+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Lentidão sem o Link estar Saturado

    Olá pessoal tudo bem com vcs? Faz pouco tempo que estou mexendo com MK, o basico, que é subir o servidor em hotspot, isso eu já fiz, tenho nove clientes nesse servidor, e uso a própria placa como servidor juntamente com cartão XR2, sem muitas configurações, exatamente pera naum deixar lento.Eu vendo somente planos de 512kbps, e de uma hora para outra essa placa ficou lenta, sendo que mesmo que somente eu estiver logado com plano de 512kbps, no dowload do Index of /kurumin (Esse site aposto que todos que são provedores conhece) naum bate de jeito nenhum a taxa , ficando em no máximo 300kbps, o ar naum está poluido em 2.4 . Eu percebi que ficou lento depois que inclui dois novos clientes, ou seja, o oitavo e o nono. Eu uso uma antena omini de 8dbi. O que será que está acontecendo? Será que o problema é na omini? Os cabos estão bem feitos. Pelo que eu percebi o cartão naum perdeu potencia,será que a placa perdeu processamento?
    Agradeço a todos pela atenção!!!!!

  2. #2

    Padrão re: Lentidão sem o Link estar Saturado

    Verifica o sinal destes clientes.

    No próprio MK wireless - registration você tem o sinal deles.
    Wireless trabalha sempre com referência no sinal mais fraco.
    ex.:
    -65 - 11MB
    -70 - 5,5 MB
    -75 - 2 MB
    ...
    -90 - < 1 MB
    Sendo assim o cartão vai transferir a mesma taxa de tranferência para todos os seus clientes.

    Abraços

  3. #3

    Padrão Re: Lentidão sem o Link estar Saturado

    Quer dizer que se um cliente estiver mal instalado, por exemplo -90 > 1MB, todos os outros mesmo que estejam no plano de 2MB, vão navegar a 1MB??

  4. #4

    Padrão Re: Lentidão sem o Link estar Saturado

    Citação Postado originalmente por ricardoliver Ver Post
    Quer dizer que se um cliente estiver mal instalado, por exemplo -90 > 1MB, todos os outros mesmo que estejam no plano de 2MB, vão navegar a 1MB??
    ISSO mesmo

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Lentidão sem o Link estar Saturado

    quase...

    Na verdade, funciona assim: o AP negocia a 11 Mbps (velocidade máxima suportada no modo 802.11B) com todos e negocia a 1 Mbps com a estação problemática. Imagine o cenário onde existem 10 estações, 9 delas negociando a 11 mbps e apenas 1 negociando a 1 Mbps. O AP levará 10 vezes mais tempo para negociar com essa estação, tempo este que poderia ter negociado com todas as outras em 11 Mbps. Isso significa que a estação a 1 Mbps tem um peso de 10 estações a 11 Mbps; neste cenário seria como ter 20 estações ao invés de 10.

    Citação Postado originalmente por ricardoliver Ver Post
    Quer dizer que se um cliente estiver mal instalado, por exemplo -90 > 1MB, todos os outros mesmo que estejam no plano de 2MB, vão navegar a 1MB??

  6. #6

    Padrão Re: Lentidão sem o Link estar Saturado

    Obrigado pelas dicas CaicaraBruno e Sérgio, essa peculiaridade de transmitir a taxa igual ou parecido com estação problemática é da placa ou do cartão ou da licença que roda dentro dessa placa?????

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Lentidão sem o Link estar Saturado

    nenhum, nem outro; o protocolo 802.11 é quem define a maneira como ocorrem as negociações entre AP e estações. Isto usando o padrão puro e simples, pois quando se usa qualquer protocolo de terceiros agregado ao 802.11 (como o nstreme, worp, etc) estas características já são modificadas.

    Citação Postado originalmente por ricardoliver Ver Post
    Obrigado pelas dicas CaicaraBruno e Sérgio, essa peculiaridade de transmitir a taxa igual ou parecido com estação problemática é da placa ou do cartão ou da licença que roda dentro dessa placa?????

  8. #8

    Padrão Re: Lentidão sem o Link estar Saturado

    Nossa...que estranho, pois quando eu comecei, foi usando uma placa 2421APG da OIW como servidor, cheguei ter 16 clientes cadastrado nela, sendo que desses 16 clientes, 3 estavam sem visada direta, ou seja, pode se dizer "estações problemáticas", e funcionava perfeitamente, sem o problema de se navegar igual ou parecido com a estação mais problemática da rede. Esquisito ne????? O que será entaum????

  9. #9

    Padrão Re: Lentidão sem o Link estar Saturado

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    quase...

    Na verdade, funciona assim: o AP negocia a 11 Mbps (velocidade máxima suportada no modo 802.11B) com todos e negocia a 1 Mbps com a estação problemática. Imagine o cenário onde existem 10 estações, 9 delas negociando a 11 mbps e apenas 1 negociando a 1 Mbps. O AP levará 10 vezes mais tempo para negociar com essa estação, tempo este que poderia ter negociado com todas as outras em 11 Mbps. Isso significa que a estação a 1 Mbps tem um peso de 10 estações a 11 Mbps; neste cenário seria como ter 20 estações ao invés de 10.
    Opa Sergio.

    Muito Obrigado por mais esta aula.

  10. #10
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Lentidão sem o Link estar Saturado

    Amigo qual e o sinal medio dos clintes conectados? verifica se nao tem nenhum cliente com sinal ruim ocorrendo o que o sergio esta explicando, procure instalar com um nivel de no maximo -68 acima disso ja e problematico, e tambem clientes com visada limpa.

