50 graus no sol, aqui acho que dá até mais, nunca medi no sol, mas dentro de qualquer construção bem ventilada duvido que atinja 30ºC mesmo no dia mais quente.

Não sou arquiteto nem construtor, mas já notei muitos predios aqui que são muuuuito mais "frescos" dentro que outros, daqueles que você jura que tem ar-condicionado, mas nem tem ventilador. Minha casa é quente demais (50ºC dentro MESMO), por conta de paredes finas e com sol, já a empresa é muito mais fria, nunca ví mais de uns 30ºC dentro, a única diferença visível hoje (Com tudo rebocado e pintado) é a grossura de umas lajes, não ví construir pra saber se tem diferença nos materiais, mas hora que construir quero gastar muitas horas estudando como ter ambientes mais frios.

Bom, sei que salas com muitos servidores sempre ficam quente, toda maquina dissipa calor, nesses locais geralmente precisa algum resfriamento forçado do ar mesmo (Mas nada de trocentos mil BTU's e manter o ambiente a 5ºC, esse é o exagero que reclado), estava falando daqueles ambientes em empresas que é quente mesmo se você desligar todas as maquinas. 2 últimas empresas que trabalhei noutra cidade tinham esse problema, desligava tudo sabado no almoço, e 2ª-feira de manhã entrava na sala e o mísero sol das 8 da manhã já fazia as salas esquentarem, e muito, antes de ligar os servidores, claro que com os servidores ligados o calor só aumentaria, mas sem servidor ligado o que se espera é que a sala seja pelo menos amena.

Mas a prática é de colocar os servidores naquela sala que pega sol a tarde em 2 paredes, onde a laje está mais perto do telhado portanto vem calor até de cima, e ainda por cima encostar o rack dos servidores na parede que mais pega sol (A do oeste, geralmente), enfim, tudo planejado pra necessitar o maior ar-condicionado possível.

Que alguns ambientes precisam ar-condicionado isso não discuto, mas a maioria das empresas ou pequenos provedores poderiam se preocupar com outros detalhes na hora de construir ou montar os racks pra diminuir a necessidade deles, ar-condicionado solar com certeza nunca será a solução para esses ambientes, nunca vai ter um custo-beneficio atraente, já a construção planejada para ser mais ventilada e amena essa sim leva a uma boa economia em materia de gasto energético com ar-condicionado.

(Meu quarto de 4x4 com ar de 10 mil BTU's é inusavel antes de pelo menos 2 horas de ar ligado, senão não esfria as paredes, mas um cliente com uma construção recente colocou ar de 5500 BTU's numa sala de 6x10 e com 20 alunos dentro se setar o ar pra 20ºC diz que em meia hora tem gente reclamando de frio. Não precisa ser alquimista pra achar que essa diferença poderia ser resolvida com resfriamento por amonia, é só ter um pouco de senso de economia pra entender que onde gasto R$ 50 por mes com ar, nessa outra construção (Que não foi planejada por algum capiáu como a minha) o gasto numa sala maior é de R$ 5 por mes. Uma economia gigante sem necessidade de modulo solar ou coisa cara do tipo)

Claro que depois que a construção já está feita só o que resta é sofrer no bolso com ar enorme, castigo justo pra quando a gente não planeja as coisas.