Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    Ajuda dos amigos com opiniões..

    Já usei os dois, porem em minha opinião, a UBIQUITI se sobre sai na parte de RF ou seja "HW+RF".

    Já o MIKROTIK, é top na parte de controle de banda, hostspot e PPOE ou seja "HW+TCP-IP.


    Estou querendo montar uma nova estrutura, inicial teste/ final real uso, penso em OmniTik UPA-5HnD ou Rocket M5 + Base Station.

    Nunca usei nenhum dos dois, gostaria de saber o que os amigos mais experientes, nos equipamentos nos falam.

    No final não serei eu a gerenciar os clientes mas sim um terceiro, vocês conhecem recomendam, algum software que faça controle do Ubiquiti por Radius..

    Hoje uso os dois, porem o Mikrotik como concentrador, e Ubiquiti como transmissão, antigamente usava Mikrotik na torre, mas percebia um baixo desempenho acima de 20, clientes simultâneos por equipamento, hoje com Ubiquit tenho uma media de 35 por Bullet e sem problemas...


    Desde de já agradeço a todos..

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    eu so uso ubiquiti ,e recomendo nada a reclamar

  3. #3

    Padrão Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    Naldo também tenho excelentes experiencias com UBIQUITI, e estou em uma duvida cruel, UBIQUITI é excelente qualidade na transmissão, mas ainda hoje não conheço nenhum SW, que o gerencie alem do AirControl, no MUM que passou agora e estive conversando com o Fabrício Viana do "RadiusNet" ele havia comentado que o Software integrava varias soluções do mercado inclusive UBIQUITI e MIKROTIK, porem tinha um valor mensal, eu prefiro pagar R$1000,00 em um software que me atenda do que pagar mensalmente, sei que para o desenvolvedor, é mais viável! Mas não é a realidade dos provedores que tem muitas despesas mensais para adicionar mais uma!!!!

    Quanto ao Mikrotik não tive experiencias extraordinárias que nem tive com UBIQUITI, MK é muito bom em alguns aspectos e em outros peca, o que gosto muito dele é opção de bloquear mac's que não são autorizados na rede de se que autenticar, que no caso do Ubiquiti já autentica mas não loga..

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    droga ...droga ...droga eu tambem penso nisto todo dia ,por que não existe sistema ubiquiti de rf + sistema mikrotik para gerenciamento no ap ....droga droga droga

  5. #5

    Padrão Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    huashaushaushauhs

    Te digo uma coisa eu seria a pessoa mais feliz do mundo, se isso acontecer..

  6. #6

    Padrão Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    eu uso o mkt somente como servidores, porém a praticidade do ubnt é bem melhor. Porém não sei sou novato, talvez posso configurar errado o ubnt mais acho o mkt com estabilidade maior.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    mktguaruja, um grande problema para mim do MIKROTIK, é isso mesmo estabilidade, ao fazer controle de acesso por mac, mas o controle de banda, quando usava MK direto na torre os pings dos clientes sem navegação era na media de 6 a 7ms, com UBIQUIT a media e de 2 a 3ms, com navegação o MK tinha hora de pings de 1000 a 1200ms, agora com os UBIQUITIS, com navegação no talo da banda isso em planos de 256kbps não passa de 300ms...

    Dai da para ter uma ideia da diferença..

  8. #8

    Padrão Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    Isso e muito divergente, tenho aqui em minha rede os dois casos e com r52hn nao tem diferenca alguma em questao de irradiacao e pings . No caso do mikrotik vai muito da qualidade do cartao, pigtail e cabo, se nao estiver tudo 101% nao tera desempenho mesmo e nisso o ubnt se sobressae, no caso do bullet que vai acoplado direto na antena.

  9. #9

    Padrão Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    Então amigo aqui no começo usava um RB433ha, e cartões XR2, e 3 setoriais, quando cheguei a 70 clientes dividindo mais ou menos 15 ativos por cartão, a rede morria, um bendito dia depois de uma chuva forte aqui, a RB queimou, isso numa sexta feira as 17:00.

