+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rádio FM em Torre do meu POP

    Prezados Colegas,

    tenho um pop operando com 4 setoriais 2.4ghz e 4 setoriais 5ghz e uma rádio FM local que locar um espaço na torre para colocar seu transmissor, no caso posso considerar instalar acima ou abaixo dos meus painéis, porém gostaria de saber se pode ocorrer algum tipo de interferência.

    Grato,

    Rafael.

  2. #2
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Rádio FM em Torre do meu POP

    Um provedor aqui da minha cidade está usando a mesma torre que a jovem pan e aparentemente não interfere em nada.

  3. #3

    Padrão Re: Rádio FM em Torre do meu POP

    Pode se dizer que 70% dos provedores utilizam torre de rádios FM para colocar em parceria seus equipamentos de wifi, bom é a primeira vez que vejo o contrário mas no geral não há problemas, claro que se todos seguirem as normas até mesmo dois provedores poderia ocupar a mesma torre, mas isso já é outro papo!!!

  4. #4

    Padrão Re: Rádio FM em Torre do meu POP

    Liberei espaço para uma rádio comunitária e não tem influencia em nada equipamento 25Watt, eu mesmo coloquei os equipamentos deles e esta uma distância menos que 2mts

  5. #5

    Padrão Re: Rádio FM em Torre do meu POP

    Pode fazer amigo sem medo. Eu compartilho com FM e não tenho problema algum. É sempre bom compartilharmos infra.

    Saudações.

  6. #6
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Rádio FM em Torre do meu POP

    cara nao tem problema de interferencia nao, mas fica uma bagunça so olhe nas minhas fotos, eu divido uma torre minha com outro provedor uma rede de TV local e uma radio fm, sem contar o pessoal dos monocanais e nao tenho nenhum problema. resumindo tem que fazer muito esforço pra vc ser prejudicado.

  7. #7

    Padrão Re: Rádio FM em Torre do meu POP

    em alguns casos pode interferir nao no wi-fi mas nos cabos de rede (alguns radios começam a ter problema de auto-negociação das portas ethernet).

    se isto ocorrer, tem q colocar cabo blindado com aterramento da malha..

  8. #8

    Padrão Re: Rádio FM em Torre do meu POP

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    em alguns casos pode interferir nao no wi-fi mas nos cabos de rede (alguns radios começam a ter problema de auto-negociação das portas ethernet).

    se isto ocorrer, tem q colocar cabo blindado com aterramento da malha..
    o certo é ja usar o cabo blindado no projeto inicial,
    cabo sem blindagem é para uso indoor, e não outdoor.

    e outra, amigo,
    dá uma cabeçada na parede, tem 8 antenas setoriais e ainda acha que pode receber interferencia de fm

  9. #9

    Padrão Re: Rádio FM em Torre do meu POP

    Pode locar tranquilamente, tenho tres torres em parcerias com transmissores FM, um deles de 5kw, outro de 1kw e um comunitario de 25w, em nenhum deles tenho problemas, em uma das torres tem tambem 6 transmissores de tv, junto com o transmissor de de fm de 1kw, nunca tive problemas com interferencias.

  10. #10

    Padrão Re: Rádio FM em Torre do meu POP

    jóia, vou liberar a torre.

    vlw pessoal.

  11. #11

    Padrão Re: Rádio FM em Torre do meu POP

    Olá amigo, uma observação importante deve ser levado em consideração a potencia
    do trasmissor, se a potencia for menor que 25wats vc pode colocar abaixo dos seus
    equipamentos, agora se for superior a 25wats o ideal é que fiquem acima dos seus
    equipamentos e antenas, pois quando vc precisar fazer manutenção terá que passar
    em frente as antenas e como a potencia é elevada vc precisaria desligar os transmissores
    da Radio para passar em frente as antenas.

    Para não ocorrer este incoveniente vc pode colocar as antenas da Radio acima de todos
    seus paineis e equipamentos, já trabalhei com RF em potencia elevada e circuitos de
    enlaces analogicos antigos e pode ser perigoso para saude, quando se comparada com a pequena
    e inofensiva potencia dos nossos ap´s ou cartoes.

