+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy CCQ e Throughput = Informações corretas!!!

    Boa tarde, nós estamos com problemas de lentidão e perda de pacotes em alguns clientes, depois de procurar e testar várias configurações, posto informações para que se alguém tiver mais conhecimento ou já encarou um problema parecido possa nos ajudar.
    Primeiro gostaríamos de entender corretamente, se ali em "P Throughput" quando aparece 757kpbs e em "TX/RX CCQ" fica em 49%, isso quer dizer que temos somente 371kbps de largura de banda para o cliente?
    Se a resposta for positiva, além de configurar a rede somente em 2Ghz-Only-G, o Data Rate manual em 18Mbps, o Preambulo Curto e baixar a potência para tentar chegar num sinal de -68dBm, existe algo mais a fazer para solucionar este problema?
    Segue imagens para facilitar o entendimento do problema. Lembrando que estamos utilizando cartões R52H com TX Power configurado em 17dBm, numa RB433 e temos simultâneo no máximo 16 clientes conectados.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CCQ.jpg
Visualizações:	267
Tamanho: 	73,0 KB
ID:      	34177

  2. #2

    Padrão Re: CCQ e Throughput = Informações corretas!!!

    Cara
    Ta tudo errado
    é only-b
    peramble long
    5.5 e 11 mb no tx rate

    Ve se melhora

  3. #3

    Padrão Re: CCQ e Throughput = Informações corretas!!!

    Enganei
    é data rate e nao tx rate

  4. #4

    Padrão Re: CCQ e Throughput = Informações corretas!!!

    Citação Postado originalmente por dominioz Ver Post
    Enganei
    é data rate e nao tx rate

    caso não resolva com a dica do amigo anteriormente, verifica se esses clientes tem boa visada a sua torre, pode ser obstáculos.

  5. #5

    Padrão Re: CCQ e Throughput = Informações corretas!!!

    Não creio que esteja errado. Usar somente B é hoje mais uma questão de gerenciamento levando em conta os planos oferecidos.
    Eu tenho minhas dúvidas sobre o uso somente B.
    Se tem opção de G, porque não usar?
    ou então os projetistas estão colocando o G só por marketing?
    Com somente B sua rede fica limitada, pois só vai passar no máximo 4mb no total e com isso você só vai atender um pingo de gente, principalmente se usar planos maiores, que é a tendência.

    Quanto ao CCQ indicar um valor em porcentagem, creio que não tem a ver com a conta sugerida . Se ele indica 50%, talvêz aquele throughput mostrado poderia ser maior se o CCQ fosse 90 ou 100%.
    Ali está mostrando o que deve estar passando para o cliente no momento.

    Eu já não esquento muito com o CCQ. Tenho clientes que apresentam CCQ de 40 ou 50% mas que na navegação estão sempre nos picos. Uso a leitura como um referencial a ser analisado, mas depois de tudo alinhado e o cliente atingindo o plano, e com ping baixo, não esquento mais.
    Assim como já vi clientes com CCQ de 100% e não atingir picos de navegação.

    Uma pergunta: este valor de throughput mostrado é o que realmente está passando lá no cliente?

  6. #6

    Padrão Re: CCQ e Throughput = Informações corretas!!!

    Primeiro, a rede setada somente em G e preambule Short não tem nada de errado, cada caso é um caso, até onde sei G tem uma menor abrangência e é mais suscetível a interferências, e B já abrange uma área maior, trabalha um pouco melhor em ambientes com mais interferência mas como o 1929 falou é limitado a 4MB, dependendo o ambiente 2,5mb já é um milagre .

    Em meu provedor aqui tenho duas torres que só trabalham perfeitamente em G se mudar para B o telefone toca, já outras duas sofro demais com interferência, e apesar de sempre achar que a culpa é do outro tô chegando a conclusão que eu mesmo gero o problema, vc só vai descobrir o melhor para a sua rede testando, não tem receita de bolo.

    Quanto ao Throughput realmente está baixo, cabe analizar alguns detalhes: o kit do cliente usa adaptador USB ou algum tipo de kit "diferente", ou até mesmo é antigo o equipamento? Aqui acontece sempre mas é na grande maioria problema de equipamento dos clientes, tem muitos de má qualidade no mercado e hoje em dia pelo menos aqui muitos clientes novos já possuem kit.

  7. #7

    Question Re: CCQ e Throughput = Informações corretas!!!

    Pessoal, eu ainda tenho setores em Only-B, mas pequenos como o "1929" citou, no começo era tudo em B, mas depois que foi crescendo tive que passar para G.
    Pelo que entendi então, o "P Throughput" que aparece ali, é o resultado da conta do "CCQ", se mostrasse 100% estaria próximo dos 18Mbps.
    Mas, num dos clientes com dados: P Throughput=333 e CCQ=25%, testando a velocidade resultou em somente 50kbps.
    E quanto ao Preambulo, porque utilizar Longo ao invés de Curto? vou fazer testes e por enquanto me embasar pelo ótimo texto do amigo Iwwkas (2009, https://under-linux.org/f105/configu...-802-a-133906/).
    Sobre os kits dos clientes, não tenho mais clientes com USB, graça a DEUS, são todos Rádios, mas existem sim aparelho com mais de 3 anos de uso nos clientes. Será necessário fazer a troca destes?

  8. #8

    Padrão Re: CCQ e Throughput = Informações corretas!!!

    O CCQ é a taxa de repetição de pacotes que está ocorrendo, por exemplo, se um cliente estiver com o CCQ em 80% significa que 20% está sendo retransmitido. Minha rede aqui não é muito grande mas mesmo assim algumas horas durante a semana tenho problemas (quem não tem?), já testei de tudo e não sei se ando pessimista mas acredito que em algum momento é inevitável não ter alguma lentidão na rede.

    Sobre os equipamentos tenho notado muitos problemas mesmo em equipamentos com menos de 3 anos, alguém mais?

    Esse texto que vc citou é realmente excelente e tem muitas informações importantes.