    Aqui achando que era interferência dos cartões então coloquei 3 RB411uah, mais 3 novos XR2, mesma mer#da porem ficou funcionando com reclamações de lentidão, então comprei uma rb750g, mais um Bullet 2HP, me DEUS o que é era aquilo, chegava a ter 30 on e sem problemas..

    Mikrotik não é ruim porem é limitado, na questão de RF, acredito que nem sempre o cozinheiro é um bom padeiro e vice versa.

    Amigo nos fale um pouco do que você usa hoje, de Mikrotik.

    Abcs.


    Citação Postado originalmente por RCINFONET Ver Post
    Isso e muito divergente, tenho aqui em minha rede os dois casos e com r52hn nao tem diferenca alguma em questao de irradiacao e pings . No caso do mikrotik vai muito da qualidade do cartao, pigtail e cabo, se nao estiver tudo 101% nao tera desempenho mesmo e nisso o ubnt se sobressae, no caso do bullet que vai acoplado direto na antena.

  10. #10

    Thumbs up Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por rbribeiro Ver Post
    Então amigo aqui no começo usava um RB433ha, e cartões XR2, e 3 setoriais, quando cheguei a 70 clientes dividindo mais ou menos 15 ativos por cartão, a rede morria, um bendito dia depois de uma chuva forte aqui, a RB queimou, isso numa sexta feira as 17:00.

    Aqui achando que era interferência dos cartões então coloquei 3 RB411uah, mais 3 novos XR2, mesma mer#da porem ficou funcionando com reclamações de lentidão, então comprei uma rb750g, mais um Bullet 2HP, me DEUS o que é era aquilo, chegava a ter 30 on e sem problemas..

    Mikrotik não é ruim porem é limitado, na questão de RF, acredito que nem sempre o cozinheiro é um bom padeiro e vice versa.

    Amigo nos fale um pouco do que você usa hoje, de Mikrotik.

    Abcs.
    Sobre o XR2 so tive desepção, e uma grande marca e caro demais, depois q comecei a usar R52h, a rede fico maravilha alem de preço (da pra comprar 3 R52h no lugar de 1 XR2, acho q ainda sobra dinheiro pra ir na padoca e tomar um cafesinho pingado com pão de queijo, sem falar q e 2.4 e 5.8)
    Sobre o Radius nos Produtos da UBNT tem um aki ainda e Beta.
    Radius no Ubiquiti M.
    Tem um monte de opções nesta versão do firmware, so q ainda e beta,
    to usando aki ate hj sem problemas.
    Se isso te ajudou em alguma coisa, não custa nada agradecer, Obrigado...

  11. #11

    Padrão Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    Aqui tenho basestations com rocket m5, não tenho nenhuma reclamação, recomendo a todos
    Só deixo um conselho... Ao usar Rocket M5 com basestations, utilize somente rádios com AirMax. No meu caso estou usando somente Nanostation loco M5. Assim você conseguirá um troughput e um numero de clientes muito maior por radio

  12. #12

    Padrão Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    Bom, parando para pensar, o que acontece é o seguinte: ubiquiti tem muita potencia, consequentemente sinal bom mas com serios problemas que normalmente não são detectados pelos administradores e que são traduzidos por interferência de outros sistemas mas muitas vezes o nosso prórprio equipamento nos causa o problema ,pois sinal forte tem ruído alto.

    O que quero dizer ao amigo é que vc pode usar um painel ubiquiti com um cartão mimo de dupla como o R52Hn e uma routerboard, limitação de clientes de acordo com o processamento da rb escolhida e se vc souber desabilitar todos os pacotes que ela tem rodando que vc não vai utilizar aí sobra para aplicar na sua necessidade, o cartão tem 350 de potencia e usando paineis de 90 com canais afastados fica algo de qualidade.

    Ou continua no feijão com arroz que todo mundo faz... omini mais atrapalha do ajuda , o problema é que para criar uma célula com qualidade precisa gastar e aí ninguém se disponibiliza a fazer.

    Espero ter clareado a sua idéia e a partir disso vc pode ter planos para revolucionar sua infra, ainda mais que hoje os clientes precisam muito de multimidia e um pop mal feito fica uma porcaria depois de 10 clientes que gostam de usar youtube e coisas assim com qualidade.

