+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Lançada a primeira versão RC do sistema SmartRouter

    Após 2 meses e meio da última versão Stable lançada, com revisões diárias, e cerca de 65 patches, que incluem mais de 100 arquivos, foi finalizado a primeira versão Release Candidate do sistema, a nossa primeira versão “Pré-final”. Afirmando que todo o desenvolvimento é realizado voluntariamente, ou seja, ninguém esta sendo pago para ajudar a melhorar o sistema. Antes de finalizar o sistema, gostaríamos de fazer um apelo aos provedores de internet, e também aos administradores de redes que façam um teste, olhem o sistema como um todo, e falem se alguma coisa não esta funcional do modo que está, ou se algo está fazendo falta em uma ferramenta básica de roteamento, firewall e compartilhamento de internet. Enfim, testem e nos avisem sobre alguma melhoria que possa ser realizada. É possível entrar em contato pelo email [email protected] ou em nossa comunidade, em SmartRouter PROJECT • Índice.
    Enfim, segue as novidades do sistema:
    • Novo sistema de montagem de partições. Agora é possível definir outras partições no sistema, afim de usar um hd para cache proxy, outro para banco de dados, e diferentes sistema de arquivos, tanto ext2 como ext3.
    • Alterado o modo de chamada do webadmin, para que outros addons possam fazer modificações, criando novas portas para serviço web. ATENÇÃO: Addons como o rrrd2stats, php e mysar deverão ser atualizados.
    • Vários bugfixes na interface web, como o botão de reiniciar e desligar o sistema, ferramentas de diagnósticos, backup, sub-redes, monitoração do estado das conexões wan e Load-Balance.
    • Novidades na interface web, destacam-se, logout, adminitração de partições, checagem de atualização do sistema e addons, bloqueio do uso do IE, adicionado os padrões de horários(GMT) para todo o globo, monitoração da temperatura da CPU e novas ferramentas de diagnósticos.
    • Novo TCP Stack Tunning.
    • Bugfix no dnsmasq.
    • Revisado e melhorado o script de inicialização do sistema.
    • Revisado e melhorado o sistema de instalação “on-the-fly” dos addons.
    Página de download: Downloads | SmartRouter PROJECT
    Agradeço a todos que de alguma forma colaboraram para o projeto evoluir.
    Orgulhosamente, Equipe SmartRouter PROJECT.

  2. #2

    Padrão Re: Lançada a primeira versão RC do sistema SmartRouter

    Parabéns pelo projeto.

    Ótima iniciativa!

  3. #3

    Padrão Re: Lançada a primeira versão RC do sistema SmartRouter

    Muito obrigado adrianofante... qualquer dúvida sobre o projeto, estamos aí para responder.

  4. #4

    Padrão Re: Lançada a primeira versão RC do sistema SmartRouter

    Olá, estou fazendo testes com o SmartRouter, gostaria de saber se tem como controlar banda e controlar clientes! se tiver me da uma dica de como fazer ok! de início gostei...

  5. #5

    Padrão Re: Lançada a primeira versão RC do sistema SmartRouter

    Opa, saudações djfelipemix!

    Bem, controle de banda tem sim... e se for para provedor, melhor realizar via sub-redes.
    Você fazer o seguinte.
    Acesse "Configurações QOS". Em "tipo de qos", selecione "QOS baseado nas sub-redes". E clique em "Enviar".
    Caso você utilize um cache futuramente, você pode definir o ZPH.
    Agora acesse "sub-redes", e configure uma subrede para o seu cliente, onde "Teto" seria o maximo de download, ou de upload, e a "Taxa" é a velocidade média que você deseje definir para o cliente. Teto é atingido quando sobra banda ociosa, que o cliente poderá fazer uso.
    Para adicionar uma nova sub-rede, acesse no menu esquerdo, bem abaixo, o link "Nova sub rede". (Precisamos melhorar esse acesso, se você manja de web-design, agradeço uma sugestão )
    Quando for adicionar uma nova sub rede, você só precisa preencher a rede desejada. E se preciso, alterar as taxas de down/up.

    E no controle de clientes, em que sentido você fala?

  6. #6

    Padrão Re: Lançada a primeira versão RC do sistema SmartRouter

    Controle tipo MAC x IP!
    Rapaz estou gostando, estou apanhando aqui com relação ao cache pois não sei encaminhar para a segunda partição!
    Mas tá aprovado, ele é fork (BFW) mas em compensação é bem mais leve!
    Parabéns pela iniciativa, ressalto que vou fazer testes em bancada e logo vou colocar ele onAir.
    Outra pergunta posso usar placa wireless? ele tem controle? ou apenas ether's?
    Obrigado!

  7. #7

    Padrão Re: Lançada a primeira versão RC do sistema SmartRouter

    Opa...
    MACXIP -> "Configurações Simplificadas de Firewall", ative "Nega acesso a usuários internos" e realize o controle.
    Ao cache, é só você "upar" o addon "lusca cache" que está disponível na area de addons do blog -> Addons | SmartRouter PROJECT
    Se você configurou uma segunda partição na instalação, esta ok, CASO CONTRARIO você deve ir em "partições" e criar uma nova partição onde o ponto de montagem seja "/partition".

