+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda ligação wireless.

    Olá!

    Possuo uma rede de 150 metros de distancia aproximadamente com visada, onde tenho um ap Krazer KR-WAP254G-EV2 enviando o sinal em modo G a 100mw. Até ai tudo bem, rede funcionando ok, sinal a -60dbm e estou usando a firmware da aprouter 9.4 beta.
    No ap está setado a rate para 54mbps, porem só consigo no maximo 700kbps na transferencia de arquivo. Ping de um ap pro outro da 1~2ms.

    De qualquer forma vou precisar trocar este AP pois estou usando o mesmo somente para testes e vou adquirir um para esta rede, então, me recomendam algum? Eu estava pensando em um bullet, o que acham? Vou precisar para esta rede transferencia de arquivo a no minimo 5000kbps. Neste caso, o modo N seria o ideal, não é?

    Quero uma rede com o melhor tempo de resposta e maior transferencia possivel.. Ahh! Vale lembrar que estou usando duas antenas de 25dbi da aquario.


    Outra dúvida que tenho.. Se for para RECEBER o sinal, o bullet de 100mw funciona perfeitamente não é? Influencia em algo no sinal a potencia do receptor? Podemos usar como exemplo de um lado o bullet de 100mw e no outro o de 800mw em modo cliente.. ( Essa dúvida em questão ao equipamento mesmo, não sendo especificamente PARA esta rede.. )


    Ah! E a última coisa, existe algum outro firmware compativel com o Krazer KR-WAP254G-EV2 ( usa o RTL8186 ) A não ser o da própria Krazer (que por sinal não me agradou) e o da APROUTER?


    Obrigado pessoal.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda ligação wireless.

    Olá novamente!!

    Só adicionando mais uma informação:

    Tenho um servidor onde administro a rede rodando Mikrotik, eu poderia enviar dele o sinal no caso deixando ele fazer a função do ap, porem eu precisaria descer um cabo de 10 metros da antena até ele. Teria problema neste caso descer 10 metros de cabo? ou seria melhor colocar um ap la em cima mesmo?

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda ligação wireless.

    cara deveria funcionar filé isso ai, neste Ap mesmo seta ele e o cliente em 54mbps automatico, sabe la nas opçoes, põe em auto a velocidade, se nao estabilizar coloca 54 fixo nos 2 pontos, cliente e servidor.
    a questao da potencia influencia sim e muito, no caso ai vc diz ter 2 antenas de 25dbi com 100% de visada,e 100mv no ap, cara nao é muita potencia no ap nao, mas a antena vc quer matar coelho com calibre .50 kkkk
    eu fiz um enlace parecido com 100m 2 aps 1 antena 5dbi do proprio ap, e 1 antena grade 25dbi, no cliente deixei a pontencia baixa entorno de 83mv no ap deixei normal, acho que era 100 ou 150mv, pq no ap proximo a ele conectarao-se outros notes e celulares, já que ai é PTP, coloca uns 63mv nos 2 lados pra ver como se comporta, aprincipio nao deve mudar muito pois o equipamento provavelmente estará quente, entao esfrie ele e depois teste kkkkk, nao aumente a potencia acima dos 100mv pois ficara pior, se tiver como coloca uma antena de menor potencia ai, e direcional ok, pois assim vc evita captar interferencia de outras redes, já que a distancia é curta mesmo, e é só um ptp.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda ligação wireless.

    Cara, deixa cada um fazer o seu papel. Coloca o mikrotik para administrar, e usa um rádio para fazer a conexão dos clientes. Além do que você tem uma perda enorme usando 10m de cabo, não ser que seja cellflex.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda ligação wireless.

    Seguinte parceiro, isso é 2,4ghz quanto mais potencia vc demanda sem necessidade, pior é a qualidade do enlace, comece fazendo um teste, baixe a potencia aos poucos em ambos os lados e chegue ao mínimo possível e vc terá um resuldado bem melhor do que o atual.