  13. #13

    Red face Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    Amigo concordo com quase tudo que você disse.

    Citação Postado originalmente por GIUSPILLER Ver Post
    Bom, parando para pensar, o que acontece é o seguinte: ubiquiti tem muita potencia, consequentemente sinal bom mas com serios problemas que normalmente não são detectados pelos administradores e que são traduzidos por interferência de outros sistemas mas muitas vezes o nosso prórprio equipamento nos causa o problema ,pois sinal forte tem ruído alto.
    Apesar de ter muita potencia que causa poluição do espectro, aqui não uso tudo na potencia max, para mim usar potência max depende muito da causa!

    Sou um dos adeptos do sussurro de rf, mas tem caso que não adianta você tentar concorrer com amplificadores de 1W.

    Na verdade você sabe qual é o maior problema do ruido alto, clientes muito bons e clientes muito ruins, por isso se deve considerar a media sinal ruido, não é interessante ter um sinal alto e um ruido baixo, ou sinal alto e um ruido alto, isso tem um padrão"MEDIA" a ser seguido que muitos nem sabem.!


    Citação Postado originalmente por GIUSPILLER Ver Post
    O que quero dizer ao amigo é que vc pode usar um painel ubiquiti com um cartão mimo de dupla como o R52Hn e uma routerboard, limitação de clientes de acordo com o processamento da rb escolhida e se vc souber desabilitar todos os pacotes que ela tem rodando que vc não vai utilizar aí sobra para aplicar na sua necessidade, o cartão tem 350 de potencia e usando paineis de 90 com canais afastados fica algo de qualidade.
    Concordo com o cartão pois nunca usei o mesmo só vou poder falar quando usar, quanto aos pacotes da RB, isso ja até deixei ela pelada para teste, sabe qual a diferença, somente alocamento de memoria"disponível", quanto a processamento não muda em nada, é a mesma coisa de ter dois operacionais na maquina e usar apenas um..

    Citação Postado originalmente por GIUSPILLER Ver Post
    Ou continua no feijão com arroz que todo mundo faz... omini mais atrapalha do ajuda , o problema é que para criar uma célula com qualidade precisa gastar e aí ninguém se disponibiliza a fazer.
    Quanto a omini vou falar para ti tenho uma qui no pé da torre para clientes com problemas, e não tenho problemas nenhum, na verdade tenho aqui na torre exatamente tenho 7 rádios, e todos bem distribuídos, tenho pouca ou quase nenhum interferência entre os equipamentos.

    Citação Postado originalmente por GIUSPILLER Ver Post
    Espero ter clareado a sua idéia e a partir disso vc pode ter planos para revolucionar sua infra, ainda mais que hoje os clientes precisam muito de multimidia e um pop mal feito fica uma porcaria depois de 10 clientes que gostam de usar youtube e coisas assim com qualidade.
    Amigo muito obrigado mesmo pela suas opiniões, para mim é de grande valia, me desculpe também se acabei sendo áspero em algumas de minhas palavras acima, é que esse poste ta enorme e to com preguiça de voltar lendo tudo rsrsrsr..

    Mas sua indicação sobe o R52N com certeza vou testar, mas afinal alguém já uso a RouterBOARD OmniTik U-5HnD, estou muito afim de testar ela como pequenas células..

  14. #14

    Padrão Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por rbribeiro Ver Post
    Então amigo aqui no começo usava um RB433ha, e cartões XR2, e 3 setoriais, quando cheguei a 70 clientes dividindo mais ou menos 15 ativos por cartão, a rede morria, um bendito dia depois de uma chuva forte aqui, a RB queimou, isso numa sexta feira as 17:00.

    Aqui achando que era interferência dos cartões então coloquei 3 RB411uah, mais 3 novos XR2, mesma mer#da porem ficou funcionando com reclamações de lentidão, então comprei uma rb750g, mais um Bullet 2HP, me DEUS o que é era aquilo, chegava a ter 30 on e sem problemas..

