+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estrutura provedor wireless

    Seguinte pessoal,

    Estou montando um provedor em uma cidade com mais ou menos 10 mil habitantes. A cidade é uma cidade que tem uma parte alta e uma parte baixa, estarei colocando a torre de 12mts em cima de uma casa de 2 andares na parte alta da cidade, e a cidade tem muitas arvores que dificultam um pouco a visão da torre.

    A minha estrutura sera 4 painel oiw 2.4 de 17 db, polarização vertical, 2 rb433ah com 4 cartoes r52hn, o link receberei na torre dentro da cidade.

    E estou com duvidas nessa estrutura, pois a cidade não tera clientes com mais de 1,5 km de distancia, e fico sem saber se os paineis deveram ser de 17 ou de 14db, polarização vertical ou horizontal, e sem saber se a rb433ah da certo para distribuir o sinal com o cartao r52hn.

    Pretendo colocar depois 5.8, mas para iniciar tem que ser 2.4 pois alguns cliente ja tem a antena e cobrar a instalação do 5.8 ainda é inviavel, mas irei colocar depois...

    Pessoal, me da uma dica se estou iniciando no caminho certo, ou terei que fazer alguns ajustes.

  2. #2

    Padrão Re: Estrutura provedor wireless

    ola amigo, os equipamentos sao bons, os paineis use os de 14 acho q cobre toda sua area, mas pra garantir va de 17db, em relaçao a polarizaçao geralmente se usa vertical, mas se seu painel for horizontal e so vira as antenas dos clientes....qualquer duvida posta ai...

  3. #3

    Padrão Re: Estrutura provedor wireless

    [QUOTE=
    Pretendo colocar depois 5.8, mas para iniciar tem que ser 2.4 pois alguns cliente ja tem a antena e cobrar a instalação do 5.8 ainda é inviavel, mas irei colocar depois...

    [/QUOTE]
    tbm estava com esse dilema aqui clientes possuirem equipamentos 2.4 to tendo que colocar antenas para 2.4 mas to vendo outros paineis, as da werilink da betel ..e vou colocar bullets ..mas esses equipamento ai sao otimos perfeitos ...mas tem que ver se esses paineis setoriais ai sao de dupla polarizaçao pois o cartao sao para antenas de dupla polaridade vertical e horizontal .. nao sei se ja entende um pouco do assunto mas pesquisa sobre os cabos pingtail sma ...pesquisa muito mas muito mesmo

  4. #4

    Padrão Re: Estrutura provedor wireless

    Citação Postado originalmente por murilogeovani Ver Post
    Seguinte pessoal,

    Estou montando um provedor em uma cidade com mais ou menos 10 mil habitantes. A cidade é uma cidade que tem uma parte alta e uma parte baixa, estarei colocando a torre de 12mts em cima de uma casa de 2 andares na parte alta da cidade, e a cidade tem muitas arvores que dificultam um pouco a visão da torre.

    A minha estrutura sera 4 painel oiw 2.4 de 17 db, polarização vertical, 2 rb433ah com 4 cartoes r52hn, o link receberei na torre dentro da cidade.

    E estou com duvidas nessa estrutura, pois a cidade não tera clientes com mais de 1,5 km de distancia, e fico sem saber se os paineis deveram ser de 17 ou de 14db, polarização vertical ou horizontal, e sem saber se a rb433ah da certo para distribuir o sinal com o cartao r52hn.

    Pretendo colocar depois 5.8, mas para iniciar tem que ser 2.4 pois alguns cliente ja tem a antena e cobrar a instalação do 5.8 ainda é inviavel, mas irei colocar depois...

    Pessoal, me da uma dica se estou iniciando no caminho certo, ou terei que fazer alguns ajustes.
    Seus equipamentos estão bons, mas creio q vc não precise usar 02 433, coloque uma RB433AH e uma RB411AH, fica mais barato, qto as antenas, como vc disse que a distancia não é grande, prefira as de 14db, com certeza fica melhor pra vc.
    Agora fica uma dica, se vc tem problemas com arvores atrapalhando a visada, com certeza vc terá muita dor de cabeça futura, pode ser q de inicio o cliente navegue, mas qdo vc começar a aumentar a sua carteira de clientes, com certeza terá problemas.
    Outro detalhe, se vai começar agora, comece da maneira mais correta possivel, ja pensou no SCM, um bom sistema de gerenciamento, no momento até parece ser desnecessário, pois vc está começando, mas evita muitas dores de cabeça futuras.

