Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    Olá meus amigos, sabios, e magos e gurus dos link sem visada!
    Gostaria de tirar algumas duvidas sobre o link 900 Mhz, pois no curso de elétrica aprendemos que as ondas possui algumas carateristas peculiares em cada Freqüência,no caso as ondas de 900 Mhz sofrem uma deformação, e a possibilidade de contornar obstáculos, ou dependendo da constituição do material atravessa-los, é justamente por isso que uma antena de grade, se comporta em absorvição das ondas igual a um prato solido, " segundo o livro SIMON HAYKIN, SISTEMAS MODERNOS DE COMUNICAÇOES WIRELESS - SIMON HAYKIN, MICHAEL MOHER - Google Livros, a problemática seria. Se eu tenho um morro com H metros, duas antenas A e B fechando o link, em hipótese alguma é possível visualizar as antenas, para complicar mais ainda no topo do morro tem uma Igreja, e sei que a torre é toda feita de tijolos, na outra extremidade é possível ver a torre, seria como se estivéssemos olhando de baixo para cima, pois na extremidade onde irá receber o link o terreno é mais elevado, se tivesse que construir uma torre para colocar o equipamento na Ponta A, esta torre teria que ter 250 metros, o que inviabiliza um ptp, se apontar um 900 Mhz, na sabendo que ela esta -+ na reta, ainda assim é possível atravessar o obstaculo?

    qual equipamento usar? quanto que conseguirei passar? e por fim em períodos de chuvas este link sofre ou não sofre percas praticas? pergunta para os mestres.. e gurus do 900Mhz

  2. #2

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    Kra, não sei qual vai ser sua demanda de banda, eu tenho aqui um cliente em uma mineradora, minha torre mais próxima tem 10km sem visada nenhuma, fechei um link pra ele de 1MB que é a velocidade que ele escolheu assinar em 900mhz funcina normalmente e até hj não tive nenhum problema. Utilizei duas RB411, 02 Cartões XR9 e duas antenas Hyperlink 900Mhz.

  3. #3
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    Citação Postado originalmente por rafsantos Ver Post
    Kra, não sei qual vai ser sua demanda de banda, eu tenho aqui um cliente em uma mineradora, minha torre mais próxima tem 10km sem visada nenhuma, fechei um link pra ele de 1MB que é a velocidade que ele escolheu assinar em 900mhz funcina normalmente e até hj não tive nenhum problema. Utilizei duas RB411, 02 Cartões XR5 e duas antenas Hyperlink 900Mhz.

    cartao xr5 em antenas de 900????

  4. #4
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    tenho clientes aqui tbm em 900, sem visada, da de vende 1mb tranquilo, eu uso nanobridgeM9 com antenas externas da aquario, abraços

  5. #5

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    Perdão coloquei o modelo errado...XR9

  6. #6

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    Citação Postado originalmente por rafsantos Ver Post
    Perdão coloquei o modelo errado...XR9
    E ai Rafael, blz, novidade encontrar vc por aqui rsrsrsr.

    Somente tomem cuidado em usar 900mhz em areas urbanas, as operadoras de celular usam essa frequencia e, apenas alguns canais são livres, ja ouvi falar de muita gente sendo processadas pelas operadoras por usar tal frequencia.
    Lembrando que o caso que o Rafael citou, (trabalhamos na mesma empresa, porem em cidades distantes) o link vai até a metade do caminho, que tem visada perfeita, em 5.8ghz e só depois, no enlace final e em area totalmente rural, onde não foi mais possivel a visada, foi montada uma repetidora usando os xr9 (900mhz)

  7. #7

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    Na verdade, elas usam todo o spectro 800, e somente alguns canais do 900Mhz.

  8. #8

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    Citação Postado originalmente por rafsantos Ver Post
    Kra, não sei qual vai ser sua demanda de banda, eu tenho aqui um cliente em uma mineradora, minha torre mais próxima tem 10km sem visada nenhuma, fechei um link pra ele de 1MB que é a velocidade que ele escolheu assinar em 900mhz funcina normalmente e até hj não tive nenhum problema. Utilizei duas RB411, 02 Cartões XR9 e duas antenas Hyperlink 900Mhz.
    este 1Mb seria full? aqui teria que passar minimo 2 Mb. media de 2,5 e maximo 5Mb. Menos que 2 seria inviavel.

