Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Pessoal,

    Alguém poderia me informar como faço ou qual comando para enviar um sinal pela porta serial de uma RB433?
    Tem como enviar sinal também pela porta USB?

    Grato.

  2. #2

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Olá fredericoafd,

    Não entendi muito bem a sua questão, poderia explaná-la melhor, qual a finalidade disso ???

    Um grande abraço,

  3. #3

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Caro michaelbr, irei montar um circuito que irá rebootar os equipamentos em uma torre, e preciso de um comando que faça a porta serial enviar um pulso de pelo menos 25mA em um dos pinos para ativar esse circuito, entende?

  4. #4

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Entendi, interessante.
    Mas ainda continua a minha dúvida, qual seria a aplicação disso na prática ???
    Desculpe a minha curiosidade, se não puder responder não tem problema.
    A respeito de sua pergunta, realmente não tenho esse tipo de informações, e realmente acredito que você não terá muitas informações a respeito na internet, a não ser que você contacte diretamente o pessoal da Mikrotik, pode tentar o fórum oficial talvez, no endereço MikroTik RouterOS • Index page.
    As únicas informações que encontrei a respeito da serial, informações oficiais, pelo menos, estão no endereço Manual:System/Serial Console - MikroTik Wiki, mas não tem haver muito com a sua dúvida.
    Outro caminho, como eu não sei mais detalhes de seu projeto, você pode procurar informações a respeito do programa da Mikrotik chamado "Made for Mikrotik", que são produtos e integrados de soluções específicas para os produtos da Mikrotik, acredito que os caras cadastrados nesse programa devem ter um tipo de suporte diferenciado por parte da Mikrotik.
    Maiores informações de detalhes sobre o programa podem ser obtidas pelo endereço: MikroTik Routers and Wireless.
    Um grande abraço,

  5. #5

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Seguinte, supomos que um switch ou algum rádio em minha torre trave, ao invés de eu ir à torre para simplesmente desligar e religar os equipamentos, eu faço isso do meu escritório. Mas valew pela dica, vamos esperar se mais alguém pode nos ajudar nessa empreitada...

  6. #6

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Cara, você pode monitorar o pino de TX da serial, e quando ele mudar de estado x vezes, disparar o teu comando. Um jeito bem fácil de fazer seria usar um microcontrolador fraquinho mesmo, já queo importante é só a porta serial. Daí você faria o router enviar tipo, uma palavra código pro microcontrolador, que ativaria seus relês ou coisa semelhante.
    Mas não considere corrente, porque as portas seriais tem limitações. Mais fácil e garantido usar ela só pra comunicar, ou na pior das hipóteses chavear um transistor que esse sim irá gerar o pulso pro seu circuito.

  7. #7

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Bom dia

    Amigo estava pensando nisso a um bom tempo já...
    Esta pensando em criar uma placa com relé e suporte a TCP/IP, e ligar a Fase da torre nesta placa, claro uma placa muito simples apenas com um microprocessador(PIC) com suporte a TCP/IP, mas um comando por ser por telnet mesmo, o que este comando faria
    abriria meu contato do Relé que é um NF(normalmente fechado)..
    Mas isso esta em projeto, sei também que ja tem equipamentos que faz isso, mas eu queria elaborar algo mais barato.....

  8. #8

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Bom amigo ,vi seu post e tbm me interessei pelo projeto, então dando uma lida rápida no que outro amigo postou e consegui fazer oque vc precisa.Segue o video mostrando que funciona.Fiz um video rapido mostrando como funciona é bem simples.
    Haa o cabo que usei foi que é mostrado na figura 2 do WIKI (Out somente na porta 2 e o resto e Loop).E oque copiei do Bloco de notas foi uma sequencia de 0.

    Segue o video e qualquer duvida estarei por aqui mais tarde,fuii pq pressa aqui é mato.


  9. #9

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Haa esqueci uma coisa ,não pude medir a corrente ,mas creio que ja é o bastante para exitar a base de um transistor ou um gate de FET.

