Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como vocês treinam suas equipes?

    Boa tarde pessoal,

    Aqui na região está bastante complicado encontrar pessoal qualificado para trabalhar, principalmente na área de tecnologia.
    Ao mesmo tempo, a empresa está sentindo necessidade de contratar técnicos com conhecimento em redes convencionais e wireless para dar suporte aos clientes.

    Estou pensando em coletar na internet material a respeito do que precisamos e tentar convocar alguns iniciantes em cursos de informática interessados em trabalhar e adquirir conhecimento e eu mesmo ministrar um curso introdutório, deixando a pessoa pelo menos capacitada para resolver os problemas mais comuns, para com o dia a dia ela ir assimilando o restante e assim formando uma equipe adequada.

    Mas pesquisando pela internet não encontrei muita coisa interessante, então resolvi postar para ver se alguem possui algum material que ja usa em sua empresa para esta mesma finalidade e que poderia enviar ou indicar onde encontro.

    Aceito sugestões de apostilas, cursos presenciais e online, ou seja, qualquer ferramenta que possa auxiliar a formar um técnico iniciante já ajuda muito.


    Obrigado !

  2. #2

    Padrão Re: Como vocês treinam suas equipes?

    Cara, num provedor que eu trabalhei fazia-se o seguinte: o cara era pego sabendo fazer nada, nada mesmo. Ficava uma semana inteira só fazendo patch-cords, para aprender a crimpagem e guardar na memória a ordem de crimpagem, e teste de cabos. Depois, o mesmo saia pra rua com uma dupla previamente escolhida e a dupla começava a ensinar o profissional as manhas da rua. Em um mês, tinhamos o profissional devidamente treinado dentro dos nossos padrões de qualidade.
    O que quero dizer com isso: Às vezes, vale mais a pena treinar o profissional, perder 1 mês de salário e tal do que pegar um cara já viciado em costumes ensinados em cursos de informática.

  3. #3

    Padrão Re: Como vocês treinam suas equipes?

    Alguma forma para treinar o suporte interno? Tipo melhor atendimento via telefone para evitar suporte externo. As vezes por telefone resolve e evita tecnico na casa do cliente.

  4. #4

    Padrão Re: Como vocês treinam suas equipes?

    No caso do suporte interno, quando um atendente era contratado, ele recebia um manual de instruções com os principais problemas e soluções. Ficava uns 2 dias ao lado de um atendente experiente aprendendo os procedimentos básicos de atendimento e resolução de problemas, depois já se sentava em sua baia para começar a trabalhar. E ainda assim, às vezes precisava de ajuda de um atendente mais experiente.

  5. #5

    Padrão Re: Como vocês treinam suas equipes?

    Você tem este manual? Caso não vou tenta monta um aaqui.

  6. #6

    Padrão Re: Como vocês treinam suas equipes?

    Pessoal, obrigado pelas respostas.

    Hoje o que fazemos é basicamente isso mesmo, grudamos o novato por uns dias ao lado de um técnico mais antigo.

    Mas eu gostaria de ter um material de ensino, para poder colocar todos numa sala, novatos e veteranos e dar um treinamento teórico, para que eles consigam entender o motivo de alguns problemas do dia a dia acontecerem. Na prática, eles aprendem mais rápido, mas fazem a coisa mecanicamente, sem saber muito bem o porque das coisas.

    Alguém conhece algum material para iniciante em redes ?

  7. #7

    Padrão Re: Como vocês treinam suas equipes?

    Bom dia

    A estrutura do provedor onde trabalho funciona da seguinte forma, temos uma profissional para suporte onde resolve 60% dos chamados e equipes externas, hoje com o profissional no suporte diminui bastante a ocorrência externa e resolvendo problemas bastantes curriqueiros.
    Este profissional do suporte recebeu um treimamento interno e se mantém apreendendo com o dia dia.

  8. #8

    Padrão Re: Como vocês treinam suas equipes?

    É, não tenho esse material Faz quase um ano que saí de lá. Mas tinhamos também um material teórico em que era ministrado treinamento interno semestralmente para todos os funcionários técnicos (tanto os novos como os antigos), para rever procedimentos e etc.
    Vale a pena bolar um bom material, sem se aprofundar muito em TCP e talz, pois o técnico de instalação e manutenção não precisa saber TCP avançado.

  9. #9

    Padrão Re: Como vocês treinam suas equipes?

    Citação Postado originalmente por leonardolinux Ver Post
    Bom dia

    A estrutura do provedor onde trabalho funciona da seguinte forma, temos uma profissional para suporte onde resolve 60% dos chamados e equipes externas, hoje com o profissional no suporte diminui bastante a ocorrência externa e resolvendo problemas bastantes curriqueiros.
    Este profissional do suporte recebeu um treimamento interno e se mantém apreendendo com o dia dia.

    Exatamente este tipo de material que estou pensando em criar.

    Se o pessoal achar interessante, podemos juntar esforços para reunir conteúdo e bolarmos um material padrão, que todos poderiamos utilizar em seus treinamentos.

    Hoje vejo, que o item mais complicado é pessoal qualificado, então acredito que esta iniciativa pode ser muito útil aos pequenos provedores.

    Podemos iniciar apenas criando uma lista neste tópico mesmo, com itens a serem abordados. Apartir dai, começamos as pesquisas e reunião de conteúdo.

    O que acham?

