+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Opinião Rocket M2

    Bom dia Pessoal,

    Estou pensando em testar a solução da UBNT para 2.4GHz, com Airmax. Não sei qual o desempenho e gostaria de uma opinião de quem usa isso.
    Tenho usado solução MK em toda a rede de POPs, nos clientes rádios como Nano 2 ou M2 e Ap Router com antena Aquário de 25dBi.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Opinião Rocket M2

    me falaram maravilhas dela mas ainda não testei aqui ,pelo que sei o desempenho com airmax eo mesmo da 5.8

  3. #3

    Padrão Re: Opinião Rocket M2

    opa
    Pretendo testar rocket m2 + basestation2
    mas ainda nao tenho ideia do desempenho!

  4. #4

    Padrão Re: Opinião Rocket M2

    Pois é... pelo que sei acaba detonando o que tiver por perto de 2.4, por causa do 802.11n e tal...
    Estamos cotando hoje. Assim que tiver algo passo o preço aí.

  5. #5

    Padrão Re: Opinião Rocket M2

    Citação Postado originalmente por marlondomenech Ver Post
    Pois é... pelo que sei acaba detonando o que tiver por perto de 2.4, por causa do 802.11n e tal...
    Estamos cotando hoje. Assim que tiver algo passo o preço aí.

    Não detona naõ.
    O que acontece é que se usar 40mhz de largura de canal você vai ficar muito limitado nas opções de canais.
    Segundo o Filzek da Krazer, os rádios deles que trabalham em N e que também tem o chamado protocolo greenfield é que detonaria quem não estivesse na rede.

    Eu tenho RocketM2 e não detonou ninguém. Sem Airmax para ter compatibilidade com o que já está instalado.
    A única coisa que notei de anormal é o uso do rocketM2 com as duas polarizações e nos clientes ainda tenho B/G e uma só polarização. Isto deixa os radinhos meio pirados, com a navegação prejudicada.
    Mas num cenário igual, com B/G e uma rb com cartão b/g/n isto não ocorreu. De cara a navegação ficou excelente.

    Mas desconectei um dos cabos do rocket e deixei só uma polarização. Voltou tudo ao normal.
    Devia haver no firmware uma opção para desativar uma das saídas para prevenir estas situações.

    Daí concluo que a falada compatibilidade do RocketM com B/G é só para transição enquanto não nivela tudo com NanoM ou NanoLocoM ou outro da linha M.

    Quanto a usar ou não Airmax, tenho lido relatos que não houve diferença. Tanto faz usar ou não que o resultado seria o mesmo. Mas creio que o Airmax começaria a dar diferença em POPs sobrecarregados de usuários. Talvêz por isso que não aparecem diferenças significativas nos relatos.

  6. #6

    Padrão Re: Opinião Rocket M2

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas desconectei um dos cabos do rocket e deixei só uma polarização. Voltou tudo ao normal.
    Devia haver no firmware uma opção para desativar uma das saídas para prevenir estas situações.
    a falta de antena conectada durante altas potencias de TX pode danificar o amplificador, que dependendo do dano ira influenciar na outra saída também.

    os equipamentos b\g mais comuns não trabalham com 40mhz, e se habilitado este modo, os clientes deixaram de conectar, o mesmo vale para o protocolo airmax.

    em media estou tendo melhores resultados trabalhando com esta solução da ubiquiti, nano m2 não loco + Rocket m2, apesar da poluição, o protocolo N + mimo + dupla polaridade deram uma boa melhora na estabilidade e na velocidade, que no meu caso ha pontos que passam mais 20mb de rx no cliente.

  7. #7

    Padrão Re: Opinião Rocket M2

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    a falta de antena conectada durante altas potencias de TX pode danificar o amplificador, que dependendo do dano ira influenciar na outra saída também.

    os equipamentos b\g mais comuns não trabalham com 40mhz, e se habilitado este modo, os clientes deixaram de conectar, o mesmo vale para o protocolo airmax.

    em media estou tendo melhores resultados trabalhando com esta solução da ubiquiti, nano m2 não loco + Rocket m2, apesar da poluição, o protocolo N + mimo + dupla polaridade deram uma boa melhora na estabilidade e na velocidade, que no meu caso ha pontos que passam mais 20mb de rx no cliente.

    Não , está em 20mhz, exatamente para manter a compatibilidade.
    Há conexão e navegação, mas é muito pipocada. E não deixei não o rocketM sem carga na saída. Coloquei uma anteninha de 2 dbi.
    Foi só usar uma polarização que os B/G voltaram a funcionar legal.

  8. #8

    Padrão Re: Opinião Rocket M2

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não detona naõ.
    O que acontece é que se usar 40mhz de largura de canal você vai ficar muito limitado nas opções de canais.
    Segundo o Filzek da Krazer, os rádios deles que trabalham em N e que também tem o chamado protocolo greenfield é que detonaria quem não estivesse na rede.

    Eu tenho RocketM2 e não detonou ninguém. Sem Airmax para ter compatibilidade com o que já está instalado.
    A única coisa que notei de anormal é o uso do rocketM2 com as duas polarizações e nos clientes ainda tenho B/G e uma só polarização. Isto deixa os radinhos meio pirados, com a navegação prejudicada.
    Mas num cenário igual, com B/G e uma rb com cartão b/g/n isto não ocorreu. De cara a navegação ficou excelente.

    Mas desconectei um dos cabos do rocket e deixei só uma polarização. Voltou tudo ao normal.
    Devia haver no firmware uma opção para desativar uma das saídas para prevenir estas situações.

    Daí concluo que a falada compatibilidade do RocketM com B/G é só para transição enquanto não nivela tudo com NanoM ou NanoLocoM ou outro da linha M.

    Quanto a usar ou não Airmax, tenho lido relatos que não houve diferença. Tanto faz usar ou não que o resultado seria o mesmo. Mas creio que o Airmax começaria a dar diferença em POPs sobrecarregados de usuários. Talvêz por isso que não aparecem diferenças significativas nos relatos.
    Pois é, se usar 40MHz detona o espectro hehe.
    Isso mesmo que quis dizer, me expressei pela metade.
    Pois é, a questão de interferir não deveria fazer diferença, haja vista que um sinal é vertical e outro horizontal (portanto ortogonal, não interferindo um no outro).
    Já quanto ao Airmax creio que dê diferença sim, pois o TDMA trabalha muito melhor que o CSMA/CA (com RTS/CTS ou não). Mas, como disse, em redes sobrecarregadas, justamente pq ele dá uma organizada na bagunça de sinais do wireless.

    Mas, irei usar e algum POP novo que venha a montar e posto relatos aí.

  9. #9

    Padrão Re: Opinião Rocket M2

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    a falta de antena conectada durante altas potencias de TX pode danificar o amplificador, que dependendo do dano ira influenciar na outra saída também.

    os equipamentos b\g mais comuns não trabalham com 40mhz, e se habilitado este modo, os clientes deixaram de conectar, o mesmo vale para o protocolo airmax.

    em media estou tendo melhores resultados trabalhando com esta solução da ubiquiti, nano m2 não loco + Rocket m2, apesar da poluição, o protocolo N + mimo + dupla polaridade deram uma boa melhora na estabilidade e na velocidade, que no meu caso ha pontos que passam mais 20mb de rx no cliente.

    Com Airmax ativo?

  10. #10

    Padrão Re: Opinião Rocket M2

    Tem como você postar as configurações utilizadas para rocketM2 na sua base e "Air OS utilizado" e também qual kitcliente utilizado.

    Aqui não tive sucesso.

    Grato.