  10. #10
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Aqui usamos algo diferente, tem um aparelho que vai um chip de celular, que é usado para desligar alimentação de carro caso ele seja roubado.

    Quando algum equipamento da torre trava, ligamos para tal numero, damos o comando pelas teclas do celular ai ele desliga, outro comando ele liga.

    O aparelho é parecido com esse aqui.

    Isso com algumas modificaçoes para fazermos o que queremos.


    Abraços.

  11. #11

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Bom dia

    Pois é amigo mas o problema que temos torres e repetidoras onde nem celular pega,... Mas também é uma boa idéia

  12. #12
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Citação Postado originalmente por leonardolinux Ver Post
    Bom dia

    Pois é amigo mas o problema que temos torres e repetidoras onde nem celular pega,... Mas também é uma boa idéia
    Certo, nesse caso poderia usar uma regua watchdog, que faria o serviço sem precisar ninguem mexer.

    So que essa nunca usei.

    Abraços

  13. #13

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Olá colegas,

    Agora entendi a aplicação desta solução, a qual o colega que iniciou o tópico tinha se referido.
    A respeito dessas aplicações, existem já no mercado diversas soluções, inclusive já usei diversas, e uma das primeiras que utilizei é uma solução da Cianet, o CTS2111 (Watchdog - Produtos - CIANET Networking), mas tive alguns problemas com o equipamento, que na realidade em algumas situações ele mesmo trava e perdíamos a comunicação com o mesmo, até enviamos os equipamentos para o pessoal da Cianet fazer alguns testes mas não conseguimos chegar a uma solução.
    Depois disso, começamos a nos utilizar da função Watchdog, que é presente na maioria dos equipamentos que utilizam-se em torres, e com isso resolvemos a maioria de nossos problemas, só nos faltava uma solução barata na aplicação de switch em algumas torres e pontos de retransmissão, para isso, em um primeiro momento, trocamos os switch´s por marcas e modelos melhores, o que resolveu 80% dos problemas, mas ainda faltava um gerenciamento remoto, como um reset remoto, por exemplo.
    Foi no final do ano passado que ficamos sabendo do lançamento previsto de uma solução da própria Mikrotik, que acreditavamos que seria a solução definitiva de nossos problemas, e realmente foi.
    A solução para estes tipos de problemas se chama RB/750UP (RouterBoard.com : RB750UP), uma RB/750, dotada de 4 portas POE, que eu posso remotamente desligar ou ligar o fornecimento de energia dos equipamentos ligados nela. Efetuamos diversos testes em bancada e se portou muito bem, e já estamos utilizando a alguns dias em diversos pontos de retransmissão e até agora está 100%.
    Um grande abraço a todos,

  14. #14

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Citação Postado originalmente por michaelbr Ver Post
    Olá colegas,

    Agora entendi a aplicação desta solução, a qual o colega que iniciou o tópico tinha se referido.
    A respeito dessas aplicações, existem já no mercado diversas soluções, inclusive já usei diversas, e uma das primeiras que utilizei é uma solução da Cianet, o CTS2111 (Watchdog - Produtos - CIANET Networking), mas tive alguns problemas com o equipamento, que na realidade em algumas situações ele mesmo trava e perdíamos a comunicação com o mesmo, até enviamos os equipamentos para o pessoal da Cianet fazer alguns testes mas não conseguimos chegar a uma solução.
    Depois disso, começamos a nos utilizar da função Watchdog, que é presente na maioria dos equipamentos que utilizam-se em torres, e com isso resolvemos a maioria de nossos problemas, só nos faltava uma solução barata na aplicação de switch em algumas torres e pontos de retransmissão, para isso, em um primeiro momento, trocamos os switch´s por marcas e modelos melhores, o que resolveu 80% dos problemas, mas ainda faltava um gerenciamento remoto, como um reset remoto, por exemplo.
    Foi no final do ano passado que ficamos sabendo do lançamento previsto de uma solução da própria Mikrotik, que acreditavamos que seria a solução definitiva de nossos problemas, e realmente foi.
    A solução para estes tipos de problemas se chama RB/750UP (RouterBoard.com : RB750UP), uma RB/750, dotada de 4 portas POE, que eu posso remotamente desligar ou ligar o fornecimento de energia dos equipamentos ligados nela. Efetuamos diversos testes em bancada e se portou muito bem, e já estamos utilizando a alguns dias em diversos pontos de retransmissão e até agora está 100%.
    Um grande abraço a todos,
    Boa tarde michaelbr, muito obrigado pela informações foram muito uteis....valew cara

