Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    Olá amigos:

    A situaçao e a seguinte:comecei a implantar soluçao ubnt em minha rede e me deparei com uma situaçao complicada tenho uma estrutura em um ponto alto da regiao pantaneira onde mando internet,aconteçe que os equipamentos da ubnt especialmete as rocket m5 quiemam com muita facilidade especialmente a entrada de rede a torre e aterrada tem todos os sistema de proteçao, nesse mesmo local tenho mikrotik algumas com mais de 2 anos e nunca deram problema a pergunta é: O que está errado nos equipamentos da ubiquiti? Se alguem tiver alguma informaçao de como evitar desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    eu uso ha um bom tempo e nunca aconteceu de queimar a lan... uso cabo blindado, vc usava nos seus que queimaram? tem aterramento na rede eletrica?? particularmente nao gosto do rocket... tenho varios enlaces e estou trocando td por mikrotik, muito mais estavel co ping bem melhor...

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    ja uso a 2 anos tambem mesmo sem aterramento não queima facil ,so se for um problema com lotes novos os antigos ja tenho equipamentos a 2 anos trabalhando direto .

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    Ja tive problemas com queima mas em raros casos, um com aterramento da torre e rede eletrica e um cabo blindado aterrado, por que tambem nada atinda usar cabo blindado se nao aterrar o mesmo eu fiz uma mudanca q deu certo passei o cabo de rede em um tubo de ferro e aterrei o tubo nao tive mais problemas

  5. #5
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    provavelmente pode ser cabo de rede absorvendo energia eletromagnéticas geradas pelos raios ....
    assim a porta queima mesmo ,,,,
    use cabo blindado e conectores também junto a um bom aterramento ....
    assim você não terá esse tipo de problema !

  6. #6

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    Esse e o problema já fiz tudo isso cabo blindado da ubiquiti,aterramento etc o que me intriga e que na mesma torre tem varias mikrotik e não são afetadas.







    Citação Postado originalmente por geovanerflima Ver Post
    olá amigos:





    A situaçao e a seguinte:comecei a implantar soluçao ubnt em minha rede e me deparei com uma situaçao complicada tenho uma estrutura em um ponto alto da regiao pantaneira onde mando internet,aconteçe que os equipamentos da ubnt especialmete as rocket m5 quiemam com muita facilidade especialmente a entrada de rede a torre e aterrada tem todos os sistema de proteçao, nesse mesmo local tenho mikrotik algumas com mais de 2 anos e nunca deram problema a pergunta é: O que está errado nos equipamentos da ubiquiti? Se alguem tiver alguma informaçao de como evitar desde já agradeço.

  7. #7

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    Amigo se a regiao que vc trabalha cai muitos raios PERTO dos equipamentos em epocas de chuva nao tem jeito queima msm.

  8. #8

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    Isso e verdade,mas o que quero saber é porque a linha da ubiquiti queima e a mikrotik não entende?













    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Amigo se a regiao que vc trabalha cai muitos raios PERTO dos equipamentos em epocas de chuva nao tem jeito queima msm.

  9. #9

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    Por conta de um pequeno circuito integrado chamado Kendin que esta presente nos produtos Ubnt ele é responsavel por gerenciar a parte Lan do equipamento por ser fragil a descargas elétricas é ele sempre o primeiro a chorar,o que eu ja descartei de Nanos com Lan queimada e wireless perfeita ja perdi a conta,hj estou preferindo Sxt ou Groove + antenas pra certos enlaces.
    Abs.

  10. #10
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Por conta de um pequeno circuito integrado chamado Kendin que esta presente nos produtos Ubnt ele é responsavel por gerenciar a parte Lan do equipamento por ser fragil a descargas elétricas é ele sempre o primeiro a chorar,o que eu ja descartei de Nanos com Lan queimada e wireless perfeita ja perdi a conta,hj estou preferindo Sxt ou Groove + antenas pra certos enlaces.
    Abs.
    Mas amigo este equipamernto tem conserto se nao quer manda para mim, eu tenho resolvido com a troca do componente.

  11. #11

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Mas amigo este equipamernto tem conserto se nao quer manda para mim, eu tenho resolvido com a troca do componente.
    Sim eu sei mas aqui trabalho pra um provedor e muitas das vezes acabam comprando outro equipamento ao inves de conserta-lo como tem poucos funcionarios fica dificil deslocar alguem especificamente para leva-los a manutençao.
    Abs.

  12. #12

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    Na verdade o problema todo e um circuito que o amigo citou um pequeno integrado que esta presente na maioria dos hubs so que esse da ubiquiti e muito sencivel pra voçes terem uma ideia devo ter uns 8 pç com a porta lan queimada.

  13. #13

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    O amigo poderia indicar onde consigo o componete responsavel pela lan pois trocamos aqui mesmo com uma estaçao de solda.

  14. #14

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    NA EXCCEL PY TEM ESSE COMPONETE DA NANOSTATION MAS DA ROCKET M5 NÃO TEM SE ALGUEM SOUBER FICAMOS NO AGUARDO.






    Excell Inform

  15. #15

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    Se possível tente usar o toughcable Level 2 com conectores da Ubiquiti.

  16. #16

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    Eu também tenho muitos problemas com a porta LAN dos Ubiquiti em épocas de Raio.

    Tudo aterrado... eles queimam!

    Já os Mikrotiks são mais resistentes.

  17. #17

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Eu também tenho muitos problemas com a porta LAN dos Ubiquiti em épocas de Raio.

    Tudo aterrado... eles queimam!

    Já os Mikrotiks são mais resistentes.
    olha gente, trabalho com provedor a mais de 8 anos, e vou falar, quando cai um raio, pode ser um super aterramento, queima mesmo, aqui tenho aterramento em tudo, por experiência própria, É SORTE MESMO !!!!

    Uso routerboard em poucas torres e produtos ubiquiti na maioria delas, aqui no meu provedor, os dois queimam, mas acho que os produtos da ubiquiti queimam mais sim, mas na minha modesta opinião, hoje eu prefiro usar ubiquiti e trocá-los quando cai um raio, do que usar RB com cartões, pois acho os produtos ubiquiti os melhores do mercado hoje.

    Mega Provedor

  18. #18

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    vcs tem dispositivos antisurto? tem DR? aqui cai muito raio e depois que instalei anti surto nao tive mais problemas claro instalei tudo antes de subir os rockets isso ja tem 3 anos

  19. #19

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    DPS , dispositivo de proteção de surto, em torres é mais que essencial! bem aterrado resolve 95% dos problemas..

  20. #20

    Padrão Re: Rocket m5 versos descarga eletrica raios etc.

    Na minha opinião não se coloca para-raio numa torre cheio de equipamento altamente sencivel acho que a chance de ter problemas e maior com do que sem, o que coloquei aqui para os meus colegas e que os equipamentos da mikrotik definitivamente são mais resistentes na minha regiao não tem essa de para-raio não queima mesmo do lado da minha torre tem uma da vivo e os cara vive trocando equipamento minha torre tem aterramento de 10 ohms mesmo assim não tem jeito.













    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Não é sorte :

    https://under-linux.org/f105/aterram...araios-145536/

    https://under-linux.org/f170/para-raio-correto-132965/

    https://under-linux.org/f170/torre-s...18/index5.html

    o povo tem preguiça de procurar informações, isso já foi discutido e rediscutido no forum.