    Sobre wireless, eu montei um módulo do madwifi, mas ainda não tem nenhum tipo de controle, portanto ainda ficamos devendo essa.

    Abraços

  8. #8

    Padrão Re: Lançada a primeira versão RC do sistema SmartRouter

    Ok então vou testar mais... Obrigado por tirar minhas dúvida. Eu espalhar para alguns amigos que gostam de testar tudo. Vlw qualquer coisa entro em contato!

  9. #9

    Padrão Re: Lançada a primeira versão RC do sistema SmartRouter

    Disponha =)
    Qualquer coisa, estamos aí...

    Grande abraço

  10. #10

    Padrão Re: Lançada a primeira versão RC do sistema SmartRouter

    Sobre o youtube...
    Como esta se saindo esse cache com as variações de codecs e browser no streaming do mesmo?
    Responda com sinceridade!

  11. #11

    Padrão Re: Lançada a primeira versão RC do sistema SmartRouter

    No addon "Lusca Cache", adicionemos um "ajudante", chamado "inComum".
    Mais informações: inComum | Free System Administration software downloads at SourceForge.net

    O projeto se mantém atualizado em relação a isso, logo facilita para nós. Tanto é que saiu uma nova versão essa semana, e estamos prontificando ela.

    Abraços

  12. #12

    Padrão Re: Lançada a primeira versão RC do sistema SmartRouter

    Muito legal sua iniciativa. Muito legal mesmo...
    Tenho umas dúvidas.
    (1)Queria saber se nesse sistema o Cache é feito de arquivos dinâmico e estático?
    (2)Tem algum controle de extensão de arquivos para fazer o cache, ou ele faz o cache de tudo automaticamente? (No thunderCache tem o painel)
    (3)Qual a diferença do SmartRouter para o thunderCache?
    (4)Ele funciona junto com o mikrotik ou tenho que tirar o mikrotik e deixar só ele?
    (5)Qual configuração de computador é indicado para colocá-lo?

  13. #13

    Padrão Re: Lançada a primeira versão RC do sistema SmartRouter

    Ola Leidge, vamos as suas questões:

    1 - Bem, o sistema de cache do SmartRouter não é nativo, ele é realizado pelo "Lusca Cache", em que você pode instalar pela interface web, "enviando" o addon.(Tipo quando você envia uma foto para as redes sociais). Você pode encontrar o addon na seção de "Addons" no site. O Lusca cuida dos arquivos estáticos, e um plugin que tem nele, chamado de "inComum" cuida dos arquivos dinâmicos. Estou desenvolvendo a nova versão do addon com a nova versão do inComum, amanhã a tarde eu acho que vai estar pronto. Posto a novidade aqui mesmo.

    2 - Veja bem, o foco do SmartRouter é ser um firewall e router, o sistema de cache é realizado através de addons, porém ainda não existe um addon que forneça opções avançadas de cache, ele é básico.

    3 - Todas. Hehe. ThunderCache é um sistema de cache, um programa auxiliar. O SmartRouter é um sistema linux (Distribuição Linux) visando roteamento, firewall e proxy. Já fizemos tentativas de usar o ThunderCache como addon no SmartRouter, mas encontremos algumas instabilidades na época, quando surgir um tempo, vamos testar novamente.

    4 - Sim, funciona como "cache paralelo", porém ainda não montemos um tutorial completinho informando como proceder. Se você se interessar, abra um tópico la no nosso fórum, que alguém te explica bem certinho como funciona.

    5 - Bem, se você utilizar como cache, eu indico o máximo de memória RAM possível, cerca de 3Gb. (Limitação do próprio SmartRouter) E um processador de pelo menos 1.2Ghz. O sistema SmartRouter é super leve, para você ter uma ideia, eu o utilizo aqui com cerca de 15 hosts conectados, um Pentium MMX com 175Mhz e 128Mb RAM. E o máximo de RAM que é consumido é 40Megas. Mais detalhes: SmartRouter PROJECT • Exibir tópico - Hardware Ideal

    Abraços amigo.

  14. #14

    Padrão Re: Lançada a primeira versão RC do sistema SmartRouter

    Pronto, atualizei o Lusca cache
    Lusca cache | SmartRouter PROJECT

  15. #15

    Padrão Re: Lançada a primeira versão RC do sistema SmartRouter

    otima iniciativa, parabam´s pelo trabalho..

  16. #16

    Padrão Re: Lançada a primeira versão RC do sistema SmartRouter

    Muito obrigado alexsuarezferreira. =D

  17. #17

    Padrão Re: Lançada a primeira versão RC do sistema SmartRouter

    Cache paralelo | SmartRouter PROJECT

    Estou escrevendo agora pra utilizar om mikrotik, mas sem um mikrotik... alguém pode me ajudar? =D