+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 900 MHz no Brasil sem Atrapalhar os Outros

    Olá Amigos.

    Esse post tem o objetivo de instruir fazendeiros e usuários amadores dos rádios 900 MHz a utilizarem seus equipamentos sem prejudicar as operadoras de celular e outras empresas que utilizam 900 MHz.

    Fui contatato por uma empresa que vende rádios para operadoras de celular para tentar reduzir o número de rádios 900 MHz operando em canais irregulares. Na pesquisa de campo com analisador de espectro eles detectaram diversos usuários utilizando NanoLoco M9 com antena yagi externa e operando o equipamento fora dos canais permitidos no Brasil.

    Eles entraram em contato comigo para saber mais sobre o equipamento e facilitar a comunicação com o usuário do equipamento Ubiquiti.

    Achei legal a postura deles de tentar instruir o usuário antes de levar os casos à ANATEL e fiz este PDF com informações básicas para configurar o rádio e minimizar o impacto na rede das operadoras de celular.

    O link para o arquivo é este: http://www.granlabor.com/tutoriais/900_MHz_legal.pdf

    Abração,


    ZéAlves



    EDITADO:
    Pra quem questiona o uso do 917 MHz pode pular direto pro tópico abaixo.
    https://under-linux.org/f305/900-mhz...tml#post597773
    Última edição por granlabor; 22-01-2013 às 07:17. Razão: Adição canal 917 MHz

  2. #2

    Padrão re: 900 MHz no Brasil sem Atrapalhar os Outros

    Precisamos cada vez mais de profissionais como o Zé Alves, sempre prestativo e em busca de um bem maior.

    Parabéns e um grande abraço deste amigo que vos escreve.

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: 900 MHz no Brasil sem Atrapalhar os Outros

    Zé, não entendi um lance... no PDF fala para configurar os canais 917 e 922, mas em outro post aqui você mencionou apenas o 922. Mudou algo na legislação?

  4. #4

    Padrão Re: 900 MHz no Brasil sem Atrapalhar os Outros

    carambaaaaa
    até as TELES nós tamos poluindo????
    como se diz no rio, O BAGULHO É DOIDO!!!

    Zé, excelente trabalho, meu sonho é consegui ir ai, para poder fazer o seu curso.
    fica na paz,

  5. #5

    Padrão Re: 900 MHz no Brasil sem Atrapalhar os Outros

    Esse Zé é o cara...

    É muito bom contar com ele, sempre nos ajudando com suas contribuições.

    Valeu Zé.

    OBS.: Também não entendi a 917, sempre falaram de usa a 922 em 5mhz.

  6. #6

    Padrão Re: 900 MHz no Brasil sem Atrapalhar os Outros

    A homologação da Anatel referente a M900, registrada sob o número 1391-11-5966 destina duas faixas de frequências para o uso deste produto:
    - 902,0 a 907,5 MHz
    - 915,0 a 928,0 MHz

    Usar este produto em 917 MHz e trabalhar com 5MHz de largura de banda, irá ultrapassar os limites estabelecidos pela homologação, pois o uso do espectro seria de 914,5 a 919,5 MHz.

    Usar a frequencia de 922 MHz como portadora permite o uso de até 12 MHz de largura de banda.

    Portanto, ao meu ver, a frequencia correta de uso para a M900 seria somente a de 922 MHz, com até 10 MHz de largura, pois no firmware da M900 não existe 12 MHz.

    Quanto a potência máxima de uso seria de 27 dBm, para estar dentro dos limites de 0,5395 Watts especificados na homologação. Claro que sabemos que potência alta não traz necessariamente melhores resultados.

    Espero ter ajudado.

    Abraços,
    Jonas Lima

  7. #7

    Padrão Re: 900 MHz no Brasil sem Atrapalhar os Outros

    Viche!! Deu nó no cérebro agora!!!

    Vamos lá:

    917 Mhz
    + 5 Mhz
    = 922 Mhz Dentro da norma.?!

    915
    + 10
    = 925 Dentro da norma.?!

    922
    + 5
    = 927 Dentro da norma.?!

    917
    + 10
    = 927 Dentro da norma.?!

    922
    + 10
    = 932 Iche!! fora da norma.?!

    Passando dos 928,1 MHz já é fora da norma.?!

    É isso mesmo?? Ou estou entendendo errado??

  8. #8

    Padrão Re: 900 MHz no Brasil sem Atrapalhar os Outros

    Citação Postado originalmente por emanochio Ver Post
    Viche!! Deu nó no cérebro agora!!!

    Vamos lá:

    917 Mhz
    + 5 Mhz
    = 922 Mhz Dentro da norma.?!

    915
    + 10
    = 925 Dentro da norma.?!

    922
    + 5
    = 927 Dentro da norma.?!

    917
    + 10
    = 927 Dentro da norma.?!

    922
    + 10
    = 932 Iche!! fora da norma.?!

    Passando dos 928,1 MHz já é fora da norma.?!

    É isso mesmo?? Ou estou entendendo errado??
    Está entendendo errado, pois o canal define a frequência central, não a inicial ou final. Para chegar na inicial ou final tem que subtrair ou adicionar metade da canalização.

    917 MHz, 5 MHz: 5/2 = 2.5 MHz; 917-2.5 = 914.5 ; 917+2.5 = 919.5 ; fora da norma.
    917 MHz, 10 MHz: 10/2 = 5 MHz; 917-5 = 912 ; 917+5 = 922 ; fora da norma.
    917 MHz, 20 MHz: 20/2 = 10 MHz; 917-10 = 907 ; 917+10 = 927 ; fora da norma.