  5. #5

    Padrão Re: Estrutura provedor wireless

    dmnetcatende; Seguinte, pensei nos de 14db depois prq se eu colocar um de 17db naum vou ter clientes longe, e o se 14db atende mais os cliente que tiverem mais proximos, o sinal fica melhor, assim eu acho né.

    jailtonnetlink; Em relação aos paineis, eles não sao de dupla polarização, no caso ou compro vertical ou compro horizontal. Não entendi direito o que voce falou, vc ira usar os bullets no lugar das RB? Como é nao entendi.

    luizrfabri; Pensei nisso tbm(as arvores), porem com a demanda de cliente aumentando estarei colocando outra(s) torrre(s). As RB eu vou colocar as 2 433ah mesmo, pois nessa torre pretendo colocar umas antenas de 29db para enviar link para outro local que é distante e ira ter a visada para a torre.
    Ja estou verificando a questão do SCM, por enquanto não tem jeito, estarei fazendo a franquia de licença SCM.

  6. #6

    Padrão Re: Estrutura provedor wireless

    Eu pesquisei em alguns locais e vi alguns relatos que o cartão r52hn ele para distribuir o sinal para os paineis eles são problematicos d mais. vi relatos que o cliente conecta mas dpois de um tempo ele cai ai so fica oscilando o sinal. alguem utiliza esses cartoes? ou usar um xr2 seria melhor?

  7. #7

    Padrão Re: Estrutura provedor wireless

    Amigão em vez e colocar rb com cartoes, vc poe bullets 2 hp com as setoriais q ira comprar, ficara shoow! eu tenho duas delas e são muito boas. para vc fechar o enlace para o outro ponto vc compra duas nano bridge de 22 dbi q fica legal. monte um bom servidor de cache, paralelo ao mikrotik e corra pro abraço, alias para os clientes!
    Qualquer coisa estams aí!

  8. #8

    Padrão Re: Estrutura provedor wireless

    bullet vou deixa em bridge "modo ponte" neste caso ai quem faz o gerenciamento ea rb mikrotik,as do oiw que vai comprar sao vertical ...isso pra mim tanto faz alguns dizem que e bom fazer análise de campo ,olha qual as polarizações que teus concorrentes estão usando, observa em cima das casas,quais as polaridades sao usadas por eles ..para tentar sair de poluiçao ...se usa vertical vc usa horizontal ...na minha opiniao as duas sao otimas ...e esses paineis tbm ..fica com a de 14dbi ..o cartao r52hn e otimo so que para esse tipo de antena nao se recomenda nao pois esses paineis so trabalha com uma polaridade...recomendo pesquisar muito estrutura de um provedor os equipamentos e gerenciamento de redes.... uma dica pesquisa por bullets m2 hp vai simplificar mais e vai se livrar de cabos pingtail... sma...

  9. #9

    Padrão Re: Estrutura provedor wireless

    Pesquisei sobre os bullet e vi que os mesmos ligados em mopo AP não são bons porém vi muita gente falando como vcs falaram. ligar em modo bridge e gerenciar pela rb. No caso estaria colocando 4 bullet nas 4 antenas em modo bridge e todos ligados em uma rb750g por exemplo? para fazer o gerenciamento dos clientess...

    E os cartoes xr2? não são bons para utilizar em provedores, para distribuir o sinal?

  10. #10

    Padrão Re: Estrutura provedor wireless

    Murilo, se for pensar em RB, coloca de rb1000 pra cima ou logo um pc-mk. essas rb750 e rb450g não suportam mais do que 50~70 simultâneo, suportar até vai, mas a qualidade pros clientes cai muito. Abraços