+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 22 KM com Frequência Licenciada

    Bom pessoal temos um ptp de 22 km, hoje funcionando com 1 par de Dish 30dbi + rocket M5, o local está bem poluido não tendo nenhum canal sem utilização, então a estabilidade do link está comprometida. Pensando nisso estou propondo colocar um ptp em cima de um radio da SIAE ou outro com frequencia licenciada. Blz estou cotando os radios e tal, mas e como proceder junto a Anatel? Eu não sei como é o procedimento de solicitação de frequencia que me pediram pra fazer, então se alguém tem essa experiencia por favor me ajude a encontrar o caminho das pedras, ou me indiquem onde conseguir ajuda. Se alguém tiver uma outra solução menos dispensiosa eu também aceito sugestões.

    Abraços,

    Anderson

  2. #2

    Padrão re: Enlace de 22 KM com Frequência Licenciada

    mano, ja tentou colocar na frequencoa de 4.9Ghz... consegui tirar um link com roquet... ta passando 40mb em um ambiente muito poluido...

  3. #3

    Padrão re: Enlace de 22 KM com Frequência Licenciada

    4.9Ghz vai "contra as regras" da anatel, que eu saiba, no seu caso o melhor é radio licenciado mesmo, mais como proceder ai eu já não posso ajudar, mais posso procurar e depois postar

  4. #4

    Padrão re: Enlace de 22 KM com Frequência Licenciada

    Geralmente os fabricantes (ou distribuidores) já te auxiliam quando aos procedimentos junto à Anatel. Quando a modelos de rádio tem um fabricante nacional que, numa lista de provedores que participo, está sendo bem cotada, chama-se Digitel (www.digitel.com.br) entre em contato com eles e veja. Um outra boa opção seriam os Rádios Licenciados COMBA.

    Itagildo

  5. #5
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão re: Enlace de 22 KM com Frequência Licenciada

    Bom dia!

    Ja tentou usar antenas com Radome?

    Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Antena Parab

    Tenho um Link de 6Km com RB800 e cartão R52Hn. Está dando 70Mb Full e 160Mb Half usando protocolo Nstreme porque quero a latência bem baixa. Se usar protocolo NV2 dá 95Mb Full e 210Mb Half, a latência vai subir para uns 12ms.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         radome.jpg
Visualizações:	525
Tamanho: 	59,5 KB
ID:      	31999

    Nesse site também tem apenas o Radome para as suas antenas, nunca testei, mas deve funcionar também!

    Eu investiria na solução MK pois a quantidade de pps é maior que a da Rocket e inúmeras outras opção de configuração wireless.

    Abraço

  6. #6
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Enlace de 22 KM com Frequência Licenciada

    Citação Postado originalmente por snkbrz Ver Post
    Bom pessoal temos um ptp de 22 km, hoje funcionando com 1 par de Dish 30dbi + rocket M5, o local está bem poluido não tendo nenhum canal sem utilização, então a estabilidade do link está comprometida. Pensando nisso estou propondo colocar um ptp em cima de um radio da SIAE ou outro com frequencia licenciada. Blz estou cotando os radios e tal, mas e como proceder junto a Anatel? Eu não sei como é o procedimento de solicitação de frequencia que me pediram pra fazer, então se alguém tem essa experiencia por favor me ajude a encontrar o caminho das pedras, ou me indiquem onde conseguir ajuda. Se alguém tiver uma outra solução menos dispensiosa eu também aceito sugestões.

    Abraços,

    Anderson
    Caro Colega.

    Este tipo de link se enquadra como Serviço de Radioenlace Associado ao SCM (046). Toda a Autorizada de SCM pode solicitar este serviço.

    Tem de encaminhar a ANATEL o pedido de autocadastramento deste serviço,indicando o engenheiro que irá proceder o cadastro.



    As taxas da ANATEL que incidirão sobre este serviço são:

    · PPDUR: Preço Público pelo Direito de Uso de Radiofreqüência, com valor mínimo de R$200,00 por freqüência utilizada, mas o cálculo é feito pela ANATEL e envolve vários fatores, podendo ser um valor mais alto.
    · TFI (Taxa de Fiscalização de Instalação), que se refere a emissão das licenças:
    a) até 12 canais 26,83
    b) acima de 12 até 60 canais 134,08
    c) acima de 60 até 300 canais 268,16
    d) acima de 300 até 900 canais 402,24
    e) acima de 900 canais 536,32


    Qualquer dúvida ou se precisar dos serviços, estou a disposição,

    Abs

  7. #7

    Padrão re: Enlace de 22 KM com Frequência Licenciada

    Galera obrigado pelas respostas, esse radio digitel é bom mesmo? Mesmo nivel dos SIAE e Lumina da wi2be? Quem souber e puder dar um alô eu agradeço. Álvaro, já temos o ponto homologado, então é só proceder com o pagamento da licenca da frequencia correto?

