+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual Nobreak Usar?

    Bom dia pessoal, começo pedindo desculpas pois não sei se este é o local correto para estar postando minha dúvida e já peço por gentileza aos moderadores para que movam este tópico para o local correto.

    Vamos lá, tenho um pop em um local afastado da cidade onde quero colocar um nobreak que eu possa gerencia-lo, para ter informações como autonomia de energia das baterias, conseguir desligar e ligar os equipamentos que tiverem ligados a ele, etc, tudo o que um nobreak gerenciável faz, porém o problema é que os nobreaks gerenciáveis que encontrei devem ser todos ligados por meio de um cabo db9 ou usb a um computador com o software de gerenciamento, no meu caso preciso de um nobreak em que eu consiga gerencia-lo através da minha rede tcp/ip, ou seja, ter o software de gerenciamento instalado em um pc dentro da sede de minha empresa e gerenciar este nobreak que está em um pop em outra cidade.

    Algum dos amigos tem alguma solução para isso.

    Obrigado a todos que contribuir.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual Nobreak Usar?

    a meu ver estes nobreak de 400 conto não fazem isto ,não tenho experiencia com nobreaks realmente de grande porte mas ja vi algums nobreak totalmente gerenciaveis ate por rede mas são caro pra carraaa...........oooo.

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual Nobreak Usar?

    hummmmm me parece que isto pode te ajudar


    http://www.jfrr.jus.br/publicacoes/t...%20Nobreak.pdf

  4. #4

    Padrão Re: Qual Nobreak Usar?

    ACHO que quem tem acesso via rede é a linha MS da Lacerda, lacerdasistemas.com.br , não é barato mas o acabamento e componentes são excelentes, só ví 1 então não posso falar em durabilidade.

  5. #5

    Padrão Re: Qual Nobreak Usar?

    Qual o tipo de nobreak ideal para segurar um servidor intel pentiun 4 com hd de 80gb, modem e switch por, pelo menos, 40 minutos?

  6. #6

    Padrão Re: Qual Nobreak Usar?

    Depende, P4 HT tem de até 130W em full e 50W em idle, e P4 socket 478 tem de 45W em full e 25W em idle. HD tem de 10 até 15W em full, modens variam de 4 a 10W, switch com 2 ou 3 portas em uso gasta bem menos que switch com 20 portas em uso...

    Mas enfim, vamos pela media de um P4 com 4 HD's gastando uns 100W, um modem gastando 5W, e o switch uns 10W, isso dá 115W, ou pelo FP medio de 0,5 das fontes desses aparelhos, 230VA, que pelo rendimento típico dos inversores de 80% dá 24Ah de consumo em 12V ou 12Ah em 24V (Se for nobreak 24V)

    Acredito que vale mais a pena um nobreak de 600VA com uma bateria externa automotiva ou estacionária, até existem baterias de gel de 12Ah pra usar um par, mas se quer "só" 40 minutos pode usar 3 baterias gel 12V 7Ah paralelas, se o consumo ficar em 115W deve durar 40 minutos (Porque em descarga alta essas baterias não entregam 7Ah, mas sim algo como no maximo 5,5Ah numa hora (São baterias C10, capacidade pra descarga em 10 horas), por precaução 4 baterias 12V 7Ah se quiser, hoje pago R$ 34 por bateria, e R$ 280 o nobreak 600VA mais em conta com bat. externa (Não esqueça de colocar a bateria interna na conta, se usar nobreak comum)
    (Baterias de gel são beeeem mais baratas que baterias estacionárias, de 45Ah por exemplo)

    Já se quer algo mais profissional, nobreaks senoidais tem de varias capacidades, você que escolhe o nível e preço a pagar.

    Nobreak de 1,4KVA tem 2 bat. de 7Ah, uso 2 P4 Northwood, 3 RB450/RB750, nem sei quantos switches, e dura meia hora. Tem quem prefira isso pelo preço e simplicidade na instalação (Sem bat. externa nem nada pra se preocupar).

  7. #7

    Padrão Re: Qual Nobreak Usar?

    de uma olhada neste site: https://www.alerta24h.com.br/
    É um sistema da sms, que monitora os no-breaks deles e te avisa por email, mas nunca usei, não posso te falar se funciona ou não.

  8. #8

    Padrão Re: Qual Nobreak Usar?

    Já acessei este site, mandei a mesma pergunta para eles porém não me deram nenhuma resposta até agora, e no site não tem nenhum telefone de contato.

  9. #9

    Padrão Re: Qual Nobreak Usar?

    Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    Já acessei este site, mandei a mesma pergunta para eles porém não me deram nenhuma resposta até agora, e no site não tem nenhum telefone de contato.
    Como eu disse, o sistema é da SMS, creio q no sac deles vc obtenha alguma informação: (11)4075-7069

  10. #10
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Qual Nobreak Usar?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post

    hoje pago R$ 34 por bateria, e R$ 280 o nobreak 600VA mais em conta com bat. externa
    Rubem que tipo de bateria é essa que vc paga esse valor ?

    Onde você compra ?

    Poderia me indicar ?

    Abraços.

  11. #11

    Padrão Re: Qual Nobreak Usar?

