+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de jvoiski
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, Brazil
    Posts
    40

    Question Omni vs Painel (2.4)

    Usuários da Ubiquiti, quais as suas opiniões referentes ao uso de antenas, o que enlaça melhor?

    Omni <> notebook
    Painel <> notebook

    A idéia é colocar uma internet de 1mb, aberta, no centro da minha cidade, com propaganda pop-up no hotspot.

    Sugestões?

  2. #2

    Padrão Re: Omni vs Painel (2.4)

    aqui vou fazer similar, porem com tarifação usando cartão grafitado.
    irei usar PCBA OIW, Etherna, Senao Egenius, e antena Omini Aquario de 15dbi em poste de padrao de energia, +- 5 metros de altura.
    Gerenciamento vou usar o usermanager em uma rb pq.

  3. #3
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Omni vs Painel (2.4)

    Caro colega painés setoriais para atender clientes finais sempre são a melhor opção, e uma excelente opção de AP são os UBIQUITI - BULLET, e para gerenciamento nada melhor que MIKROTIK, como por exemplo a RB 450G !
    Essa é uma receita de bolo básica que sempre dá certo !

  4. #4
    Avatar de jvoiski
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, Brazil
    Posts
    40

    Padrão Re: Omni vs Painel (2.4)

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Caro colega painés setoriais para atender clientes finais sempre são a melhor opção, e uma excelente opção de AP são os UBIQUITI - BULLET, e para gerenciamento nada melhor que MIKROTIK, como por exemplo a RB 450G !
    Essa é uma receita de bolo básica que sempre dá certo !
    Pois é, fiz o teste hoje e o painel se saiu melhor, se tratando de AP <> Notebook.

    Tenho um servidor aqui, é um pc hp podre, to afim de mudar o servidor pra rb1100 ahx2, será q consigo fazer o balance na própria rb usando como servidor?

    Desculpa a ignorância... rsrsrs

  5. #5
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Omni vs Painel (2.4)

    Com certeza consegue, 100% eficaz na resolução da sua demanda !

  6. #6

    Padrão Re: Omni vs Painel (2.4)

    Bom eu entendi errado então eu avaliei que sua demanda de banda sera pequena nessa conexão pois como vc disse acima seria um acesso gratis para teste dos clientes portateis, com certeza paineis setoriais são sempre melhores.

    Não sei pq o pessoal costuma criticar tanto o uso de omini, se a Net que é uma puta empresa usa ominis em seu wifi outdoor em orlas maritimas e pontos turisticos, o que eu acho é que cada caso é um caso, que precisa ser avaliado.
    NET oferece acesso à internet via Wi-Fi no Rio e em São Paulo - Tecnologia - EXAME.com

    Aqui vou fazer isso, vou colocar um poste na rua, no lado contrario ao da rede eletrica, colocar uma caixa hermetica com rb 411ah ou ap, com uma omini. depois vou com o NetBook buscando a rede e na hora que o sinal baixar coloco outro poste e assim por diante.

    Agora ja pensou em cada poste vc colocar 4 painel, com 4 bullet, ext, ficaria dipendioso e não compensaria o investimento.

  7. #7
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Omni vs Painel (2.4)

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Bom eu entendi errado então eu avaliei que sua demanda de banda sera pequena nessa conexão pois como vc disse acima seria um acesso gratis para teste dos clientes portateis, com certeza paineis setoriais são sempre melhores.

    Não sei pq o pessoal costuma criticar tanto o uso de omini, se a Net que é uma puta empresa usa ominis em seu wifi outdoor em orlas maritimas e pontos turisticos, o que eu acho é que cada caso é um caso, que precisa ser avaliado.
    NET oferece acesso à internet via Wi-Fi no Rio e em São Paulo - Tecnologia - EXAME.com

    Aqui vou fazer isso, vou colocar um poste na rua, no lado contrario ao da rede eletrica, colocar uma caixa hermetica com rb 411ah ou ap, com uma omini. depois vou com o NetBook buscando a rede e na hora que o sinal baixar coloco outro poste e assim por diante.

    Agora ja pensou em cada poste vc colocar 4 painel, com 4 bullet, ext, ficaria dipendioso e não compensaria o investimento.
    Caro colega, não acha que exagerou em citar "cada poste" tendo em vista que a distância entre postes de energia não passa de 50mts ?

    Outro fato, não é criticar as OMNI e sim da maneira com a qual essas antenas são usadas, normalmente indiscriminadamente.

    tendo em vista que o uso de painéis pode ser aplicado em um cluster de NanoStation por exemplo !