    Mikrotik não é ruim porem é limitado, na questão de RF, acredito que nem sempre o cozinheiro é um bom padeiro e vice versa.

    Amigo nos fale um pouco do que você usa hoje, de Mikrotik.

    Abcs.
    Instalei a 30 dias 4 setor hyperlink 14 dbi com 2 rb 433ah e cartoes r52hn, 1 cartao mantem mais de 30 on line, outro 20, outros 2 em media 10 a 15 clientes on line, não tenho tido problemas ainda, ta fluindo redondo, mas tem um detalhe muito importante também, minha cidade é pequena e a interferencia é minima.

  15. #15

    Padrão Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por RCINFONET Ver Post
    Instalei a 30 dias 4 setor hyperlink 14 dbi com 2 rb 433ah e cartoes r52hn, 1 cartao mantem mais de 30 on line, outro 20, outros 2 em media 10 a 15 clientes on line, não tenho tido problemas ainda, ta fluindo redondo, mas tem um detalhe muito importante também, minha cidade é pequena e a interferencia é minima.
    Tenho 4 r52h com 4 hyperlink em 2 deles da a media de 40 simultâneo com picos de 60 e nao tenho nenhum problema com nenhum deles
    muito bons

  16. #16

    Padrão Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    Amigos RCINFONET e edsong, e muito bom saber so a experiencia de vocês dois, como havia dito antes tive mas experiencia com XR2 + MK, aqui uso setorias OIW, e um setor da Aquário, que me surpreendeu em qualidade, não fica atra do OWI, os dois com potencia de TX de 200mw, mas o Aquário deu um melhor desempenho..

    Obrigado pela contribuição...

  17. #17

    Padrão Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    Tenho hyperlink 14 dbi + rb433ah + r52h com 30 user online perfeito, planos de 256k.

    Tenho tambem base station + rb433ah + r52hn tem só 2 meses mas jah to com 20 online e até agora tah perfeito planos de 1 e 2 megas, usando SXT nos clientes fazendo 2x2 com o NV2 ativado !

    O grande problema do mikrotik é os caras lambão que tem no mercado e faz merda com a instalação dai mikrotik em RF com certeza não presta, mas agora usa pigtail bom, cabo lmr400, caixa hermética bem protegida (uso as de alumínio), tudo bem isolado, com certeza mikrotik sai na frente....

    Mas isso não quer dizer que não tenho Ubiquiti uso rocket m5 em alguns ptp, nano bridge em algumas empresas mas só pela praticidade.

    Uma coisa em digo o dia que a mikrotik começar a fabricar o hardware na case tudo montado como a ubiquiti faz, fácil e prático de montar a ubiquiti vai perder uma grande fatia do mercado para mikrotik.

  18. #18

    Padrão Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    Amigo olivionet e demais amigos, uma pergunta, vocês tem 30 online por cartão ou na somatória dos cartões de cartões.

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Tenho hyperlink 14 dbi + rb433ah + r52h com 30 user online perfeito, planos de 256k.

    Tenho tambem base station + rb433ah + r52hn tem só 2 meses mas jah to com 20 online e até agora tah perfeito planos de 1 e 2 megas, usando SXT nos clientes fazendo 2x2 com o NV2 ativado !

    O grande problema do mikrotik é os caras lambão que tem no mercado e faz merda com a instalação dai mikrotik em RF com certeza não presta, mas agora usa pigtail bom, cabo lmr400, caixa hermética bem protegida (uso as de alumínio), tudo bem isolado, com certeza mikrotik sai na frente....

    Mas isso não quer dizer que não tenho Ubiquiti uso rocket m5 em alguns ptp, nano bridge em algumas empresas mas só pela praticidade.

    Uma coisa em digo o dia que a mikrotik começar a fabricar o hardware na case tudo montado como a ubiquiti faz, fácil e prático de montar a ubiquiti vai perder uma grande fatia do mercado para mikrotik.

  19. #19

    Padrão Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    Por cartão !!

  20. #20

    Padrão Re: Duvida cruel UBIQUITI x MIKROTIK

    Boa aqui sempre que chagava por volta de 25 o desempenho caia..

    Obrigado pela resposta amigo olivionet