    David P. Santos

  12. #12

    Padrão Re: Rádio FM em Torre do meu POP

    Citação Postado originalmente por Super Ver Post
    Olá amigo, uma observação importante deve ser levado em consideração a potencia
    do trasmissor, se a potencia for menor que 25wats vc pode colocar abaixo dos seus
    equipamentos, agora se for superior a 25wats o ideal é que fiquem acima dos seus
    equipamentos e antenas, pois quando vc precisar fazer manutenção terá que passar
    em frente as antenas e como a potencia é elevada vc precisaria desligar os transmissores
    da Radio para passar em frente as antenas.

    Para não ocorrer este incoveniente vc pode colocar as antenas da Radio acima de todos
    seus paineis e equipamentos, já trabalhei com RF em potencia elevada e circuitos de
    enlaces analogicos antigos e pode ser perigoso para saude, quando se comparada com a pequena
    e inofensiva potencia dos nossos ap´s ou cartoes.

    David P. Santos
    Corretissimo, é um detalhe muito importante, até porque em potencia elevada e com a antena energizada (transmissor ligado), caso alguem toque em algum terminal vivo da mesma, pode sofrer uma descarga consideravel, além da radiação como vc citou

  13. #13
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rádio FM em Torre do meu POP

    http://dl.ubnt.com/xr2_datasheet.pdf
    então se eu colocar um xr2 que suporta no max 14 kv ele vai abrir o bico ?

  14. #14

    Padrão Re: Rádio FM em Torre do meu POP

    Interferência não dá, mas primeiro a emissora tem que ser licenciada e o Azimuth tem que ser liberado pelo ministério das comunicações.
    Nenhuma emissora pode mudar de lugar sem antes ter o aval do MC.
    Se a tal emissora não tiver com o novo sistema irradiante devidamente autorizado, vai dar problemas e sabe como é... Quando a Anatel lacra... vai tudo.

    Existe uma autorização provisória para fazer os testes e outra definitiva depois que for fiscalizada pelo agente da reguladora.

    Se a emissora for "comunitária" tenha cuidado redobrado pois é proibido que o sistema irradiante da emissora fique em local distante do estudio principal. Então se você tem torre em um morro, eles não podem usar esta torre, a menos que o ministério tenha outorgado aquele endereço como o local do estúdio e a emissora inteira esteja lá.
    Não existe mudança de endereço para emissoras "comunitárias" pois a outorga depende de zoneamento e isso altera outros pedidos de outorga, assim como deixa de atender os anseios da comunidade onde ela presta serviço e foi outorgada em rezão desses interesses e não dos interesses da emissora.

    Espero que seja uma emissora comercial. e se for, ainda assim precisa ser autorizada a fazer os testes.

  15. #15

    Padrão Re: Rádio FM em Torre do meu POP

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    em alguns casos pode interferir nao no wi-fi mas nos cabos de rede (alguns radios começam a ter problema de auto-negociação das portas ethernet).

    se isto ocorrer, tem q colocar cabo blindado com aterramento da malha..
    Pessoal, ressuscitando o tópico aqui, com relação a esse aterramento da malha do cabo de rede, me tirem uma dúvida, em baixo da torre, fiz um terra com hastes e aterrei o meu rack com os equipamentos, logo o lado do cabo de rede que entra nos meus equipamentos no rack, em baixo da torre, está sendo aterrado. A minha dúvida é com relação ao aterramento do lado do cabo de rede que está lá em cima, na torre, qual o correto a ser feito? Devo subir o meu terra que fiz em baixo até onde está os meus equipamentos na torre? Ou devo utilizar o terra da própria torre? Como vocês aterram a malha do cabo de rede que está lá em cima da torre?

  16. #16

    Padrão Re: Rádio FM em Torre do meu POP

    Deve aterrar usando a estrutura metalica da torre ou o terra de sua caixa hermetica
    se for metalica (não use o cabo (cordoalha) do para raio), pois a ideia de aterramento é que o circuito fique como se fosse um só. Um bom aterramento é quanto nao existe
    diferença de potencial (corrente) entre todos os pontos aterrados, eles devem ficar como se fosse um só.