Galera,

Comprei um note que já vem com BIOS preparada/compatível com boot EFI/UEFI. Além disso, o HD está com tabela de partições GPT.

Andei lendo alguns artigos em ingles (não encontrei nada muito util em português), e me perdi... Meu inglês é ruim, enfim...

Gostaria de saber se há colegas aqui que já se deparam com essa novidade (que não é tão nova assim), e como foi que se adaptaram à ela.

As dificuldades que tive:

TENTANDO INSTALAR UBUNTU
======================

Até então, não tinha feito instalações automaticas. Sempre criei minhas partições ao meu gosto. Baixei o Ubutnu 11.10 x64 para testar o Core i7 SandyBridge. Mesma coisa: fiz o particionamento manual como sempre (uma partição para o /; outra para /home e outra para o swap). A instalação ocorre normalmente, mas, ao rebootar, nada de sistema subir. É como se o HD não tivesse sistema alguma, zerado. Tentando usar o live CD e montando o HD, é possível ver que o Ubuntu havia sido instalado e todo o sistema de arquivos tinha sido criado. É como se o Grub não tivesse feito nada...

Só consegui fazer o ubuntu subir usando a instalação com particionamento automatico...

Depois de muita porrada e leitura, o a instalação manual funcionou da seguinte maneira:

sda1 - partição de 200MB do tipo ESP
sda2 - partição de 50GB do tipo ext4, montando o /
sda3 - partição de 50GB do tipo ext4, sem montagem, esperendo o / do Debian
sda4 - partição de 390 GB do tipo ext4, montado o /home (será usado tanto para o Ubuntu como para o Debian
sda5 - partição de 8 GB do tipo swap.

Fazendo esse esquema de particionamento, o ubuntu criou na BIOS (isso mesmo, na BIOS), uma entrada na sequencia de boot chamada 'ubuntu', selecionada como a primeria opção na ordem de boot.

Não tenho mais visualização da tela de menu do Grub.

O sistema sobe corretamente.

----------------------------------------

Estou apanhando para entender corretamente o sistema de funcionamento do EFI/UEFI + GPT.

Logo mais vou tentar fazer a instalação do Debian Squeeze x64 na partição mencionada. Não sei como vou fazer para adicionar a entrada na Bios para o Debian bootar semelhantemente o ubuntu.

Gostaria muito da ajuda dos colegas para esclarecimentos deste sistema de boot + tabela de partições.

Não postei esse tópico em Linux, pois, sei que sistemas Windows tem o mesmo problema com EFI/UEFI + gpt.

Obrigado.