+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual equipamento.

    Salva galera.
    Galera to com um problema aqui complicado até, estou desde do fim de dezembro procurando a solução no forum e infelizmente não consegui encontrar.
    Preciso montar um novo POP, até ai tudo bem, nos meus dois outros POP eu tenho 4 Bullet 2 com setorial da Aquario e estão funcionando muito bem faz tempo que não dou reset neles. Mas este novo POP é em um lugar muito mais populoso que os outros dois portanto eu pensei em colocar nesta nova torre Rocket M5 com BaseStation 20dBi 90º, mas o problema é que os equipamento para clientes ficam com o preço bem salgado tanto com nano ou bullet, então pensei em ir para linha M2 da Ubiquiti mas ai me veio a duvida.
    E a relação custo beneficio desdes equipamento, por que pelo que andei lendo com o rocket m5 conseguiria segurar uns segurar uns 60-80 usuários conectado já que vou disponibilizar link's baixos de 128-256 kbps nesse pop (isso claro se todos ficarem com sinal bom para um não matar o outro), ja com a linha m2 teria que usar bullet m2 e pelo que andei lendo não seguraria muitos simultâneos coisa de 30-40 ou seja ia perde a metade.
    Ai fica a duvida compensa usar rocket M5 ou a tecnologia M2 mesmo tento menos clientes por POP.
    Se o rocket m5 compensa qual equipamento usar na outra ponto (cliente).

    Desde já agradeço

  2. #2

    Padrão Re: Qual equipamento.

    Bom não sei como é a sua região, eu iria sugerir fazer pequenos pops, mas pelo jeito vc não quer ou não pode gastar. Se vc tiver num ponto legal da cidade, monta logo uma boa estrutura em 5.8, ou faz em 2.4, quando vc tiver com clientes suficientes dá um upgrade na torre com equiptos em 5.8 e mantem os de 2.4. Usa tudo ubiquiti.

  3. #3

    Padrão Re: Qual equipamento.

    Legal onnet, mas e a questão do valor do radio cliente em 5.8 um nano m5 no caso não acha muito salgado o valor dele não.

  4. #4

    Padrão Re: Qual equipamento.

    Hoje os equiptos em 5.8,estão com quase os mesmo valores dos de 2.4, a diferença é bem pouca, dependendo do fornecedor vc encontra até mais barato. O gasto inicial é meio alto mesmo, mas depois o que se ganha em tranquilidade e confiabilidade....

  5. #5

    Padrão Re: Qual equipamento.

    Vc pode:

    Rede 2.4 com rocket m2+basestation = nos clientes usar equipamentos mimo que fica show de bola.
    Nano loco media de 129,00 a 149,00
    Airgrid m2 media de 160,00 a 196,00

    Rede 5.8 com rocke m5 + basestation = Kit cliente um pouco mais caro, porem maior a facilidade para encontrar. "ubnt"
    Nano loco m5 media de 169,00 a 200,00
    Aigrid m5 23dbi media de 189,00 a 210,00

    Eu iria se 5.8 pela facilidade em encontrar equipamento e para cliente 2.4 "da concorencia" mete uma omni e vai adequando conforme a demanda

  6. #6

    Padrão Re: Qual equipamento.

    É realmente pelos valores passados está bem acessivel o 5.8.
    Alguem sabe se o rocket tanto o 2.4 com o 5.8 sem ativar o airmax segura a mesma quantidade de clientes ou não consegue segurar pq vou desabilitar o protocolo que faz ele trafegar os 300 mbps informado pelo fabricante. digo desabilitar pois ai conseguiria utilizar clientes de outras marcas não somente ubiquiti, eu gostaria de utilizar somente ubiquiti mesmo mas sabem como são os clientes né sempre tem que dar uma opção diferente pra eles poderem "escolher".