    Poste o resultado depois, aí podemos arredondar de acordo com o que vc mencionar posteriormente!

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda ligação wireless.

    Sim entendo.

    Eu havia ajustado a potencia e reconfigurado ontem, ainda testando nesse ap que citei. Agora a rede está funcionando a 15mw. Hahaha!

    Mais então, está batendo -55dbm, está em G e em 54mbps. Porem a transferencia de arquivo não passa agora de 2,00mbps.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda ligação wireless.

    AAAHH, outra observação.

    A rede que estou utilizando AGORA para esses testes com esse ap, está com o cabo de 10 metros que citei.

    Está -55dbm com 15mw ping a 1ms, e sob transferencia de arquivo o ping sobe pra 70ms.

    Achei que, como este cabo não está sendo um grande problema nessa rede, eu poderia usar meu mikrotik para enviar o sinal.. Assim eu ja economizaria um pedaço não tendo que comprar um ap para tal, sem dizer que com o mikrotik da pra ter um monitoramento e administração legal no ap.

    O que acham??

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda ligação wireless.

    Certo, proximo passo comece a diminuir a taxa de 54 para 36 e assim por diante nas duas pontas, e teste o link com trafego em cada nível para saber se vai melhorar e retorne os resultados. Claro que aí vc ja teve um aumento de performance considerável mas não aceitável para a necessidade como vc mesmo descreve!

    Me informe como vc está fazendo o teste? com arquivos, mikrotik ou o quê?

    Acredito que vc deixando em 12 ou 18 vai dar os 5 megas que vc deseja, mas se não der pode colocar dois bulets que fica bom, baixe bem a potencia deles que vai dar ccq 100% e um sinal otimo, pois são fortes e se sua necessidade não for muito alta em pacotes por segundo tudo 100% ,não terá mais problemas! Ok!

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda ligação wireless.

    Cara o cabo não será o problema se o sinal está bom, é claro que na minha opinião não se usa cabo, tem que ser direto no pigtail que é o que fazemos para poder ter o máximo de performance. Rádios independentes para cada link e caixas herméticas de primeira para isolamento e durabilidade do equipamento!

    Se o teu rádio não atingir os 5 megas de que precisa troca e procura usar o mínimo de cabo daqui para frente, se possível sem cabo, e mais uma coisa esse rádio que vc usa ele é barato demais para trafegar o que vc deseja, desconfie sempre que te prometerem que o tráfego é alto e o custo é baixo, isso normalmente não casa, os ubiquiti tem alto poder de trafego mas com limitação de pacotes por segundo, se tiver muitas requisições eles abrem as pernas da mesma forma!

    Espero ter ajudado amigo, abraço!

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda ligação wireless.

    Ok! Vou fazer esse teste.

    Estou fazendo o teste com envio de arquivos de um lado pro outro.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda ligação wireless.

    Bom!

    Fiz o que o amigo acima falou, e continua na mesma. =/

    E outra coisa, o que vocês acham de eu colocar no mikrotik mesmo com um r52hn? Eu utilizaria o mesmo cabo que estou usando agora, e tambem poderia usar o padrão N.

    E me recomendam testar a velocidade de outra forma? quais os outros meios?

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda ligação wireless.

    cara, pesquisa um pouco sobre ack, e nos radios altereos valores padrao, talvez possa te ajudar, fiz isso em um amigo meu que mora no sitio e o sinal recebia em um radio com o sinal no maximo a 60dbm e melhorou consideravelmente, mas demorou quase 1 dia tentando potencia e ack, e tx rate auto/manual dentre outros fatores....

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda ligação wireless.

    Pois então! Ja alterei bastante o ack timeout e por incrivel que pareça, nao mudou em nada a velocidade.

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda ligação wireless.

    Ahh, e no caso para testar o ack timeout é deixar a rede sob trafego e monitorar para ver se tem perda de pacotes é isso?