    Ponto A

    Lat -19.765192
    lon -44.130640
    elev 884m

    Ponto B

    Lat -19.784454
    Lon -44.117159
    elev 910 m




    Estas seriam as minhas coordenadas. Tentei usar o Ligowave, mas já se faz dois dias que criei uma conta e até agora não foi ativada. Vai entender. Será que passa? pelomenos 1Mb?Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         LIGOWAVE.jpg
Visualizações:	188
Tamanho: 	29,6 KB
ID:      	32570


    Fiz a analise no ligowave, este foi o grafico gerado, acho que alimentei os dados de forma errada, não sei, coloquei a antena PTP 900N também tem a opção PTP 900 13, ACHEI o grafico muito estranho, mas os mestres, magos, e gurus do 900 Mhz, poderiam me ajudar ai?
    Última edição por biohazzard; 19-01-2012 às 19:02. Razão: fiz um grafico para analise,

  9. #9

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    Boa noite, kra tem como vc mandar as coordenadas no formato Graus,minutos e segundos. Não achei um jeito de converter (nem sei se existe jeito) para que eu possa colocar aqui no programa.

  10. #10

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    Opa!! tranquilo, convertir aqui, é por que eu uso o linkplanner da Motorola, mas com ele so consigo calcular link de 2.4.......5.8...até 30GHz. E ele usa a anotação Graus decimais.

    Ai esta as coordenadas.
    Anotação em Graus, minutos e segundos.

    Ponto A
    19º45'53.66"S
    44º07'51.51"O

    Ponto B
    19º47'03.96"S
    44º07'01.45"O


    Este ponto c aqui na verdade seria, o ponto A, pois se este ponto aqui der, não terei que pagar aluguel de localidade, poderei dar manutenção a qualquer hora. Como ele fica em um ponto mais baixo, acho muito pouco provavel que ele passe. Mas seria muito mais interessante que o ponto A, atual.
    Ponto "C"
    19º45'55.09"S
    44º07'55.37"O
    Última edição por biohazzard; 19-01-2012 às 23:38. Razão: erro de digitação.

  11. #11

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    Kra coloquei as coordenas que vc passou aqui no programa utilizando a frequencia de 900mhz me deu esses dados, e pelo que pesquisei (tb perguntei para outros usuarios dessa frequencia) a resposta que obtive foi a de que nessas condições vc conseguira passar a banda que vc deseja, tanto utilizando o ponto A como o ponto C para fechar seu enlace.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TorreA-B.jpg
Visualizações:	182
Tamanho: 	47,0 KB
ID:      	32580

  12. #12

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    Valeu rafsantos, fui na Anatel ontem, aqui em Minas Gerais, pois um colega me informou que a Anatel não permite PTP em cidade com a frequencia em 900 Mhz, mas tenho que tirar o link da cidade e enviar para esta comunidade, Perguntei para ele.
    - Como posso então retirar o link.
    Fui lá, responderão que não tem nada a ver.
    Você poderia me indicar quais equipametos usar aqui? Estava pensando em um par de Rocket M900, mas estava vendo o pessoal comentar do cartão SR9. E qual antena usar?

  13. #13

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    Pela minha experiência, acho que não vai funcionar.

  14. #14

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    Será que Nbm9 M900 900mhz passsa alguma coisa neste link? Ou só Rocket mesmo, com uma yagi de 17 da Algcom?

  15. #15

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    Kra no meu aqui com 10km utilizo 02RB411 com cartões XR9 e antenas Hyperlink Direcional de Grade HG915G-NF, vou ver aqui se acho as coordenadas pra vc ver como é o terreno.

  16. #16

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    tranquilo..

  17. #17

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    Aqui fiz o grafico com as coordenadas do meu PTP de 900mhz.
    no Primeiro ponto tenho uma torre de 27m.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTPGran-Mineradora.jpg
Visualizações:	207
Tamanho: 	47,2 KB
ID:      	32603

  18. #18
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Valeu rafsantos, fui na Anatel ontem, aqui em Minas Gerais, pois um colega me informou que a Anatel não permite PTP em cidade com a frequencia em 900 Mhz, mas tenho que tirar o link da cidade e enviar para esta comunidade, Perguntei para ele.
    - Como posso então retirar o link.
    Fui lá, responderão que não tem nada a ver.
    Você poderia me indicar quais equipametos usar aqui? Estava pensando em um par de Rocket M900, mas estava vendo o pessoal comentar do cartão SR9. E qual antena usar?
    Amigo , pra 900mhz tens duas opções que fecham enlaces NLOS (semvisada).
    1- sr9 +RB de sua escolha + Antena Yagi de no minimo 14dbi (tem varias marcas no Mercado.).

