Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    Olá a Todos!
    Primeiro gostaria de me apresentar..
    Me chamo Gabriel Canabarro, tenho 23 anos. Ainda não tenho muita experiência na areá de wireless outdoor..

    Agora vamos ao problema..

    A uns meses atrás tive problema com minha internet fixa na minha casa, então resolvi fazer uma rede wireless ponto-a-ponto entre a minha casa e minha empresa para me servir de backup pra minha internet fixa. Comprei 2 Kits básico 2.4Ghz, apesar de não ter experiência nenhuma com esse tipo de rede e instalação fiz eu mesmo tudo.. O resultado foi bom, pra não dizer ÓTIMO, configurei um kit como AP e outro como cliente, tudo no padrão 802.11b (pelo que pesquisei era o mais estável para outdoor), consegui um sinal de -40 dBm. MAS encontrei um problema! A rede com padrão 802.11b só me permite uma transmissão de dados no máximo de 1Mb/s, que pra mim não serve mais agora. Antes essa rede ponto-a-ponto era só um backup, agora quero usar ela direto e usar somente 1mb de 10 não da né?

    Já tentei configurar pra 802.11G e 802.11G/B mas como a distancia de uma antena a outra é de 1km a instabilidade é muito grande! Dei uma pesquisada e vi que uma possivel solução e a troca do sistema 2.4Ghz para um de 5.8Ghz.

    O que vocês acham?? Poderiam me indiacar um kit 5.8Ghz com bom custo beneficio? Só preciso que ele transmita pelo menos 10mb/s.

  2. #2

    Padrão re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    por ser um ponto a ponto que não será para servir vários clientes e a distância é pouca aconselho você a usar um par de NanoStation LOCO M5, acredito que você vai pagar em torno de R$ 220,00 cada Nano, apesar do NanoStation Loco M5 ser um CPE (Customer Provided Equipment - equipamento para cliente multi ponto) por não se tratar de uma instalação profissional ele vai dar conta do recado tranquilamente, se a linha de visada for perfeita vc vai conseguir passar uns 40 megas de banda tranquilamente. Caso queira investir mais e profissionalizar o negócio ai aconselho você a utilizar 2 NanoBridge, mas ai fica um poquinho mais caro e talvez não compense para a sua finalidade.

    Abraço...

  3. #3

    Padrão re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    Você entendeu muito bem o que eu quero..
    Não quero nada proficional, mas tb nada vagabundo..
    Já tenho uma internet fixa em casa que uso no PC, agora quero outra estavel pra usar no PS3, a transmição dela vai ser somente 10mb/s que é a velocidade da internet na empresa, não vou usar pra passar arquivos nem nada, so internet mesmo..

    E se você diz que consigo 40Mb/s pra mim esta OTIMO!!

    O que você indicou seria esse:
    Ubiquiti Airmax Nanostation Loco M5 5.8 Ghz Mimo 13 Dbi - R$ 199,90 no MercadoLivre

    Peço desculpa se não pode postar links de produtos..

  4. #4

    Padrão re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    correto...pode comprar de olho fechado...manda bala! só não esquece de agradecer na estrelinha do forum..rsrsrs...

    abraço

  5. #5

    Padrão re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    eu pegaria 2 airgrid 23 ou nanobridge 22 ficaria perfeito. E o preço nao é muito diferente desse nano loco m5

  6. #6

    Padrão re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    eu pegaria 2 airgrid 23 ou nanobridge 22 ficaria perfeito. E o preço nao é muito diferente desse nano loco m5
    Custo x Beneficio

  7. #7

    Padrão re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    Citação Postado originalmente por adrianofante Ver Post
    correto...pode comprar de olho fechado...manda bala! só não esquece de agradecer na estrelinha do forum..rsrsrs...

    abraço
    Certo amigo.. pode deixar. Só pintou mais uma duvida..

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    eu pegaria 2 airgrid 23 ou nanobridge 22 ficaria perfeito. E o preço nao é muito diferente desse nano loco m5
    Você tem razão amigo.. entre o Ubiquiti Airgrid M5 23dbi e o Ubiquiti Airmax Nanostation Loco M5 13dbi a diferença de preço quase não existe, já a A duvida agora Ubiquiti Antena Nanobridge M5 a diferença é bem grande, fica fora do meu orçamento!!

