+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Concentrador PPPOE com um pool de ips para toda a rede

    Olá, pessoal a minha rede esta toda roteada com OSPF, eu gostaria de saber se é possível ter um concentrador pppoe na minha central responsável pelo pool de ips que será distribuido para toda a minha rede.

    No meu cenário atual em cada condominio tenho um concentrador com o pool de ips que autenticam no radius.

    É possível ter um pool em um concentrador na minha central, e todos os condominios requisitarem conexão no mesmo?

    agradeço a atenção dem quem puder me ajudar!

  2. #2

    Padrão Re: Concentrador PPPOE com um pool de ips para toda a rede

    Cara, nunca tarbalhei com OSPF, mas num cenário sem o mesmo, o Pool de IP's pode ser controlado pelo Radius ou pelo próprio concentrador sem problema algum.

  3. #3

    Padrão Re: Concentrador PPPOE com um pool de ips para toda a rede

    Cara, não trabalho com roteamento dinâmico na rede, mas acredito que um PPPoE Relay resolva o teu problema.
    Teste um cenários com RBs750 em bancada (é uma idéia).

  4. #4

    Padrão Re: Concentrador PPPOE com um pool de ips para toda a rede

    Minha experiência com pool no Radius foi ruim. Ocasionalmente um cliente não conseguia conectar pois o Radius delegava um ip em uso.
    Você pode criar faixas diferêntes e sequênciais em cada Router OS.

  5. #5

    Padrão Re: Concentrador PPPOE com um pool de ips para toda a rede

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Minha experiência com pool no Radius foi ruim. Ocasionalmente um cliente não conseguia conectar pois o Radius delegava um ip em uso.
    Você pode criar faixas diferêntes e sequênciais em cada Router OS.
    O problema disso é que você pode acabar tendo que, num futuro próximo, conforme o crescimentos das redes, realocar grades de IPs nos roteadores. Com a topologia de autenticação centralizada isso acaba não sendo necessário. Aí, tu evita de deixar um pool de IPs alocado em um roteador, evitando que IPs sejam alocados onde não estão sendo usados.

  6. #6

    Padrão Re: Concentrador PPPOE com um pool de ips para toda a rede

    Citação Postado originalmente por marlondomenech Ver Post
    O problema disso é que você pode acabar tendo que, num futuro próximo, conforme o crescimentos das redes, realocar grades de IPs nos roteadores. Com a topologia de autenticação centralizada isso acaba não sendo necessário. Aí, tu evita de deixar um pool de IPs alocado em um roteador, evitando que IPs sejam alocados onde não estão sendo usados.
    Centralizar essa função é muito importante o problema é que isso trouxe mais manutenção aqui. Quanto eu fizer outro radius vou experimentar novamente e verificar onde eu teria errado.
    ps: isso foi testato em apenas um concentrador, logo a remoção do recurso não foi custosa.

  7. #7

    Padrão Re: Concentrador PPPOE com um pool de ips para toda a rede

    voce pode usar o sql_ippool do radius.. para que o radius atribua o ip do cliente.. (e nao o pool do mk).

    assim cada concentrador pode usar o mesmo pool (do radius) .. e o ospf cria as rotas /32 para cada conexao pppoe

  8. #8

    Padrão Re: Concentrador PPPOE com um pool de ips para toda a rede

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    voce pode usar o sql_ippool do radius.. para que o radius atribua o ip do cliente.. (e nao o pool do mk).

    assim cada concentrador pode usar o mesmo pool (do radius) .. e o ospf cria as rotas /32 para cada conexao pppoe
    Foi isso mesmo que eu usei. Ná próxima capricho.

  9. #9

    Padrão Re: Concentrador PPPOE com um pool de ips para toda a rede

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    voce pode usar o sql_ippool do radius.. para que o radius atribua o ip do cliente.. (e nao o pool do mk).

    assim cada concentrador pode usar o mesmo pool (do radius) .. e o ospf cria as rotas /32 para cada conexao pppoe
    Primeiramente obrigado pela atenção,

    Eu vou testar dessa forma, mas, sabe me responder se é possível esse pool ficar em um Mikrotik ??