Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Power Bridge M10 PBM10

    esse power m10 .. nao eh homologado no brasil... se a operadora esta exigindo radio licenciado.. vai ter que morrer os 20.000 mesmo

  2. #22

    Padrão Re: Power Bridge M10 PBM10

    Opa boa tarde alexandrecorrea

    Obrigado pela resposta
    O estranho é que confirmei com o distribuidor ubiquiti autorizado hoje que me passou um prazo de 45 dias para este equipamento estar sendo comercializado por eles aqui no Brasil.
    Mas acabei de perguntar para ele se o equipamento vai estar homologado até lá.

    Valeu

  3. #23

    Padrão Re: Power Bridge M10 PBM10

    essa frequencia no brasil nao pode ser utilizada !! a frequencia de 10Ghz foi ou irá a leilão...nao eh uma banda ISM !!


    dependendo da DISTANCIA, voce pode tentar achar os radios novos da ubiquiti em 24ghz, AirFiber (veja no site deles).

    sao muito superiores aos power bridge 10.. porem pela frequencia, a distancia maxima deve ser algo em 10~14 km !!


    existem tambem os RadWin 2000c que passam a banda que voce precisa, em 5.8 e sao excelentes.. custam na faixa de 9.000 reais o enlace (par com antenas integradas). ja vi links de 94km com eles ... funcionando 100%

  4. #24

    Padrão Re: Power Bridge M10 PBM10

    Opa alexandre

    Esta dica foi boa.
    A minha sorte é que vou retirar o link da telebras a 8,73km da minha torre então estes air fiber vão ser interessantes vou dar uma pessquisada por aqui.
    As 24GHZ podem ser frequencias licenciadas ?


    Abraço

  5. #25

    Padrão Re: Power Bridge M10 PBM10

    em 24 ghz (vinte e quatro) !!

    pode usar sem licença, eh ISM veja aqui (Engenheiro Marcos Centeno Hemann) tem explicação

  6. #26
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Power Bridge M10 PBM10

    Citação Postado originalmente por jeanfrank Ver Post
    Opa bom dia pkmc

    Estou num projeto aqui pra retirar um link de internet diretamente da operadora, só que eles tem uma exigencia que o link seja feito com frequencia licenciada, andei pesquisando uns radios digitais e estão muito caros valores médios de R$ 13,000,00 a R$ 17,000,00 o par com antena de 60cm fora serviço de instalação e projeto na anatel, ai pesquisando cheguei a este radio o PowerBridgeM10, como vc já teve a oportunidade de usalo gostaria de sua opinião. Se posso passar 50 megas full duplex por eles ?
    Os caras falam muito em processamento e etc.
    Este detalhe da ocilação que vc fala em relação a chuva seria ?
    O sinal fica ruin ou chega a cair mesmo o sinal ?

    Obrigado pela ajuda
    Leve muito em conta o seguinte parâmetro, quanto maior a frequência maior a banda, mas tambem maior a sucetibilidade a problemas por visada.
    No caso a chuva atrapalha dependendo da intensidade, mas o meu nunca caiu !
    Adistância tambem é um problema pois ele não vai muito longe não, então depende a quantos KM quer usar !

  7. #27

    Padrão Re: Power Bridge M10 PBM10

    Olá Pessoal, Alguém está utilizando a PBM10???

  8. #28

    Padrão Re: Power Bridge M10 PBM10

    Galera,

    acho que para isto serve os cursos de certificação da Ubiquiti, pois além de ter seu nome com a marca você está capacitado a dimensionar um enlace corretamente, segundo o próprio fabricante. Eu farei a minha certificação este mês, assim como outros colegas, já sou certificado em outras marcas e sempre dá uma bela melhorada DEPOIS QUE SAI SUA CERTIFICAÇÃO. Eu farei a minha certificação com a entelco pra quem tiver interesse, segue o link do curso deles. http://www.entelco.com.br/cursos/?id...AX%20Certified . Já fiz alguns cursos com eles e recomendo pois tem uns engenheiros bão demais lá. O caminho é este mesmo, aprender sobre infraestrutura e depois sobre a própria marca.

    Mas a dica que dou é sempre estudar muito, pois esta é a unica forma de adquirir um bom conhecimento.

    Abração

    WRock

  9. #29

    Padrão Re: Power Bridge M10 PBM10

    Bom pessoal, pelo que andei pesquisando realmente não podemos utilizar as Powerbridge M10. Analisando as resoluções da ANATEL, é visto que a frequência de 10GHz só é destinada para as seguintes atribuições:
    -RADIOAMADOR;
    -TELEFÔNICO FIXO COMUTADO (STFC) e COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA (SCM);
    -
    AUXILIAR DE RADIODIFUSÃO E CORRELATOS (SARC);
    -
    REPETIÇÃO DE DE TELEVISÃO (RPTV);
    -
    LIMITADO PRIVADO (SLP).

    Analisando as resoluções:
    Resolução nº 307, de 14 de agosto de 2002 e Resolução nº 295, de 19 de abril de 2002, temos os seguintes critérios:

    "Art. 1º Este Regulamento tem por objetivo estabelecer a canalização e as condições de uso das subfaixas deradiofreqüências de 10.150 MHz a 10.300 MHz e de 10.500 MHz a 10.650 MHz, por sistemas de
    radiocomunicação do serviço fixo, conforme definido no Regulamento de Radiocomunicações da UIT (S1.20), em
    aplicações ponto-multiponto e ponto-a-ponto."

    e

    "Art. 2º Estabelecer que as faixas de 10150 MHz a 10300 MHz e de 10500 MHz a 10650 MHz são tambémdestinadas ao Serviço Auxiliar de Radiodifusão e Correlatos em aplicações de Reportagem Externa e de
    Transmissão de Programas, ao Serviço de Repetição de Televisão e ao Serviço Limitado Privado, para uso em
    conformidade com o que dispõe o anexo Regulamento."

    Ainda:

    "§ 2º Sistemas ponto-a-ponto destinados ao Serviço de Repetição de Televisão (RpTV) e ao Serviço Auxiliar deRadiodifusão e Correlatos (SARC) podem agregar canais de radiofreqüências, possibilitando emissões com
    largura de faixa ocupada de até 17,5 MHz."

    Ou seja, mesmo que fosse possível sua utilização para passagem de rede de dados IP, estarimos limitados a um BW de 17,5Mhz o que deixaria o troughput bastante insatisfatório a utilização de nossa PowerBridge M10. Ademais pesquisando também pelo equipamento no sistema de consulta de produtos homologados pela ANATEL, não encontrei nem mesmo pedido de homologação do mesmo.

    Caso tenham dúvidas podem consultar os documentos pelo portal:
    http://www.anatel.gov.br/Portal/exib...eVisao=Informa
    http://legislacao.anatel.gov.br/reso...-resolucao-307
    http://legislacao.anatel.gov.br/reso...-resolucao-295

    Espero ter ajudado.