    Vocês que são mais experientes que eu, podem me dizer quais as diferenças entre a Airgrid M5 e a Airmax Nanostation Loco M5. Uma coisa que me chamou a antenção é que a Airmax Nanostation Loco M5 tem a antena de 13dbi e 200mw de potencia e a Airgrid M5 tem antena de 23 dbi e 100mw de potencia.. Podem me explicar melhor isso?


    Não sei se isso interfere, mas moro no LITORAL, talvez isso afete alguma coisa na escolha do equipamento..

  8. #8

    Padrão Re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    Citação Postado originalmente por adrianofante Ver Post
    Custo x Beneficio

    Isso mesmo ;0

    nano loco 199,00 10dbi
    airgrid 195,00 23dbi
    nanobridge 240,00 22dbi
    nanobridge 269,00 25dbi

    Pela distancia airgrid fica coisa linda, alem de ser direcional e poder usar menos potencia que o nanom5

  9. #9

    Padrão Re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    Eu irei sem duvidas de nanom5 loco....elas sao show....

  10. #10
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    Citação Postado originalmente por Gabrielsnk Ver Post
    Certo amigo.. pode deixar. Só pintou mais uma duvida..



    Você tem razão amigo.. entre o Ubiquiti Airgrid M5 23dbi e o Ubiquiti Airmax Nanostation Loco M5 13dbi a diferença de preço quase não existe, já a A duvida agora Ubiquiti Antena Nanobridge M5 a diferença é bem grande, fica fora do meu orçamento!!

    Vocês que são mais experientes que eu, podem me dizer quais as diferenças entre a Airgrid M5 e a Airmax Nanostation Loco M5. Uma coisa que me chamou a antenção é que a Airmax Nanostation Loco M5 tem a antena de 13dbi e 200mw de potencia e a Airgrid M5 tem antena de 23 dbi e 100mw de potencia.. Podem me explicar melhor isso?


    Não sei se isso interfere, mas moro no LITORAL, talvez isso afete alguma coisa na escolha do equipamento..

    Amigo sem sombra de duvida podendo escolher,escolha a airgrid M5 HP(atente bem na hora da compra pra a simbologia M5 HP)
    Digo pq as airgrids sao antenas direcionais e por consequência disso captam menos interferência e interferem muito menos em outras redes,e pra essa distancia e pra banda pretendida a airgrid M5 HP dão conta sobrando muito radio ainda ok!!

  11. #11
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    como os amigos acima diserão, opte por airgrid m5 hp pois e mais pratica, sem contar que vc pode baixar a potencia para evitar sofrer interferencias, com isso pode compensar com os seus 22Dbi.
    use elas em 10mhz para sofre menos com interferencias... dependendo da sua cidade vc tambem pode ter grandes problemas com interferencia em 5.8ghz. ou mesmo em 20mhz coloque ela em horizontal, baixe a potencia para uns 17 ou 20dbm que vai obter um enlace seguro e de grande throughput.
    mais duvidas?

  12. #12
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    lembrando que a nanobridge e mais imune a interferencias por ser parabola fechada.

  13. #13

    Padrão Re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    Citação Postado originalmente por andersonfire Ver Post
    Amigo sem sombra de duvida podendo escolher,escolha a airgrid M5 HP(atente bem na hora da compra pra a simbologia M5 HP)
    Digo pq as airgrids sao antenas direcionais e por consequência disso captam menos interferência e interferem muito menos em outras redes,e pra essa distancia e pra banda pretendida a airgrid M5 HP dão conta sobrando muito radio ainda ok!!
    Certo amigo.. Esse modelo que você fala seria esse do anuncio né?
    Ubiquiti Antena Airgrid M5 Agm5-1114 23 Dbi 11x14 Poe Fonte - R$ 209,90 no MercadoLivre

    O preço ta bom?

    Citação Postado originalmente por Thiagotelecom Ver Post
    como os amigos acima diserão, opte por airgrid m5 hp pois e mais pratica, sem contar que vc pode baixar a potencia para evitar sofrer interferencias, com isso pode compensar com os seus 22Dbi.
    use elas em 10mhz para sofre menos com interferencias... dependendo da sua cidade vc tambem pode ter grandes problemas com interferencia em 5.8ghz. ou mesmo em 20mhz coloque ela em horizontal, baixe a potencia para uns 17 ou 20dbm que vai obter um enlace seguro e de grande throughput.
    mais duvidas?
    Obrigado pelas dicas amigo..

