+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Hardware de PC para montar servidor Mikrotik e Thundercache

    Olá amigos.
    Estou começando a fazer a coisa funcionar no meu provedor, e minha RB433ah em breve não vai dar conta do serviço, portanto, penso em comprar 2 PCs, um para usar o Mikrotik como controlador de banda, servidor DHCP e DNS e outra máquina para instalar o MK-Auth e rodar o Thundercache nela.
    Procurei aqui no fórum, mas não encontrei nenhuma resposta atualizada sobre isso. (as que vi são de 2007 e 2009).
    Gostaria da opnião de vocês sobre que hardware devo usar nos PCs.
    Minha idéia inicial é:
    - PC para o Mikrotik:
    Atlhon 2 X2 250, 3.0GHz - 2 Gb DDR3 - HD 100 GB - 2 placas de rede Gigabit.

    - PC para o MK-Auth + Thundercache
    Phenon 2 X4 3.2 GHz, 8 Gb DDR3 - 2 HD de 1 TB cada em Raid 0, mais 1 placa de rede Gigabit.

    O que acham?

    Outra dúvida: 2 placas de rede para o Mikrotik são suficientes, correto? Uma placa entra o link e a outra sai, indo para um switch Gigabit e sendo distribuída para os POPs.
    Para o MK-Auth, 1 placa de rede também é suficiente, correto?

    Aguardo o retorno de vocês.

    Abraços,
    Jonas Lima

  2. #2

    Padrão Re: Hardware de PC para montar servidor Mikrotik e Thundercache

    pra mim ta ótimo !

  3. #3

    Padrão Re: Hardware de PC para montar servidor Mikrotik e Thundercache

    qual a versão de mk que você pretende usar?

  4. #4

    Padrão Re: Hardware de PC para montar servidor Mikrotik e Thundercache

    Penso usar a versão mais atual.

  5. #5

    Padrão Re: Hardware de PC para montar servidor Mikrotik e Thundercache

    pro thunderCache 7x usa xeon e no minimo 6 hds até 300 clientes e nada de raid se usar raido no thunder vai morrer na práia

  6. #6

    Padrão Re: Hardware de PC para montar servidor Mikrotik e Thundercache

    pq não usar raid 0? pq morrer na praia? e pq no mínimo 6 hds?

  7. #7

    Padrão Re: Hardware de PC para montar servidor Mikrotik e Thundercache

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    pro thunderCache 7x usa xeon e no minimo 6 hds até 300 clientes e nada de raid se usar raido no thunder vai morrer na práia
    Explica melhor isso por gentileza.
    Porque 6 hds??
    Não usar raid??

  8. #8

    Padrão Re: Hardware de PC para montar servidor Mikrotik e Thundercache

    pq o ThunderCache tem um sistema de balanceamento de IO , se fizer raid vai perder desempenho pelo fato de se tratar apenas uma IO, 6 hds pq o cada acesso vai binar um hd por vez nao sobrecarregando a IO do HD, assim vc pode ter um cache de 6TB que nem eu e nao ter gargalos como outros caches que funciona por 15 dias e quando popula o HD morre na praia pois 1 hd ou 2 nao da conta de tanta requisição sem falar que quem tem cache quer usar full ou fazer aproveito do cache com mais velocidade que nem eu que libero 50 megas