  8. #8
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Enlace de 22 KM com Frequência Licenciada

    Citação Postado originalmente por snkbrz Ver Post
    Galera obrigado pelas respostas, esse radio digitel é bom mesmo? Mesmo nivel dos SIAE e Lumina da wi2be? Quem souber e puder dar um alô eu agradeço. Álvaro, já temos o ponto homologado, então é só proceder com o pagamento da licenca da frequencia correto?
    Vc deve ter a estação licenciada da SCM (045). Para este enlace, vc terá que licenciar os pontos do enlace do serviço 046.

    O que vc não pode confundir a licença da estação como uma licença da torre. Em mesma torre vc pode ter várias estações licenciadas (SCM, radioenlaces, SLP, MMDS, etc.) cada uma com a sua licença.

    Abs

  9. #9

    Padrão Re: Enlace de 22 KM com Frequência Licenciada

    Citação Postado originalmente por snkbrz Ver Post
    Bom pessoal temos um ptp de 22 km, hoje funcionando com 1 par de Dish 30dbi + rocket M5, o local está bem poluido não tendo nenhum canal sem utilização, então a estabilidade do link está comprometida. Pensando nisso estou propondo colocar um ptp em cima de um radio da SIAE ou outro com frequencia licenciada. Blz estou cotando os radios e tal, mas e como proceder junto a Anatel? Eu não sei como é o procedimento de solicitação de frequencia que me pediram pra fazer, então se alguém tem essa experiencia por favor me ajude a encontrar o caminho das pedras, ou me indiquem onde conseguir ajuda. Se alguém tiver uma outra solução menos dispensiosa eu também aceito sugestões.

    Abraços,

    Anderson

    Ola amigo.....acho que sua visão de negocio esta totalmente correta.....
    Parta para radios profissionais! Se vc comprar de empresas serias...elas ja encaminham a Submissão junto a anatel ...logico que vc paga pelos serviços...mas vale a pena.....e outra coisa....se vc for bom negociador...vc consegue morder a submisão e o estudo de frequencia! :-)

    Um enlace de 22KM se vc comprar 100 ou 160 megas é capaz de vc fechar com 0.60 X 1.20 M de antenas...o que reduz significativamente o preço.

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 22 KM com Frequência Licenciada

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Bom dia!

    Ja tentou usar antenas com Radome?

    Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Antena Parab

    Tenho um Link de 6Km com RB800 e cartão R52Hn. Está dando 70Mb Full e 160Mb Half usando protocolo Nstreme porque quero a latência bem baixa. Se usar protocolo NV2 dá 95Mb Full e 210Mb Half, a latência vai subir para uns 12ms.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         radome.jpg
Visualizações:	525
Tamanho: 	59,5 KB
ID:      	31999

    Nesse site também tem apenas o Radome para as suas antenas, nunca testei, mas deve funcionar também!

    Eu investiria na solução MK pois a quantidade de pps é maior que a da Rocket e inúmeras outras opção de configuração wireless.

    Abraço
    Concordo com o Gamineiro se quer fugir de interferência usa Radome Shield (escudo) que o Link passa a funcionar redondo.
    Quanto menor a potência e melhor blindado cfor o rádio, melhor será seu Link.

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 22 KM com Frequência Licenciada

    Citação Postado originalmente por snkbrz Ver Post
    Galera obrigado pelas respostas, esse radio digitel é bom mesmo? Mesmo nivel dos SIAE e Lumina da wi2be? Quem souber e puder dar um alô eu agradeço. Álvaro, já temos o ponto homologado, então é só proceder com o pagamento da licenca da frequencia correto?
    Digamos que é 90% de um Importado.
    Pelo menos o pessoal é bem interessado e fabricam com alta qualidade os componentes.
    Recomendo.

  12. #12
    Avatar de andreluis
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Ipatinga-MG
    Posts
    10

    Padrão Re: Enlace de 22 KM com Frequência Licenciada

    Olá.

    Amigo, tenho inumeros enlaces em Rocket M5 nesta distância e conseguimos muitos sucesso.
    Tente alterar as larguras de banda, muda para 40Mhz ou canais na faixa dos 54..

    Caso não consiga, temos outros rádios de frequencia aberta, tipo: Bertek com saída para antenas externas de dupla polarização, Radwin com esta mesma saída. De preferencia usa-se antenas de 33dBi.

    No caso de rádio profissioanl, eu te sugiro o SIAE mesmo, é meio caro, mas tem uma assistência técnica otima. No caso de rádio "fechado" vc tem que licenciar a sua estação, seu provedor e geralmente o fabricante, te ajuda quanto à faixa de frequancia.

    Tem um outro rádio tbm muito bom, o Wi2be, fácil de trabalhar, porém ele usa fibra até o switch, é um full outdoor...

  13. #13

    Padrão Re: Enlace de 22 KM com Frequência Licenciada

    estou aqui com um par de w2be de 11ghz com antena de 60cm , comprei para trazer meu link mas ai resolvi colocar fibra e ficou na caixa, agora estou querendo trocar um enlace que tenho de 38 km e gostaria se é possível fechar usando eles, ou terei que trocar as antenas por maiores, o que os amigos aconselham.