    Citação Postado originalmente por Thiagotelecom Ver Post
    lembrando que a nanobridge e mais imune a interferencias por ser parabola fechada.
    Acho que vou ficar com o airgrid mesmo. Minha cidade é pequena, acho que nem deve exister redes na frequencia 5.8Ghz.. se existir é no maximo 1~2.. Mesmo na 2.4 não tive problemas com interferencias..

  14. #14

    Padrão Re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    Bom, acho que vou comprar 2 Ubiquiti Airgrid M5 HP 23dbi. Dei uma pesquisada e muito gente usa e recomenda..

    Gostaria de agradecer a todos que ajudaram!

    Assim que comprar e instalar tudo dou retorno dos resultados..

  15. #15

    Padrão Re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    Se mora no litoral, poderá ter problemas de corrosão na airgrid. Falei poderá! Nao é via de regra.
    sds

  16. #16

    Padrão Re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    alem da corrosão tem pequeno detalhe que ninguém ainda não mencionou ,mai é valido ,,minha rede é quase toda 5.8 airgrid m5 e nano loco m5,,,para sua distancia sem duvida é a nano loco m5,,,em 3 anos de 300 pç ubiquit tenho 15 ponta da airgrid queimada ou com defeito e do modelo nano tanto 2.4 como 5.8 , nano 5 ou nano loco m5 não tenho nem mesmo uma unica pç com defeito ou queimada,,por este motivo uso os 2 modelo 23 dbi com grade ou nano loco m5,porem tenho a preferencia pelo nano e so uso as 23 bdi quando a distancia não permite o loco m5 ou nano m5

  17. #17

    Padrão Re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    Coloque a Nanobridge M5 22dbi. Ela é ótima. Sempre uso ele para PTP.

    Compre homologada, já que está fazendo de empresa para casa, pode acontecer da Tia ANA te pegar e se não estiver pelo menos homologada vai te dar um prejuízo danado. Alias, tudo tem que ser homologado.
    Tem uns fornecedores que tem as antenas homologadas.
    É mais caro que mercado livre? É, mais compensa a dor de cabeça.

  18. #18

    Padrão Re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    Citação Postado originalmente por emanochio Ver Post
    Coloque a Nanobridge M5 22dbi. Ela é ótima. Sempre uso ele para PTP.

    Compre homologada, já que está fazendo de empresa para casa, pode acontecer da Tia ANA te pegar e se não estiver pelo menos homologada vai te dar um prejuízo danado. Alias, tudo tem que ser homologado.
    Tem uns fornecedores que tem as antenas homologadas.
    É mais caro que mercado livre? É, mais compensa a dor de cabeça.
    Boa dica! Mas acho que nao vou precisar.. Pois minha empresa fica em um predio "proprio" de 3 andares, onde somente o terreo é empresa, o resto é apartamento.. E da mesma forma não sou um prestador de serviço, vai ser algo digamos "caseiro", para meu proprio uso..

  19. #19

    Padrão Re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    Nossa, achei incrível ninguém comentar!
    Cara, só tá passando 1 mega em 11B? Tem coisa errada, ponto a ponto era pra passar pelo menos 5! Já consegui passar 5 em mpt > pt.
    Dá uma olhada nas suas configurações, veja se essa antena tá bem alinhada, veja potência, canais. Acho que nessa distência dava até pra jogar um G e passar mais de 20 mega.

  20. #20

    Padrão Re: Custo Benefício de uma Rede 5.8 Ghz

    Citação Postado originalmente por diogotrc Ver Post
    Nossa, achei incrível ninguém comentar!
    Cara, só tá passando 1 mega em 11B? Tem coisa errada, ponto a ponto era pra passar pelo menos 5! Já consegui passar 5 em mpt > pt.
    Dá uma olhada nas suas configurações, veja se essa antena tá bem alinhada, veja potência, canais. Acho que nessa distência dava até pra jogar um G e passar mais de 20 mega.
    diogotrc o tópico é sobre uma nova rede 5.8 e não para corrigir esse problema. Entendo perfeitamente a sua preocupação, mas para organizar o fórum vamos tratar como Cada caso Um Caso.

    flow...