+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Experiência com Linha Analógica

    bom dia pessoal, acho que esse é meu primeiro post aqui, mas sempre do uma lida nos tópicos que aparecem no meu email. Agora com as ferias acabei ficando com um tempinho livre para uns projetinhos pessoais...e um deles foi um servidor de ftp e asterisk privado...
    li algo sobre asterisk mas só encontrei ebooks em inglês, e meu inglês é ruim <suspiros>, ouvi em algum lugar que usando uma placa de fax modem podemos construir uma central pabx (nunca tinha me interessado por voip até a ultima semana) e gostaria de fazer algo que eu pudesse acessar por celular para fazer ligações, a primeira pergunta seria... Da pra fazer? e a segunda caso a resposta da primeira seja true(piadinha de P.O.G.ramador hehehe) do que eu ia precisar? sei que o suporte dos malditos softmodens era foda, qual seria meu gasto com isso, e se alguém conhecer algum tutorial ou blog de alguém que fez isso ficarei muito agradecido se compartilhar.
    não tenho a menor intenção de vender isso, é apenas para uso pessoal... tenho um plano empresarial aqui em casa e ai telefone de fixo pra fixo é grátis, já no celular...
    ai pensei em algum aplicativo voip para android que eu conectava ao meu servidor e ligava dele : D

    aproveitando que to aqui gostaria que alguém com explicações logicas me respondesse uma duvida que tenho nos últimos meses... Debian ou CentOS, toda vez que procuro uma analise dos 2 acabo no meio de uma discussão do tipo power ranger branco é mais foda que o vermelho e blablala. configurei um servidor com zoneminder e proftp onde trabalho no debian e achei bem fácil tudo, mas to afim de saber a opinião de pessoas que trabalham com servidores...
    se já tiver algum tópico falando da minha duvida peço desculpas por ter criado esse mas não achei numa busca rápida.

  2. #2

    Padrão re: Experiência com Linha Analógica

    debian tem mais material disponivel na web, entao se torna mais facil a utilizacao e resolucao de problemas caso ocorram.

  3. #3

    Padrão Re: Experiência com Linha Analógica

    isso é verdade... procurando por zoneminder e debian tem mais documentos que zoneminder e centos...
    sobre o servidorsinho de asterisk... a ideia é fazer o mais barato possível xD

  4. #4

    Padrão Re: Experiência com Linha Analógica

    Sim , da pra fazer . Desde que vc possua uma interface celular , ela não é muito cara entre uns 200 a 300 reais ,nela vc inseri um chip de operadora e ela tem uma porta FXO onde vc consegue ligar um aparelho analogico e receber as ligaçoes do celular no aparelho . Pro seu caso , ao inves de vc ligar no aparelho vc ira ligar no asterisk com uma placa FXS (Tem alguns modens que vc consegue usar pra fazer isso) e realizar as configuraçoes basicas no DAHDI pra reconher a linha . Nada muito complicado , eu ja realizei tal experiencia. Bom acho que é isso , qualquer duvida posta ai pro nois.

  5. #5

    Padrão Re: Experiência com Linha Analógica

    o que pretendo é mais simples do que isso, apenas ligar usando a linha telefônica comum, sobre as placas de fax modem que você mencionou... onde encontro uma lista de hardware compatível ou algo assim. fui no site oficial mas não me achei, li algo no viva o linux mas tava bem desatualizado...
    E podia me indicar algum livro em português? ou sua fonte? como disse não sei nada de voip mas sei que isso é o futuro, e talvez eu até me interface por algo assim...
    outra duvida que acho que vale pra vários softwares... falando para servidores... é melhor baixar o source e compilar, ou usar os pacotes do repositório?
    sei que cada um tem seus méritos, mas acho importante abrir mão de um pouco de performance para não ter dor de cabeça e conseguir fazer atualizações com maior facilidade... queria a opinião de vocês que realmente trabalham com isso, eu sou só um hobbysta que depois de resolve rum problemas antigos ficou com bastante tempo livre na empresa onde trabalha...
    ps... acabo de perceber como a literatura técnica é precária no brasil. leva quase 2 anos para traduzirem um livro, isso chega a nós praticamente defasado o.0



    Agradeço por compartilharem o seu conhecimento comigo (e com quem mais cair aqui)