas tem bugs, obviamente alguns são bugs conhecidos e outros não, mas posso dizer que a melhor versão é a última, onde pelo menos os bugs antigos foram corrigidos.

    Citação Postado originalmente por deivisonmoraes Ver Post
    Fiz alguns testes com as configurações, e não deu nenhum resultado. Mas uma coisa eu observei, o ospf não está identificando que aquele ip não está ali mais, e a rota continua como imported, ou seja, ela continua falando que está ali.

    Grato []'s

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: OSPF Duplicando Rotas

    Acredito que não Josué, pois como mencionei nesse tópico ai, o OSPF simplesmente parou de anunciar. Mas, não custa verificar. Vai que é isso. Ai terei que escrever para Mikrotikls e "trucar" esta história que os bad blocks em pequenas quantidades não influenciam no funcionamento do sistema.

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Dica: Bad Blocks e OSPF - Página 2

    Dá uma olhada nesse tópico ai, quem sabe não é seu problema.

  14. #14

    Padrão Re: OSPF Duplicando Rotas

    Opa, Desculpem a demora e obrigado pela ajuda. Aparentemente o meu problema era com a versão 3.30 do routerOS, todos as rotas digamos "agarradas" que tive foram nesta versão, então atualizei pra 4.17 e meu problema acabou. Olhando no changelog da versão 4 encontrei uma correção de ospf e decidimos atualizar.

    Ainda ta dando um trabalhão atualizar todas mas resolveu ! ;P

    Grato []'s