    2- O conhecido radio rocketm900 com 02 antenas yagi em cada lado do link, uma na VERTICAL E outra na HORIZONTAL. Porem esta configuração fica um pouco mais elevado o custo devido ao uso de 4 antenas. em compensação a qualidade fica melhor.

    Qualquer dúvida entre em contato.
    Abraço.

  19. #19

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    Ola leandrolopeswifi, venho acompanhando os seus post, e fico feliz em saber que aqui no forum tem profissionais, como vc e rafsantos e muito outros, dispostos a tirar uma duvida que é tão recorrente, na frequencia 900Mhz, talvez seja justamente pela complexidade que cada PTP proporciona, muitas vezes sendo impossivel de se afirmar se passa ou não, mas com o vasto conhecimento gerado por quem já teve estes problemas, quem ainda não fechou um link PTP NLOS critico, treme nas bases antes de iniciar o projeto. Sou analista de sistema, de formação e o que eu sempre aplico em tudo é metodologia de gerencia de projetos, muitas vezes compensa muito mais se investir em pesquisa, e buscar sanar os possiveis problemas em simuladores, do que ir direto para uma aplicação.

    Havia pensado em usar alguma antena de grade, cheguei a realizar varios teste até mesmo de campo para ver se passava alguma coisa e nada.

    Esta solução me parece a mais interessante, e já ia adquiri um par de yagi, mas com a sua brilhante dica, vou ver a possibilidade de comprar 4.
    "O conhecido radio rocketm900 com 02 antenas yagi em cada lado do link, uma na VERTICAL E outra na HORIZONTAL. Porem esta configuração fica um pouco mais elevado o custo devido ao uso de 4 antenas. em compensação a qualidade fica melhor."

    Com isto o Airmax vai ficar ativado, é esta a ideia, ao se colocar um par de antena em cada Rocket?

    Canal 922 em 5Mhz, ou 10Mhz qual vc recomenda.

  20. #20
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: 900 Mhz sem Visada Total. Fecha ou não?

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Ola leandrolopeswifi, venho acompanhando os seus post, e fico feliz em saber que aqui no forum tem profissionais, como vc e rafsantos e muito outros, dispostos a tirar uma duvida que é tão recorrente, na frequencia 900Mhz, talvez seja justamente pela complexidade que cada PTP proporciona, muitas vezes sendo impossivel de se afirmar se passa ou não, mas com o vasto conhecimento gerado por quem já teve estes problemas, quem ainda não fechou um link PTP NLOS critico, treme nas bases antes de iniciar o projeto. Sou analista de sistema, de formação e o que eu sempre aplico em tudo é metodologia de gerencia de projetos, muitas vezes compensa muito mais se investir em pesquisa, e buscar sanar os possiveis problemas em simuladores, do que ir direto para uma aplicação.

    Havia pensado em usar alguma antena de grade, cheguei a realizar varios teste até mesmo de campo para ver se passava alguma coisa e nada.

    Esta solução me parece a mais interessante, e já ia adquiri um par de yagi, mas com a sua brilhante dica, vou ver a possibilidade de comprar 4.
    "O conhecido radio rocketm900 com 02 antenas yagi em cada lado do link, uma na VERTICAL E outra na HORIZONTAL. Porem esta configuração fica um pouco mais elevado o custo devido ao uso de 4 antenas. em compensação a qualidade fica melhor."

    Com isto o Airmax vai ficar ativado, é esta a ideia, ao se colocar um par de antena em cada Rocket?

    Canal 922 em 5Mhz, ou 10Mhz qual vc recomenda.
    Estou sempre à disposição de quem precisar de ajuda séria e funcional.
    Agradeço as palavras do amigo.
    Quanto a sua dúvida, sim, utilizando dois pares, corretamente instalados e alinhados, o link pode utilizar o Airmax , presente neste modelo de rádio.
    Canal somente 922mhz em 5mhz para linha de NLOS entre 10 a 30% e 10mhz para NLOS de 40 a 70%.
    Com projeto e estudo sério de N fatores presentes em um enlace ponto a ponto nesta frequência, você terá 100% de exito.
    Abraço.