+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda Permissões Samba

    Prezados, a quem puder me ajudar.

    Existe alguma maneira de fazer com que o usuário ao se logar no samba abra e visualize somente uma pasta especifica, sem o uso do browseable = no? Evitando que um usuário, mesmo que restrito, visualize todos os outros compartilhamentos na rede.

    A questão é que existem alguns compartilhamentos e gostaria de evitar que os mesmos fossem visualizados por grupos e usuários indevidos.

    Muito obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda Permissões Samba

    cara uso smb aqui e mas acho que vc pode fazer um grupo no compartilhamento fulano,beltrano,ciclano normal mas esplica melhor que vc quer fazer ai

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda Permissões Samba

    Pirigoso, é o seguinte.

    Dentre os vários compartilhamentos, gostaria que um grupo de usuários acessassem somente uma determinada pasta, sem visualizar e sem recuar nas outras...
    Por padrão, ao logar no samba, os usuários visualizam todos os compartilhamentos mesmo os que não possuem permissões. O que gostaria é que eles não visualizassem nenhum, exceto a determinada pasta.

    Deu pra entender?

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda Permissões Samba

    Cara, você pode alterar as permissões das subpastas, tipo:
    grupo ALPHA(UserA,UserB)
    grupo BETA(UserC,UserD)

    Diretório Compartilhado(todos vêem)
    ---->Diretório ALPHA(Apenas root e quem está no ALPHA vê e acessa)
    ---->Diretório BETA(Apenas root e quem está no BETA vê e acessa)

    daí nas subpastas tu altera o proprietário:

    chown root:ALPHA ALPHA/

    depois acerta as permissões:

    chmod -R 770 ALPHA/

    Fazendo a mesma coisa com o BETA, assim quem não pertence ao grupo nem enxerga a pasta.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda Permissões Samba

    Cebrusjki7, já havia tentado com as permissões do sistema, ainda não é exatamente o que quero. Acontece que ao logar no samba o usuário visualiza todos os compartilhamentos definidos em smb.conf, eu queria que ele visualizasse apenas as pastas que possui permissão, de preferência que após o login já caisse dentro dela...

    Obrigado pela sugestão.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda Permissões Samba

    vc pode colocar um controle por ip usando


    hosts allow


    [nome_do_mapeamento]
    path = /home/compartilhamento
    available = yes
    browseable = no
    writable = yes
    write list = user1, user2, user3
    hosts allow = 192.168.1.y, 192.168.1.x, 192.168.1.z

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda Permissões Samba

    Pirigoso,
    Creio que esta será a única solução, esconder os compartilhamentos através do broseable = no e restringir a escrita pelos users e os acessos pelos hosts.

    Muito obrigado pela ajuda.

    Caso consiga de outra forma posto aqui posteriomente.