+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como Configurar DNS Reverso?

    Opa,

    Pessoal como configura DNS reverso quando se recebe IP valido por PPPoE !?

    Situação é a seguinte temos dois links um onde ip valido cai direto na interface do servidor de E-mail e outro que é usado somente para backup do link principal que recebe o IP valido por PPPoE na interface do roteador onde é feito uma DMZ para o servidor.

    Na interface LAN do roteador de backup uso os mesmos ips usados na WAN do link dedicado desta forma quando da problema só trocamos os cabos e o acesso já é restabelecido sem maiores problemas o que preciso é que também funcione o DNS reverso para o E-mail neste esquema.

    No caso do link principal o bloco de IPs esta desiginado para nosso servidor e o controle é feito todo aqui.


    O CNAME até fizemos externamente no host onde hospedamos nosso site e quando trocamos para o link backup funciona parcialmente os emails mas na grande maioria da erro que não consegue resolver o nome do host.

    CNAME FICOU ASSIM.

    CNAME = server.empresa.com.br Isso para o link principal.
    CNAME = server1.empresa.com.br Este para link backup.

    Agora como fazer isso que é o problema para o link de backup!!

  2. #2

    Padrão Re: Como Configurar DNS Reverso?

    Olá AlexTrevisol,

    Se voce possui conexão com autenticação PPOE com IP Valido creio que esteja usando um serviço empresarial por ADSL, neste caso voce pode solicitar a operadora a designação do reverso ao seu IP.


    Anderson

  3. #3

    Padrão Re: Como Configurar DNS Reverso?

    Serviço é via radio a empresa não tem DNS reverso.

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Como Configurar DNS Reverso?

    Citação Postado originalmente por AlexTrevisol Ver Post
    Serviço é via radio a empresa não tem DNS reverso.
    Ai complica, que tipo de link usa esta empresa que fornece internet a radio para vc?

  5. #5

    Padrão Re: Como Configurar DNS Reverso?

    Link Dedicado ASN e CIDR proprio.

  6. #6
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Como Configurar DNS Reverso?

    Citação Postado originalmente por AlexTrevisol Ver Post
    Link Dedicado ASN e CIDR proprio.
    e eles nao tem reverso na rede deles, para apontar para seu servidor de dns e vc fazer o seu reverso ou mesmo eles deixarem configurado o reverso para vc, muito estranho uma empresa com ASN e CIDR proprio nao ter isto. Ate para vc configurar o seu reverso depednde de dados forneceido por eles. Vc recebe ip publico no seu link e este e fixo?

  7. #7
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Como Configurar DNS Reverso?

    e para vc fazer o que vc quer tera q ter dois MX apontando um para um link com prioridade maior e outro apontando para outro menor prioridade com dns master e slave configurado direitinho para quando um link cair o os email sair pelo slave, lembrando o dominio servidordeemail.com.br os ips tem q apontar para o mesmo dominio, isto feito quando vc registra o seu dominio dns master e slave se um nao responder o outro responde assim seus email teram sempre reverso configurado corretamente um para cada ip.

  8. #8

    Padrão Re: Como Configurar DNS Reverso?

    Sim recebo IP publico o servidor até funciona os e-mails parcialmente quando utilizo o link deles porque o CNAME esta configurado porém em alguns caso onde precisa verificar o reverso ai já não funciona, minha VPN também funciona certinho pelo IP do link backup.

  9. #9
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Como Configurar DNS Reverso?

    Citação Postado originalmente por AlexTrevisol Ver Post
    Sim recebo IP publico o servidor até funciona os e-mails parcialmente quando utilizo o link deles porque o CNAME esta configurado porém em alguns caso onde precisa verificar o reverso ai já não funciona, minha VPN também funciona certinho pelo IP do link backup.
    e o reverso deles que nao esta configurado da forma correta. Entre em contato com eles, eles terao que resolver isto

  10. #10

    Padrão Re: Como Configurar DNS Reverso?

    Certo, mas minha pergunta é seguinte eu mesmo não tenho como fazer meu proprio reverso aqui no meu servidor ao invés de ficar dependendo de terceiros ?

  11. #11

    Padrão Re: Como Configurar DNS Reverso?

    Deslculpa não tinha visto teu post mais acima..

    O MX já tenho só preciso fazer um reverso para esse IP valido só não sei como fazer tenho servidor DNS interno onde faço reverso para o link principal mais ai no caso o bloco de ips esta delegado o controle pro meu servidor.

  12. #12
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Como Configurar DNS Reverso?

    Citação Postado originalmente por AlexTrevisol Ver Post
    Deslculpa não tinha visto teu post mais acima..

    O MX já tenho só preciso fazer um reverso para esse IP valido só não sei como fazer tenho servidor DNS interno onde faço reverso para o link principal mais ai no caso o bloco de ips esta delegado o controle pro meu servidor.

    Aqui que esta seu provedor tera q delegar autoridade dos bloco q vc usa apontando para vc ai vc faz o reverso no seu proprio servidor, eles fazem um alias dos ip que eles delegam para vc apontando ai vc delega seus reversos como vc quer. Digo isto por que aqui usamos gvt ele eles fazem a delegacao para automatica para mim mas nao queria assim ai pedi para eles apontarem o bloco inteiro ai eu faco meu reveso e determino os dominio para cada ip que eu quero exemplo posso ter o ip A para o dominio A ai quando eu digito host dominio a.com.br aparece meu ip configurado e nao da operadora. Nao sei se expliquei certo rsrs, qualquer duvida e so postar


    fica assim

    host 201.90.XX.180

    180.XX.90.201.in-addr.arpa is an alias for 180.176-191.XX.90.201.in-addr.arpa. ( a operadora que aponta)
    180.176-191.XX.90.201.in-addr.arpa ( eu configuro no meu reverso )domain name pointer meudominio.com.br.

    180.176-191.XX.90.201.in-addr.arpa. ---- este e o bloco apontando para meus ips forneceidos pela operadora daqui faco o meu reverso para cada ip do bloco.

  13. #13

    Padrão Re: Como Configurar DNS Reverso?

    Citação Postado originalmente por AlexTrevisol Ver Post
    Deslculpa não tinha visto teu post mais acima..

    O MX já tenho só preciso fazer um reverso para esse IP valido só não sei como fazer tenho servidor DNS interno onde faço reverso para o link principal mais ai no caso o bloco de ips esta delegado o controle pro meu servidor.
    Olá AlexTrevisol,

    Como o provedor não tem Servidor DNS, a forma mais simples é solicitar que eles façam a designação do bloco direto no registro.br a voce, ai voce teria autonomia para fazer o DNS Reverso, ou caso voce tenha ASN pode solicitar fechar sessão a partir deles e voce administrar os IPs e Reverso.

    Indiferente se o sistema é por radio ou fibra, isso seria uma coisa basica, e uma das primeiras a serem feitas, aqui possuimos ASN e temos tudo que uma operadora grande tem.


    Anderson