+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Rb435g/R52hn/Dish 30dbi para o tronco + rocket m5/Basestation Am-5g20-90 para distribuição fica bom?

    Bom dia a todos,

    Primeiro, obrigado a todos pela atenção que puderem me conceder...

    Estou desde as 14:00h lendo posts e mais posts sem parar, agora são 05:22 do dia seguinte...

    Como a cidade é pequena (10km x 11km), uma unica torre cobre tudo, mas não será no local onde esta o link de internet, logo precisarei de um tronco principal, e na torre, acredito que dividir em 4 antenas setorias, deva cumprir seu papel pelo menos nos primeiros meses....

    Estava pensando em algo assim:

    Tronco Principal:
    Routerboard Mikrotik Rb435g (Atheros 680MHz - 800MHz OC, 256MB ram, 512 NAND + SSD, 3x Gigabit e 5 miniPCI)
    Mikrotik Mini Pci Card R52hn 802-11a/r/g/n 320mw Mmcx H
    Ubiquiti Airmax Antena Rd-5g30 Rocket Dish
    PS: Para cada cartão, uma antena. (se cada cartão me der 40mbs - logo 5 x 40 = 200mbs)
    PS2: 1 Switch 3COM gerenciavel com 8 portas gigabit para ligar as 4 setorias ao tronco (já que o rb435g só tem 3 portas)

    Setoriais (4x):
    Ubiquiti Airmax Basestation Am-5g20-90
    ?????

    Clientes:
    Nanostation M5


    Minha dúvida... lí aqui no forum que os rockets M5 não suportam muitos clientes, logo atender toda uma zona com um rocket não é interessante, prefiro gastar um pouco mais e permanecer mais tempo com o hardware. Achei uma rb da ubiquiti com preço acessível e aparentemente uma boa configuração, se trata do Routerstation-pro, alguém já ouviu falar dele???

    Ubiquiti Routerstation-pro (AR7161 running @ 680MHz, 128MB ram, 16MB Flash + SSD, 2x USB, 4x Gigabit, 3x miniPCI)
    PS: esta custando R$240,00 - O preço esta super atrativo....

    Acredito que com este processador um pouco mais rápido (pode chegar até 800MHz) e com 128MB ram, consiga trabalhar com mais clientes e com menos dor de cabeça. Mas como não tenho experiência real, só teórica...

    Alguém poderia comentar? Será que teria outro equipamento para melhorar a rede?

    Olha, gostaria pelo menos de operar com 40 clientes simultâneos por setorial e lógico, 160 no tronco principal. Na média 500kb por cliente, alguns com 1mb.

    Lembrando, que ao usar o Rb435g e o Routerstation-pro, como usam cartões, posso começar com 1 ou 2 cartões e depois ir adionando, o que me custária um investimento ínicial menor, e aguardaria por uma margem segura de clientes antes de investir mais.

    Sobre o Switch 3Com, gostaria de permanecer com ele, pois futuramente, pretendo separar fluxo de internet e de servidores intranet, criando um segundo tronco só para intranet.

    Por favor, se puderem me ajudar fico muito grato....

    Desde já agradeço a todos pela atenção e ajuda.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rb435g/R52hn/Dish 30dbi para o tronco + rocket m5/Basestation Am-5g20-90 para distribuição fica bom?

    use rocket m5 com basestation ate 50 clientes por rocket eu garanto complanos de 1 mega cada cliente ,para clientes perto nanoloco m5 para clientes longe aairgrid m5 e seja feliz.

  3. #3

    Padrão Re: Rb435g/R52hn/Dish 30dbi para o tronco + rocket m5/Basestation Am-5g20-90 para distribuição fica bom?

    Obrigado Naldo,

    li bastante tópicos onde o tu comentou a respeito do M5... há muita discução a respeito desse equipamento ainda.... por isso estava procurando alternativas...

    Obrigado... abraços