+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PC não liga totalmente!!!

    Ola amigos, estou com mais um probleminha!
    Estou com um computador aqui que quando ligo ele, só funciona alguns segundos e desliga sózinho essa maquina tem uma fonte de 24 pinos e próximo da cpu tem mais uma entrada de 4 pinos e quando eu tiro esses 4 pinos ele liga normalmente só não funciona o HD e quando coloco os 4 pinos de volta, o mesmo problema volta, não liga.
    Eu selecionei na imagem a baixo qual é esses 4 pinos que estão dando esse problema.
    Me ajuda ai pessoal, muito obrigado!!!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Placa mãe.jpg
Visualizações:	875
Tamanho: 	119,8 KB
ID:      	33425

  2. #2
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: PC não liga totalmente!!!

    EPSv12 o nome, se não me engano.

    Testa outra fonte, ele é essencial.

    Olha se os capacitores não estufaram (na fonta e na placa mãe) também.

  3. #3

    Padrão Re: PC não liga totalmente!!!

    Poxa legal Osmano807!
    Vou ver realmente se os capacitores de energia depois eu vou mandar resposta pra você.

  4. #4

    Padrão Re: PC não liga totalmente!!!

    Cuida em verificar os capacitores azuis pequenos que ficam embaixo do dissipador, terá que tirar o cooler inteiro pra ver direito esses capacitores, quando eles são sólidos é raro estufar, mas esses com liquido (Igual dessa placa) estufam muito, acho que todas essas placas com cap. comuns debaixo do cooler estufam eles entre 25 e 30 meses de uso.

    O VRM que fica junto com o com esse conector de 4 pinos é o que alimenta o chipset, então sem ele o processador normalmente liga mas o chipset não, anormal esse modelo só não reconhecer os HD's, o normal é o chipset inteiro não ligar, não ter sinal de reset nem frameosc nas placas post.

  5. #5

    Padrão Re: PC não liga totalmente!!!

    Ola rubem, como vai amigo?
    Então, a placa mãe que postei ai é só uma imagem pra mostrar o EPSv12 que são os 4 pinos.
    Mas a placa que estou tentando arrumar é uma STI Semp Toshiba Info e tirei o processador e nele não tem esses capacitores azuis e os outros capacitores estão normais.
    Voltei fazer os testes com os 4 pinos ele começa a funcionar e em alguns segundos para e sem os 4 pinos liga normalmente mas o hd não funciona.
    Ah eu vi que o processador esta sem pasta térmica, quer dizer a pasta que tinha secou totalmente.

  6. #6

    Padrão Re: PC não liga totalmente!!!

    Cara, já testou com outra fonte ? Nova e uma marca de qualidade, se possível. Se tiver outro processador pra fazer o teste, também ajuda.

  7. #7

    Padrão Re: PC não liga totalmente!!!

    blz rogfanther!!!
    Eu já fiz teste com uma fonte e deu o mesmo problema, e vou pegar uma fonte melhor e fazer outro teste e tambem com outro processador.

  8. #8

    Padrão Re: PC não liga totalmente!!!

    Me desculpe pessoal em incomodar, eu descobrir qual o problema da placa mãe STI Semp Toshiba, do lado da cpu tem um chip com um dissipador, com certeza mexeram nesse dissipador e acabaram estourando um dos lacres que prendiam o mesmo e esse lacre é integrado na placa.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Semp Toshiba.jpg
Visualizações:	235
Tamanho: 	82,6 KB
ID:      	33435

  9. #9

    Padrão Re: PC não liga totalmente!!!

    Bom, daí o chipset estaria esquentando mais que o normal. Você pode tentar prender esse dissipador direito, e ver se a placa funciona normal.

  10. #10

    Padrão Re: PC não liga totalmente!!!

    Mas nem precisa mecher, a solda nesse jumper nem sempre é boa (Solda de insersora economiza estanho), as vezes isso cai sozinho mesmo, sem ninguem encostar, já encontrei varios pc's que ao abrir o gabinete os jumpers estão caidos pelo chão do gabinete (Se isso quica e bate na placa dando curto num vrm, por exemplo, prejuízo enorme!).

    Na hora de soldar os jumpers (Se não achar eles pode usar qualquer terminal de componente, tipo capacitor, transistor, nem precisa ser tão grosso quanto o original) capricha na solda, isso faz muita pressão e se a solda ressecar com o tempo soltará denovo.

  11. #11

    Padrão Re: PC não liga totalmente!!!

    Ola amigos!
    Eu fiz o que o amigo, rubem falou mas eu passei para o cliente que isso é temporário.
    Ela entendeu e disse que não tem problema, porque ela vai me pedir para trocar a placa mãe futuramente.
    Mas deu certo a soldagem do lacre do dissipador térmico do chipset.
    Muito obrigado amigos!