  11. #11

    Padrão Re: Lentidão sem o Link estar Saturado

    Obrigado Sérgio por estar participativo nesse fórum, como seu aluno e admirador do seu conhecimento fico feliz por você compartilhar com a galera esse vasto conhecimento.
    Um post seu vale por 1000 de muita gente aqui.

    Saudações

  12. #12
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Lentidão sem o Link estar Saturado

    Citação Postado originalmente por infoservice0101 Ver Post
    Obrigado Sérgio por estar participativo nesse fórum, como seu aluno e admirador do seu conhecimento fico feliz por você compartilhar com a galera esse vasto conhecimento.
    Um post seu vale por 1000 de muita gente aqui.

    Saudações

    hum, e verdade, lembrarei do seu post

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Lentidão sem o Link estar Saturado

    Na verdade, uma estação e AP para negociarem precisam apenas de um valor mínimo de dBs, a tal SNR, mas isto não quer dizer que tenha qualidade, pois se operam com um SNR no limiar da "não funcionalidade" qualquer pequeno problema (um outro equipamento operando nas proximidades) poderá derrubar o enlace. Existem alguns posts do JorgeAldo que explicam bem essa situação de funcionamento em RF, dê uma pesquisada no fórum.

    No caso desse cenário que mencionou, onde "sem visada" funcionava perfeitamente, você está levando em conta o que seus olhos enxergavam e não a visada para RF em si, que não é uma linha reta como muitos imaginam, e também está esquecendo os multi caminhos, que neste cenário mencionado, poderia ajudar.

    Bom são N variáveis e cada cenário é um cenário. Mas acredite, siga as dicas aqui apresentadas por todos que conseguirá qualidade nos enlaces.

    Citação Postado originalmente por ricardoliver Ver Post
    Nossa...que estranho, pois quando eu comecei, foi usando uma placa 2421APG da OIW como servidor, cheguei ter 16 clientes cadastrado nela, sendo que desses 16 clientes, 3 estavam sem visada direta, ou seja, pode se dizer "estações problemáticas", e funcionava perfeitamente, sem o problema de se navegar igual ou parecido com a estação mais problemática da rede. Esquisito ne????? O que será entaum????

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Lentidão sem o Link estar Saturado

    opa, estamos aqui para contribuir. Apesar que de vez em quando fico meio ausente, pois a correria do dia a dia não permite.


    Citação Postado originalmente por caicarabruno Ver Post
    Opa Sergio.

    Muito Obrigado por mais esta aula.

  15. #15
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Lentidão sem o Link estar Saturado

    Então, eu já participei mais, mas minha rotina não permite que eu me integre com mais afinco. Estes 2 últimos meses estou presente, pois deu uma acalmada no trabalho.

    Citação Postado originalmente por infoservice0101 Ver Post
    Obrigado Sérgio por estar participativo nesse fórum, como seu aluno e admirador do seu conhecimento fico feliz por você compartilhar com a galera esse vasto conhecimento.
    Um post seu vale por 1000 de muita gente aqui.

    Saudações

  16. #16

    Padrão Re: Lentidão sem o Link estar Saturado

    Entaum amigo...desses nove clientes que eu tenho conectados à placa rb 433, ficam conectados no horário de pico uns 6 ou 7, eu uso o meu sobrado como torre, minha antena fica do chão uns 11 metros de altura, entaum, a maioria dos meus clientes no horário de pico ficam com nível de sinal menor que -68, ou seja, uns dois com -86, uns dois -75, um com -70, uns dois 68. Pois tenho clientes sem visada.
    OBS: Em relação ao eixo do zero, eu considerei os numeros -86, -75 e -70 menor que -68,
    estou correto????

    Muito obrigado Demattos e os demais por me ajudarem!!!!

  17. #17
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Lentidão sem o Link estar Saturado

    Citação Postado originalmente por ricardoliver Ver Post
    Entaum amigo...desses nove clientes que eu tenho conectados à placa rb 433, ficam conectados no horário de pico uns 6 ou 7, eu uso o meu sobrado como torre, minha antena fica do chão uns 11 metros de altura, entaum, a maioria dos meus clientes no horário de pico ficam com nível de sinal menor que -68, ou seja, uns dois com -86, uns dois -75, um com -70, uns dois 68. Pois tenho clientes sem visada.
    OBS: Em relação ao eixo do zero, eu considerei os numeros -86, -75 e -70 menor que -68,
    estou correto????

    Muito obrigado Demattos e os demais por me ajudarem!!!!
    Entao amigo quanto mais proximo do 0 (zero) melhor, este niveis estao muito ruim é bem provavel que seja isto q esteja estragando tudo.

  18. #18

    Padrão Re: Lentidão sem o Link estar Saturado

    Para resolver esses problemas estou pensando fazer um servidor MK e usar um Nano M2 para enviar o sinal ou posso tb enviar o sinal com radinho da OIW 2421APG, esse radinho é muito bom, além de ser bem em conta, ele aguenta ate 21 conexões simultâneas.

    Obrigado a todos de coração que tem me ajudado, tive uma aula de redes sem fio agora!!!

  19. #19

    Padrão Re: Lentidão sem o Link estar Saturado

    É a unica alternativa que me resta, pois eu naum tenho como resolver o problema de clientes sem visada, ou eu compro uma torre de 30 metros....rsrsrsrrs!!