+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Nanostation + mikrotik

    Ola Amigos do under preciso novamente da ajuda de voces estou com algumas duvidas e vou organiza-las abaixo para facilitar a ajuda.



    1- tenho um servidor mikrotik 5.13 e atualmente compartilho internet atravez dele e feço o controle pelo routeador, meu servidor possue 4 placas de rede "cabo" vou colocar aqui a posição e nome de cada uma. 1 LINK, 2 REDE 1, 3 REDE 2, 4 REDE 3.
    na placa 1 tenho um link 15mb e na placa REDE 2 esta conectada a um routeador sem autenticação, nesse radio faço o controle dos cliente o servidor mikrotik esta com as configurações basicas. o que eu quero fazer é o seguinte, a placa de REDE 1 quero deixar para o futuro proxy paralello a placa de REDE 2 quero deixar para clientes pppoe e a placa de REDE 3 para cliente hotspot
    e minha duvida é como eu configuro cada uma para transmitir via radio, pois na placa de REDE 2 vou usar 3 nanostation5 e na placa de REDE 3 vou usar mais 3 nanostation2 como eu faço para configurar as 3 nano.

    2- Como vou ligar as 3 em uma placa só?

    3- Como elas devem ser configuradas?

    4- Vou ter algum problema se trabahar uma com hotspot e outra com pppoe?

    bom pessoal essas são minhas duvidas vou ficar muito grato pela ajuda.

  2. #2

    Padrão Re: Nanostation + mikrotik

    Olá, amigo a confiuração dos ap's você pode colocar como bridge, pois aparentemente você nao vai fazer nenhum tipo de autenticação neles, estando em bridge, como você usara uma interface para os três, pode colocar uma switch com as 3 nano e a porta do servidor, e em outra switch fazer o mesmo com os outros 3 nano e a outra porta, ao nao ser que queira usar switch gerenciavel, dai pode-se sim Usar a mesma switch. E respondendo sua outra duvida, não, nenhum problema de colocar hotspot e pppoe no mesmo
    servidor, pois cada um será configurado na sua devida interface.

    Bom, é isso , porém, já deixo avisado, se sua rede crescer, e você estiver usando esse tipo de radio, e ainda com switch normal, você terá muitos problemas na sua rede.

    Abraço e boa sorte

  3. #3

    Padrão Re: Nanostation + mikrotik

    Edsong por que terei problemas se minha rede crescer e eu usar esses tipos de radio? qual vc me endica para eu não ter problemas?

  4. #4

    Padrão Re: Nanostation + mikrotik

    Olá, apesar de varias pessoas usarem, e serem boníssimos, nanostations não foram feitos para este tipo de trabalho, não tem um desempenho tão com com Ponto Miltiponto para varias conexões, justamente para esse fim que a ubiquiti lançou o RocketM2 e o M5, que podem ser conectados a suas antenas Basestations Ou Omni 360. No seu caso como aparentemente esta começando agora, eu aconselharia começar com uma omni, sendo com ap ubiquiti "Rocket M2" ou temos também o que a maioria do pessoal ainda usa, Rb com cartão mini pci, aí fica a seu critério, é um gasto um pouco maior, porém compensa e muito. só tome muito cuidado, se for usar omni, tome cuidado, pois se me lembro bem, você usara 2 interfaces de saída, ou seja 2 ap's, não vai poder usar dias omni junto na mesma torre da mesma polarização, pois isso pode gerar muita interferência para vc mesmo. Se for o caso de usar 2 omni aconselho usar de diferentes polarizações.

  5. #5

    Padrão Re: Nanostation + mikrotik

    ok obrigado nesse caso uma omni só serve para todos os clientes.