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cluster NANO.jpg
Visualizações:	220
Tamanho: 	45,1 KB
ID:      	34493

  8. #8

    Padrão Re: Omni vs Painel (2.4)

    Paulo Kleber, vc não entendeu minha citação de cada poste, nao me referi aos postes da rede elétrica e sim os postes que eu irei colocar.
    Ex. rua 1 esquina X um poste com wifi.
    Rua A esquina N, a distancia a avaliar da Rua 1 Esquina X, outro poste colocado p/ wifi.

    Ou seja não irei colocar wifi no poste onde passa a rede cabeada, e a energia, motivo: a rede eletrica gera discarga no ar com chuva, e isso queimaria os equipamentos.

    --- Um Cluster de Nanos custaria quanto?
    --- Levar em conta que o acesso seria apenas para portateis em modo cartão de horas.
    --- Não irei adicionar clientes com antenas em suas casas nesses pontos de acesso.
    --- È um serviço adicional aos clientes que ja possuem internet a cabo ou via radio em sua casa.

  9. #9

    Padrão Re: Omni vs Painel (2.4)

    Sugiro usar omnis de no máximo 8dbi, nesta altura de instalação da antena, a cobertura será mais estável para recepção em notebooks.
    De preferência use uma hypertech legitima ou uma OIW.

  10. #10

    Padrão Re: Omni vs Painel (2.4)

    Mas essas mini antenas omini de 8dbi, dá sinal bom, em outdoor?

    Bom vou testar com uma Aquario de 15dbi.

  11. #11
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Omni vs Painel (2.4)

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Mas essas mini antenas omini de 8dbi, dá sinal bom, em outdoor?

    Bom vou testar com uma Aquario de 15dbi.
    Não parceiro, quanto menor o dessas suas antenas melhor será o sinal e menas interferências irá causar nas redes como um todo... Tem umas Tp-Links que vem com cabo acoplado de 1m show de bola as Hypertech, OIW e Hyperlink são muito boas...

  12. #12

    Padrão Re: Omni vs Painel (2.4)

    COncerteza Painel!

  13. #13

    Padrão Re: Omni vs Painel (2.4)

    O detalhe do ganho das Omni é o seguinte; imagine a antena como um eixo, e o diagrama de irradiação como um pneu; as de alto ganho seriam como um pneu de bicicleta - irradiam um feixe estreito verticalmente; já as de menor ganho são como um pneu tala larga; não vão tão longe, mas o sinal é mais estável na distribuição vertical.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Irradiação

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fig_1_sistemas_smart.jpg
Visualizações:	133
Tamanho: 	26,2 KB
ID:      	34577

  14. #14

    Padrão Re: Omni vs Painel (2.4)

    [QUOTE=DUHbnu;613382]O detalhe do ganho das Omni é o seguinte; imagine a antena como um eixo, e o diagrama de irradiação como um pneu; as de alto ganho seriam como um pneu de bicicleta - irradiam um feixe estreito verticalmente; já as de menor ganho são como um pneu tala larga; não vão tão longe, mas o sinal é mais estável na distribuição vertical.
    [QUOTE]

    Você sabe me dizer se para usar essas antenas de 7 ou 8 dbi em outdoor elas precisam de Homologação, pois estive olhando umas aqui na loja de informatica da Tp-Link essa com cabinho e não tem selo da Anatel.

  15. #15
    Avatar de jvoiski
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, Brazil
    Posts
    40

    Padrão Re: Omni vs Painel (2.4)

    A omni da ubiquiti é show, tá de boas aqui.
    Da uma olhada na criança!
    UBIQUITI AIRMAX ANTENA AMO-2G13 OMNI 13DBI - Pronet Store Tudo o que você precisa.

  16. #16

    Padrão Re: Omni vs Painel (2.4)

    Eu to usando uma Omni Ubiquiti de 10dbi, dupla polarização, e que antena do cão, boa demais! Funcionando junto com um RocketM2! Até meu Noise Level melhorou com elas, o sinal de todos os clientes que tavam recebendo sinal de uma antena Hypertec de 8.5dbi, melhorou muito. Clientes que tavam 1x1 antes, agora 2x2 dessa antena, tão fechando em 130Mbps e passando 63Mbps TCP real, banda 20Mhz modo N. Quem quer usar Omni, vão de Ubiquiti! A qualidade de construção, suporte e tudo mais, nota 10!