    Obrigado, amigo Rubem... ajudou a clarear as idéias. Quanto a marca, alguém conhece e sabe dizer alguma coisa sobre a qualidade dos nb da marca NHS?

    NHS - Nobreaks e Estabilizadores

    Abraço.

  12. #12

    Padrão Re: Qual Nobreak Usar?

    Olá Poemander,

    Trabalho com nobreaks da NHS ha mais de 10 anos, para mim existem 2 nobreak que são muito bons: NHS ou APC.
    No final das contas sempre prefiro os NHS, pois como a fábrica fica em Curitiba/PR, e temos 2 assistências técnicas autorizadas em minha cidade, fica mais fácil e barata a manutenção.
    A respeito da pergunta do colega a respeito do gerenciamento dos nobreak pelo ROS, existe alguma coisa implementada já, mas tudo o que já ví é referente aos nobreak´s da APC, pois é uma marca mundialmente conhecida, e muito utilizada fora do Brasil. Até agora não achei nada referente ao NHS, e inclusive está na minha enorme lista de tarefas estudar alguma coisa sobre a integração dos nobreak´s NHS com o ROS, pois tenho um canal de comunicação muito bom com a NHS, sou revenda autorizada.
    Se você quiser dar uma olhada em alguma coisa dessa comunicação entre o ROS e os nobreak´s da APC, visite o link abaixo:

    Manual:System/UPS - MikroTik Wiki

    Um grande abraço,

  13. #13

    Padrão Re: Qual Nobreak Usar?

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Rubem que tipo de bateria é essa que vc paga esse valor ?

    Onde você compra ?

    Poderia me indicar ?

    Abraços.

    Bateria 12V 7Ah Unipower R$ 34 no distribuidor do meu estado ( macrodistribuidora.com.br , tem Multitoc também mas desrecomendo totalmente)

    Antigamente comprava na sta-eletronica.com.br mas está um pouco mais caro e por estarem em estado diferente do meu pago mais frete e imposto, mas eles tinham bateria 12V 12Ah na casa dos R$ 50.

    Quem vende Unipower é a Unicoba, que é o distribuidor oficial da TPLink no brasil, talvez as lojas de wireless cadastradas na unicoba consigam baterias de 12Ah ou 18Ah mais em conta, porque a sta-eletronica está com pouca variedade de estoque ultimamente.

    E o nobreak, falei errado, é o de 700VA da SMS com entrada pra bat. externa, o último paguei R$ 280, não lembro o distribuidor, aldo.com.br, alcateia.com.br, allnations.com.br, oderco.com.br ...

    (Claro que esse negocio de bat. pequena em paralelo é pra coisa pequena tipo 14 ou 21Ah, porque se subir pra 60 ou 70Ah, deixa de valer a pena, vide:
    Baterias Estacion )

  14. #14

    Padrão Re: Qual Nobreak Usar?

    Uma conta simples que me ensinaram. Pegue a potência máxima da fonte e divida pela eficiência da mesma, sai o valor em Watts do no-break. Adicione uma margem de segurança, arredondamento e chute um pouco mais.

    Exemplo no meu caso:
    Fonte Aerocool E80-700W, eficiência de 80%
    700/0,80=875W, chutando mais uma margem de exagero, porque vou ligar outras coisas no nobreak, posso arredondar ai de olho para 1KW, 1,5KW e depois colocar baterias externas.

    O cálculo não deve ser feito com a fonte em full load, e sim com o que ela pode oferecer em full load.

    Se estiver usando pouca carga da fonte, o no-break tem maior autonomia, mas se precisar usar em 100%, o no-break aguenta entregar a energia.

    Procurem fontes de qualidade e de alta eficiência, pois vocês economizam na conta de luz e pagam a diferença do preço da fonte com essa economia.

  15. #15

    Padrão Re: Qual Nobreak Usar?

    Potencia que a fonte é capaz de entregar não ajuda em nada em nenhuma conta.

    Se usar uma fonte dessa de 700W, num P4 socket 478 de 2,66GHz, com apenas 1 HD, terá uns 90W de consumo em full, e nunca 700W.
    Já se usar um P4 socket 775 de 2,66GHz o consumo do conjunto similar, com a mesma fonte de 700W, sobe pra 110W em full.
    E por fim, se usar um P4 HT socket 775 de 3,6GHz o consumo desse conjunto sobe pra 190W, nessa mesma fonte de 700W.
    Nesses 3 exemplos se a fonte usada for de 200W, 300W, 600W, 700W, ou uma gamer de 1400W, o consumo será de 90, 110 e 190W (Pequenas diferenças devido ao rendimento).

    Vale lembrar que as fontes tem o melhor rendimento cor carga entre 20 e 80% de sua capacidade maxima, ou seja, numa fonte de 700W o melhor rendimento se obtem com consumo entre 140 e 560W. Algumas fontes de 560W tem selo 80plus (Mínimo de 80% de rendimento com 20 a 80% de carga), mas com consumos tipo 25W, que um Atom e um HD 2,5" teriam, o rendimento dessa fonte pode ser ridículos 55%.

    Nem sempre fonte de alta potencia ajuda em alguma coisa.