+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tarifação de uso da internet com Mikrotik + Cache full

    Pessoal, boa tarde

    Tenho um amigo que possui um pequeno hotel e gostaria de oferecer serviço de internet tarifado e com um log de acessos que permita consultas futura em caso de questionamento quanto a utilização inadequada.
    Comecei a pesquisar alguma solução e acabei conhecendo e me apaixonando pelo Mikrotik.
    Cheguei a comprar um RB450G (firm 2.9) para aprender e consegui brincar um pouco.

    Agora a coisa tá ficando séria e estou encontrando dificuldades em atingir o objetivo de oferecer internet tarifada e com boa qualidade.

    Encontrei muita informação na internet, inclusive aqui neste forum, porém as informações estão espalhadas, desconexas e para versões diferentes.

    Objetivo: OFERECER INTERNET TARIFADA COM QUALIDADE E LOG DE REGISTROS DE ACESSO

    Gostaria da ajuda dos amigos para determinar:

    1 - A primeira duvida é o que escolher para conseguir atingir o objetivo acima?
    RB450G (Userman) + Thunder cache? Thunder cache é gratuito?
    Alguma outra sugestão?

    2 - Poderia usar Mikrotik e thunder cache num mesmo servidor eliminando assim o uso do RB450g?

    3 - Alguém conhece um passo-a-passo, manual, apostila, dvd de curso, etc, que ensine como fazer estas configurações?

    Desde já agradeço a ajuda

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Tarifação de uso da internet com Mikrotik + Cache full

    hummmm voce pode criar um hotspot personalizado no mikrotik sim ,so que a tarifação por horas se der umaprocurada no forum tem uma receita de bolo ta por aqui.
    os dois no mesmo servidor não vai rolar para o cache voce tem que montar um pc a a parte
    agora passoa a passo mikrotik da uma olhada no wiki mikrotik aqui mesmo tambem.

  3. #3

    Padrão Re: Tarifação de uso da internet com Mikrotik + Cache full

    Deixa eu ver se entendi... Você quer log de acesso? Tipo, o que cada cliente acessou? Se sim, só vai conseguir isso com o Squid. Não sei se o Thunder vai te atender nesse sentido, pois não conheço o mesmo, mas com o Squid acredito que vai conseguir gravar log de cada acesso. E como os logs serão por IP, é só cruzar o IP e a hora com o login que o estava utilizando no momento. Acho que vai.

  4. #4

    Padrão Re: Tarifação de uso da internet com Mikrotik + Cache full

    Ola Amigo.

    eu tenho aqui em todos os hotéis da rede rodando Mikrotik com RB450G RB1100 RB1200 dependendo do numero de aptos, quebrei muito a cabeça no passado procurando soluções para internet dos hotéis, tínhamos soluções de outras empresas que levavam a metade dos lucros e o suporte deixava a desejar, então resolvemos partir para o desenvolvimento de alguma ferramenta própria já que o custo mensal que tínhamos com esta empresa terceirizada já justificava o desenvolvimento, foi quando achei aqui mesmo no fórum o Mikrotik, me familiarizei com ele, fiz um curso com o Sergio e o Maia, e passei a utilizar ele com o User Manager.
    Pois bem o User manager não foi a ferramenta ideal uma vez que não armazenava log´s, era muito limitado alem de não conseguir integrar com o meu sistema hoteleiro Desbravador.
    Então comecei novamente a pesquisa, e acabei encontrando aqui mesmo no fórum um produto chamado ISGI, este resolveu meus problemas, integra com o Mikrotik, armazena os Log´s tem umas 8 formas de cobrar e gerenciar a internet dos hospedes e eventos, tem uma interface fantástica muito simples de utilizar, e o melhor integra com o meu sistema hoteleiro, era tudo o que eu precisava, pago uma pequena mensalidade de R$ 160,00 por més, o suporte é excelente, o sistema não da problemas.
    Com relação ao cache, eu cheguei a utilizar em um servidor antes da RB e funcionou perfeitamente por 30 dias depois veio um link da GVT de 50Mb e não justificou mais sua utilização, mas funciona.