  15. #15

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Amigo, é isso mesmo, mas como mandar esses comandos pela porta serial??


    Citação Postado originalmente por rogfanther Ver Post
    Cara, você pode monitorar o pino de TX da serial, e quando ele mudar de estado x vezes, disparar o teu comando. Um jeito bem fácil de fazer seria usar um microcontrolador fraquinho mesmo, já queo importante é só a porta serial. Daí você faria o router enviar tipo, uma palavra código pro microcontrolador, que ativaria seus relês ou coisa semelhante.
    Mas não considere corrente, porque as portas seriais tem limitações. Mais fácil e garantido usar ela só pra comunicar, ou na pior das hipóteses chavear um transistor que esse sim irá gerar o pulso pro seu circuito.

  16. #16

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Bem, daí é necessário escrever um programa ou script, que seja ativado pela interface web e mande os caracteres pra porta serial. Eu não consegui ver no video que o colega postou aí em cima como ele fez, e no momento não tenho nenhuma rb aqui comigo pra testar. Mas pode ser um script bem simples, dando cat de um outro arquivo pro device da porta serial.

  17. #17

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    No vídeo eu simplesmente estou monitorando o pino 2 da RB com o multímetro e mandei abrir a comunicação com a porta serial(/system serial-terminal serial0 ). Depois disso copiei uma sequencia de zeros que também pode ser outros carácteres (cada caractere gera uma DDP diferente) então colei no terminal.

  18. #18

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Citação Postado originalmente por francisconeto Ver Post
    Bom amigo ,vi seu post e tbm me interessei pelo projeto, então dando uma lida rápida no que outro amigo postou e consegui fazer oque vc precisa.Segue o video mostrando que funciona.Fiz um video rapido mostrando como funciona é bem simples.
    Haa o cabo que usei foi que é mostrado na figura 2 do WIKI (Out somente na porta 2 e o resto e Loop).E oque copiei do Bloco de notas foi uma sequencia de 0.

    Segue o video e qualquer duvida estarei por aqui mais tarde,fuii pq pressa aqui é mato.


    Amigo, Muito obrigado pela dica, irei testar aqui. Valew...

  19. #19

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Amigo, tentei aqui mas não consegui, quando acesso a porta pelo terminal"/system serial-terminal serial0", ele diz que a porta já está sendo utilizada, então eu desabilito ela via winbox e entro com o comando novamente via terminal, mas também nhão dpá certo... qual o comando vc usa para enviar aquele monte de "0" para a porta serial? Tem mais alguma coisa?

  20. #20

    Padrão Re: Como enviar comandos pela porta Serial do Mikrotik

    Estou atrás dessa solução para desenvolver um circuito para essa finalidade.

    Para não acusar que está em uso a serial precisa digitar.

    /system console disable 0

    Depois digitar uma sequencia de zeros ( 0 ) no notepad por exemplo e colocar no terminal ai a tensão vai se alternar.
    0000000000000000000000000000000000000000000000000000
    0000000000000000000000000000000000000000000000000000
    0000000000000000000000000000000000000000000000000000
    0000000000000000000000000000000000000000000000000000

    Agora seria como transformar isso em um script para quando falhar o ping ele acionar.


    At, Wagner