+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede aberta visivel? Com autenticação por mac? Senha para logar?

    boa tarde,
    gostaria da opiniao dos amigos do forum
    tenho uma base com 4 setorias e 4 mikrotik
    são 4 ssids diferentes..
    da forma como esta atualmente qualquer um pode conectar na rede...basta achar e mandar conectar..
    porem a rede tem ip fixo entao a pessoa nao pega ip..mais fica conectada na torre
    ou será que é melhor colocar autenticacao por mac ai pelo menos so vai conectar na torre quem tiver mac liberado?
    do jeito que ta agora qualquer um pode conectar ai se abrir o winbox da pra ver as rbs...
    o problema que to achando é que dessa forma nao to conseguindo ver quem ta conectado ( e liberado) porque como nao ta cadastrado na torre ai tenho que ficar comparando o mac pra saber quem é...
    ai as vezes entro la...e vejo alguem com sinal -90 conectado...e nem é cliente meu...
    o que acham?
    os mikrotiks eu atualizei ai percebi que tiraram a opçao ack timeout...e agora tem opçao distance...
    essa opção funciona da mesma forma que ack?
    nao sei se fiz algo errado porque ativei ela e coloquei la 70...ai ninguem tava conectando...

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede aberta visivel? Com autenticação por mac? Senha para logar?

    use o access list, deixe permitido somente quem é cliente, ou seja somente o mac que vc quiser que conecta na torre que irá conectar, mais seguro, e tb melhora otimização ja que não perderá banda para quem não é cliente

  3. #3

    Padrão Re: Rede aberta visivel? Com autenticação por mac? Senha para logar?

    Blz...
    e sobre essa questao do ack?
    nao tem mais na versao 5.17 que atualizei...apareceu um tal de distance...
    o que acha?
    tipo...
    eu queria que todo mundo com sinal tipo -80 conectasse ainda para eu arrumar mais que isso naum...
    como faço?
    onde ta 120...-120 eu coloco 80...-80 seria isso?

  4. #4

    Padrão Re: Rede aberta visivel? Com autenticação por mac? Senha para logar?

    Blz...
    e sobre essa questao do ack?
    nao tem mais na versao 5.17 que atualizei...apareceu um tal de distance...
    o que acha?
    tipo...
    eu queria que todo mundo com sinal tipo -80 conectasse ainda para eu arrumar mais que isso naum...
    como faço?
    onde ta 120...-120 eu coloco 80...-80 seria isso?

  5. #5

    Padrão Re: Rede aberta visivel? Com autenticação por mac? Senha para logar?

    Citação Postado originalmente por aprendizfeliz2012 Ver Post
    Blz...
    e sobre essa questao do ack?
    nao tem mais na versao 5.17 que atualizei...apareceu um tal de distance...
    o que acha?
    tipo...
    eu queria que todo mundo com sinal tipo -80 conectasse ainda para eu arrumar mais que isso naum...
    como faço?
    onde ta 120...-120 eu coloco 80...-80 seria isso?
    Quando eu fui começar a cadastrar eu criei uma regra com o mac todo zerado (regra geral) no qual quem estava com sinal ruim não conseguia conectar, ai fui cadastrando os clientes. É bom deixar a regra geral para evitar alguém que não é cliente (ou que é cliente mas não está apontado para essa antena) conectar na sua torre e prejudicar o sinal.

  6. #6

    Padrão Re: Rede aberta visivel? Com autenticação por mac? Senha para logar?

    Citação Postado originalmente por leandrovaranda Ver Post
    Quando eu fui começar a cadastrar eu criei uma regra com o mac todo zerado (regra geral) no qual quem estava com sinal ruim não conseguia conectar, ai fui cadastrando os clientes. É bom deixar a regra geral para evitar alguém que não é cliente (ou que é cliente mas não está apontado para essa antena) conectar na sua torre e prejudicar o sinal.
    Acho que o padrão é 120 e -120 mesmo, mas tem que ser na regra geral primeiro para já cortar de uma vez a conexão desse que está prejudicando o sinal.
    O rádio acaba "nivelando por baixo" os sinais, como se fosse uma turma de alunos, mesmo tendo alguns CDFs (sinal bom) o ritmo das aulas é dado pelos mais lerdos (sinal ruim), pois o professor (rádio) tem que ficar repetindo (os pacotes) várias vezes para eles entenderem.