    Bom amigo o que eu tinha para relatar e esta a minha experiencia, pode ser que haja outras soluções free mas cá pra nós R$ 160,00 por més não justifica tanta dor de cabeça onde se fatura até R$ 4.000,00 més, vocês não concordam?

  5. #5

    Padrão Re: Tarifação de uso da internet com Mikrotik + Cache full

    Citação Postado originalmente por hotel Ver Post
    Ola Amigo.

    eu tenho aqui em todos os hotéis da rede rodando Mikrotik com RB450G RB1100 RB1200 dependendo do numero de aptos, quebrei muito a cabeça no passado procurando soluções para internet dos hotéis, tínhamos soluções de outras empresas que levavam a metade dos lucros e o suporte deixava a desejar, então resolvemos partir para o desenvolvimento de alguma ferramenta própria já que o custo mensal que tínhamos com esta empresa terceirizada já justificava o desenvolvimento, foi quando achei aqui mesmo no fórum o Mikrotik, me familiarizei com ele, fiz um curso com o Sergio e o Maia, e passei a utilizar ele com o User Manager.
    Pois bem o User manager não foi a ferramenta ideal uma vez que não armazenava log´s, era muito limitado alem de não conseguir integrar com o meu sistema hoteleiro Desbravador.
    Então comecei novamente a pesquisa, e acabei encontrando aqui mesmo no fórum um produto chamado ISGI, este resolveu meus problemas, integra com o Mikrotik, armazena os Log´s tem umas 8 formas de cobrar e gerenciar a internet dos hospedes e eventos, tem uma interface fantástica muito simples de utilizar, e o melhor integra com o meu sistema hoteleiro, era tudo o que eu precisava, pago uma pequena mensalidade de R$ 160,00 por més, o suporte é excelente, o sistema não da problemas.
    Com relação ao cache, eu cheguei a utilizar em um servidor antes da RB e funcionou perfeitamente por 30 dias depois veio um link da GVT de 50Mb e não justificou mais sua utilização, mas funciona.

    Bom amigo o que eu tinha para relatar e esta a minha experiencia, pode ser que haja outras soluções free mas cá pra nós R$ 160,00 por més não justifica tanta dor de cabeça onde se fatura até R$ 4.000,00 més, vocês não concordam?
    qual é a configuração minima da maquina para roda esse sistema?

  6. #6

    Padrão Re: Tarifação de uso da internet com Mikrotik + Cache full

    cara eu tenho ele instalado nos servidores que são windows 2003 e 2008 server junto com outras aplicações ele não usa muitos recursos de maquina, e ai tenho atalho criado nas estações da recepção para que possa ser utilizado por todos os recepcionistas.
    o sistema parece ser bem leve acredito que rode até em celerom com 512MB.

    No meu caso aqui a criação dos logins e senhas é automático, quando faço o check-in no Desbravador ele já gera um ticket que é impresso em uma impressora Epson térmica de 40 colunas, o recepcionista só usa o sistema para criar algum acesso extra, os valores caem diretamente na conta do hospede e quando é feito o check-out no desbravador ele também encera o acesso no ISGI tudo automático.
    ha e não precisa se preocupar com configurações no Mikrotik eles fazem tudo para voce.

  7. #7

    Padrão Re: Tarifação de uso da internet com Mikrotik + Cache full

    Pessoal, muito obrigado pelo retorno rápido. Estou admirado com o nível de cooperação.
    O hotel é pequeno. Possui mais ou menos uns 15 quartos apenas.
    É muito usado por prestadores de serviços, técnicos, autônomos, etc, que vem a são paulo a trabalho.
    Por isso a ideia é construir algo que não tenha custo mensal.

    Continuem dando dicas e sugestões por favor.
    Espero começar a montar isso a partir de segunda feira

  8. #8

    Padrão Re: Tarifação de uso da internet com Mikrotik + Cache full

    neste caso uma boa opção seria mesmo o UserManager do MK quanto aos log´s no passado eu comecei alguns testes com o syslog Syslog help e http://www.mikrotik.com/download/MT_Syslog.exe lembro de ter encontrado algumas informações aqui no site, talves isso possa lhe ajudar.