    922 MHz, 5 MHz: 5/2 = 2.5 MHz; 922-2.5 = 919.5 ; 922+2.5 = 924.5 ; dentro da norma.
    922 MHz, 10 MHz: 10/2 = 5 MHz; 922-5 = 917 ; 922+5 = 927 ; dentro da norma.
    922 MHz, 20 MHz: 20/2 = 10 MHz; 922-10 = 912 ; 922+10 = 932 ; fora da norma.

    Assim, a única frequência central que se pode usar é 922 MHz. Poderia-se usar canalização de 5 ou de 10 MHz, mas aqui entra outra questão que é a máscara espectral; nas proximidades do espectro sendo utilizado ainda há irradiação, só em menor intensidade. Com 922 em MHz a banda de guarda inferior é 2 MHz, mas a banda de guarda superior é apenas 1 MHz; pode não ser suficiente dependendo das características de irradiação do equipamento.

    Assim, 922 MHz com 5 MHz de canalização é a opção mais confortável, fora produto defeituoso não tem como ela estar fora da norma. Para 922 MHz com 10 MHz de canalização seria prudente medir a máscara espectral de cada unidade com um analisador de espectro e comparar com as exigências do regulatório.

  9. #9

    Padrão Re: 900 MHz no Brasil sem Atrapalhar os Outros

    Valeu, agora eu entendi!!

  10. #10

    Padrão Re: 900 MHz no Brasil sem Atrapalhar os Outros

    Ao amigos teóricos...

    Algum de vocês se deu ao trabalho de usar um analisador de espectro pra descobrir qual é o canal central EFETIVO quando seleciona o 917 MHz?

    Abraço,

    ZéAlves

  11. #11

    Padrão Re: 900 MHz no Brasil sem Atrapalhar os Outros

    Sinceramente não, Zé, mas se o firmware informa 917 MHz, logicamente a portadora deveria ser em 917 MHz. Se está fora desse valor, são somente duas opções: ou o equipamento está com defeito ou a Ubiquiti está mentindo para os usuários.

    Mesmo que a portadora fosse na faixa dos 917, como por exemplo em 917,5 MHz, e se você ainda assim usasse somente 5 MHz de banda, estaria no limite da faixa autorizada pela Anatel, que seria os 915 MHz, justamente onde termina a subfaixa "E" destinada a telefonia celular.

    Por outro lado, entre 915 e 943,5 MHz não há frequencia usada por telefonia celular. Dessa forma, pelo meu ponto de vista, é extremamente aconselhavel o uso somente dos 922 MHz, com até 10 MHz de bandwidth, o que ocuparia entre os 917 e 927 MHz, ainda com folga suficiente para o limite de 915 da Anatel.

    Espero ter ajudado.

    Abraços.
    Jonas Lima

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: 900 MHz no Brasil sem Atrapalhar os Outros

    Não tenho analisador de espectro...

    Mas concordo com o jlima, pois se você configura na interface do equipamento para usar 917, o mesmo deverá operar neste canal. Qualquer coisa fora disso é "invenção de moda" do fabricante.

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Ao amigos teóricos...

    Algum de vocês se deu ao trabalho de usar um analisador de espectro pra descobrir qual é o canal central EFETIVO quando seleciona o 917 MHz?

    Abraço,

    ZéAlves

  13. #13

    Padrão Re: 900 MHz no Brasil sem Atrapalhar os Outros

    Fácil então... Não usa o bendito do 917 hehehehehe.
    Mas como opinião é igual umbigo (cada um tem um diferente) eu discordo da conclusão dos senhores :-)

  14. #14

    Padrão Re: 900 MHz no Brasil sem Atrapalhar os Outros

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Ao amigos teóricos...

    Algum de vocês se deu ao trabalho de usar um analisador de espectro pra descobrir qual é o canal central EFETIVO quando seleciona o 917 MHz?

    Abraço,

    ZéAlves
    Vamos por um minuto supor que 917 não seja 917,0 mas qualquer número que fosse razoável arredondar para 917, tal como 917,5.

    917,5-2,5=915,0 então estaria OK, é isso ?

    Não, por causa da máscara espectral. Ela prevê atenuação de 30 dB a 55% da canalização de separação da frequência central, ou seja neste caso, a 250 kHz. Já a norma 506 diz que depois de 100 kHz da sua frequência central a atenuação tem que ser de pelo menos 20 dB, enquanto uma linearização (aka "conta de padeiro") sugere que a queda provável a 100 kHz será de 12 dB.

    Então, se a frequência central for alta o suficiente(há algum bom indício de que seja assim?) e a máscara espectral restritiva o suficiente(de novo faço a pergunta de se há pelo menos indícios disso), pode ser que dê. Mas será que o fará em todas as unidades produzidas ?

    Então vale sim olhar o analisador de espectro e ver *toda* a irradiação, não só a frequência central, mas tem também que especular sobre a estabilidade: variações com lote produzido, temperatura de operação, idade dos componentes...

  15. #15

    Padrão Re: 900 MHz no Brasil sem Atrapalhar os Outros

    Opa! Estava sumido do por causa de um problema de saudade, mas estou voltando... E ainda pretendo se Deus me dar saude, fazer o treinamento com vc ainda neste ano.

    Estou em duvida com um PTP Em 900 Mhz, e sobre o que legislação fala sobre esta frequencia, e quais cuidados tenho que tomar, e quipamentos, qual vc me recomendaria.
    veja este post, talvez vc ajude a tirar alguns algumas duvidas.
    https://under-linux.org/f169/900-mhz...tml#post600853