  10. #10

    Padrão Re:

    Também estou passando por esse mesmíssimo problema. Aliás, esse é um problema de grandes empresas, grandes negócios. Quem substituiu em plenitude o potencial criador do Steve Jobs? Voltando no tempo, quem deu continuidade ao trabalho de Antonio Stradivari, fabricante dos melhores instrumentos de corda (violinos, violoncelos), os Stradivarius?

    Provedor é assim: o dono se obriga a aprender o máximo de redes, o máximo sobre atendimento, administração da empresa. E NINGUÉM vai fazer exatamente como o dono faz. Comodidade? Desinteresse? Falta de capacidade? Talvez tudo junto.

    Gustavo, vamos montar um treinamento? Não só técnico mas também administrativo. Acho que é um primeiro passo para podermos alcançar mais liberdade com relação ao afazeres diários da empresa. Dá mais autonomia para um funcionário tocar o negócio sem ter que toda hora pedir opinião ou explicação de como se faz...

    O que tu acha?

  11. #11

    Padrão Re: Como vocês treinam suas equipes?

    Oi, boa ideia vamos sim

  12. #12

    Padrão Re: Como vocês treinam suas equipes?

    Com certeza, vamos sim !

    Acho que podemos iniciar colocando aqui no tópico a estrutura que gostariamos que o treinamento teria.

    Podemos dividir em dois cursos, técnico e administrativo.

    Vou começar rascunhar o que eu acho que deveria ter neste treinamento e depois posto aqui. Seria interessante vocês também fazerem o mesmo. O que acham ?

  13. #13

    Padrão Re:

    Vou te falar uma coisa que aconteceu comigo e com os outros que entra aqui na empresa. Primeiro o cara nem pega no telefone, ele vai para a rua trabalhar,sobe em torre, passar cabo, furar lage, viga de concreto, instala e alinha antenas e tudo o que é serviço bruto. Depois que o cara conhece todos os pop´s e muita estrutura em cliente, aí sim ele vai para o trabalho "engravatado", pois ele já estará bastante calejado e conhecendo toda a estrutura, falhas e soluções. Essa é a melhor maneira que encontrei.

  14. #14

    Padrão Re: Como vocês treinam suas equipes?

    gostei a ideia da cartilha

  15. #15

    Padrão Re:

    Mais ai o cara não fica desencorajado ? Meu provedor é pequeno e sou eu que faço tudo, mas agora to querendo colocar alquem pra trabalhar mas a mão de obra e escaça " le-se alquem que queira trabalhar" , e aproveitando o topico quanto é que se paga por um funcionario começando na empresa? sem experiencia e depois quando o cara ja tiver a tarimba?

  16. #16

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por pontozero Ver Post
    Mais ai o cara não fica desencorajado ? Meu provedor é pequeno e sou eu que faço tudo, mas agora to querendo colocar alquem pra trabalhar mas a mão de obra e escaça " le-se alquem que queira trabalhar" , e aproveitando o topico quanto é que se paga por um funcionario começando na empresa? sem experiencia e depois quando o cara ja tiver a tarimba?
    Acho que cada caso é um caso, tenho 5 funcionarios, mas todos a um salario minimo na carteira, porem so fazer serviços de instalação e manutenção, torre é tudo comigo.

  17. #17

    Padrão Re:

    Vou dar um primeiro passo. Somente uma proposta.

    Manual técnico:

    princípios das redes de computadores
    principais dispositivos de rede e meios de comunicação (ethernet, fibra óptica, wireless; bridges, roteadores, hubs, switchs)
    velocidade de transmissão/largura de banda/tráfego
    elementos da rede (cliente, servidor, estação de trabalho)
    modelos de redes e topologias (estrela, anel, WAN, LAN, MAN)
    protocolos e configurações (tcp/ip, MAC, máscara de rede, gateway, dhcp, DNS)
    internet e intranet (domínios, url, www, email, grupos de trabalho, compartilhamento)
    meios de conexões com a internet (discada, xdsl, linha dedicada)
    segurança (firewall, autenticação, criptografias)

    avançado sobre redes sem fios (ondas de rádio, frequências e canais, intensidade de sinal, ruído, protocolo 802.11x)
    meios de transmissão (transmissores, cabos, antenas, amplificadores)
    modos de operação das redes sem fios (estação, ponto de acesso, ad-hoc)
    redes externas e internas (ponto-a-ponto, ponto-multiponto)
    principais ajustes e referenciais (ACK, CCQ, throughput, SNR, dbm, dbi, atenuação, ruído)
    técnicas de planejamento e diagnóstico (recursos de energia, surtos elétricos, raios e eletricidade estática, isolação térmica, de umidade, perdas, obstruções, barreiras)
    redes de longa distância e alta capacidade
    segurança em redes sem fios (firewall, autenticação, criptografias)


    O que vocês acham? Gostaria que me ajudassem a complementar.

  18. #18

    Padrão Re: Como vocês treinam suas equipes?

    Eu tenho uma ideia mai pratica, pelo menos era o que eu esperava ne! Isto dai ja é um tipo de uma abertura para uma mini palestra sobre redes

  19. #19

    Padrão Re:

    Não entendi.

  20. #20

    Padrão Re:

    Bah, a ideia é ótima mas em uma semana o pessoal se desinteressa? Morreu na casca mais um projeto bacana...

    Se eu montar o manual e disponibilizar todo mundo vai querer fazer download. Mas contribuir na montagem ninguém quer.

    Por isso que as associações de provedores não vão pra frente. [momento frustrado mode off]