+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Como montar rede com nanostation

    Ola pessoal estou com duvidas!. montei uma torre com 6 nano e gostaria de tirar umas duvidas sobre como ligar elas no rb750 para distribuir. vou listar minhas duvidas abaixo.


    1- Minha RB750 só tem 5 portas 1 para link o resto para 7 antenas estou na duvida sobre como ligar não sei se ligo 3 na rb e 1 switch para ligar as outras ou se ligo só o switch e ligo as 6, tenho um switch 3com superstack 2 10/100base-tx só tem uma porta 100 e 24 10 não sei se tem como configurar para ficar todas a 100base-tx ou se eu ligo num switch d-link 10/100 ele foi baratinho não sei se é hub ou switch mais ele vem escrito switch. pois qual é melhor ligar um que é hub ou switch? como faço pessoal?



    2- pessoal na minha rb750 tem 5 portas uma é entrada de link e o resto esta livre estou com uma duvida como eu faço para dividir as portas, ex: seria melhor criar uma bridge e incluir em todas as portas só uma faixa de ip e ligar todas as antenas ou devo configurar cada porta com ip diferente? trabalho aqui com hotspot e o sinal vai ser distribuido por 7 antenas 1 5.8ghz e 6 2.4 como faço para que todas funcione bem na minha rede?


    3- pessoal em algumas antenas que coloco para o cliente o sinal pega na faixa de -53 a -70 a internet fica boa mais o ping esta alto entre 168mms a 980mms com o servidor como faço para melhorar a latency da antena cliente?


    4- minha antenas são nanostation e estou usando para transmitir o sinal sei que não são muito indicadas para servir como ap, mas como ela já tem a função creio que ela deve fazer bem seu papel para poucos usuarios que é o meu objetivo. minha duvida é sobre distancia já que eu vou distribuir o sinal gostaria de saber como eu configuro a distancia dos aps. devo colocar em em 0 ou alguma quilimetragem?

    5- gostaria que alguem me indicasse um programa para rastrear ips das minha nano clientes é que costumo colocar ips diferente da faixa do mk e anoto todos o problemas é que nem sempre eu estou com as anotaçoes para saber os ips como faço para descobrir o ip das antenas clientes? com o mikrotik não consigo entrar e achar o ip. só acho se desconectar do mk e estiver com a lista. existe algum programa?


    esta ai pessoal aguardo as ajudas de todos! por favor se não poderem responder sobre minhas duvidas peço que não responda nada que não se refira a minhas duvidas. dispenço comentarios que não tenha relação com minhas duvidas e conselhos indesejados, escrevo isso por que aqui no forum tem uita gente que enves de ajudar gosta de deboxar e dar sertas piadinhas de mal gosto.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como montar rede com nanostation

    hummm

    respostas

    1) não use swtich /10 ja e lento e fora de questão para hoje em dia ,compre um swtch 10/100 de oito portas e ligue suas nano nele e dele vai sair um cabo pra ligar na rb para encaminhamento de clientes para seu modelo de autenticação.
    2)crie um hotspot so em uma interface mesmo e ligue o cabo que vem do switch com as antenas nesta interface e pronto
    3)se o sinal estiver ocislando muito e que deve ter barreira ou voce esta longe demas do cliente ,em testes tenho uma torre com nano 16 dbi para ate 1 km nanoloco e perfeito claro com vizada ate 2 km com vizada ainda vai passou disto fica ruim ,nestes casos use airgrid ate 4 km com nano fica perfeito .latencia do ubiquiti e no maximo 5 ms passou disto tem coisa errada.
    4)deixe a distancia no ap em default não mexa nisto se voce fixa a distancia vai ficar instavel para quem esta perto.
    5) sim tem o ubnt discovery e so procurar no google que voce acha ,tem que ter o java instalado no pc.

  3. #3

    Padrão Re: Como montar rede com nanostation

    ganhou estrelinha naldo rsrs

  4. #4

    Padrão Re: Como montar rede com nanostation

    Ola naldo864 muito obrigado pela sua grandiosa ajuda ajudou muito suas respostas, fico feliz quando alguem como você ajuda ao proximo sem nada em troca sei que pra você pode parecer simples demais seu gesto algo que vc fala e acha que ajudou um pouquinho mas esta enganado. seu simples gesto pode ser valioso d+ para muita gente! fico muito grato pela sua valiosa e atenciosa atenção
    tem muita gente leigo no assunto e que precisa de atenção que muitos aqui acha que só pesquisas resolvem o que vale aqui é ajudar e não julgar ou mandar se virar acho que ajudar é o objetivos dos forum. vlw!!! Obrigado!!!

  5. #5

    Padrão Re: Como montar rede com nanostation

    Eu queria agradecer naldo864, pois eu estou montando uma rede com 6 nano station M5 e uma OMNI 2.4 e tbem uso hotspot e oque ele falou tbem me ajudou, e uma observaçao muito boa gostei da pergunta com kennyfsa porque ele destacou uma coisa muito importande que acontece muito aqui no forum que as vezes as pessoas na hora de responder foge do asunto,quando os iniciantes vao ver nao intende nada, obg ganhou estrelinha

  6. #6

    Padrão Re: Como montar rede com nanostation

    Tem gente que responde de boa sim, o povo não foge, é só usar a ferramenta pesquisar que tu vai achar muita coisa.

    Eu acho que o povo tem é preguiça de pesquisar e já vai perguntando...

    O povo não testa nada, já sai colocando em produção, logo sai caca e não sabe resolver...

    Primeiro coloca em laboratório, testa tudo primeiro, coloca no ar, testa novamente, deu zica, pesquisa, estuda...

    Tem o Google, baixa um tutorial que está cheio na internet, leia, releia, vai configurando e testando, ai sim, surgiu uma coisa que não consta no tutorial, pesquisa novamente, alguém nesses anos todos já dever ter passado por algo semelhante.

    Lá vai eu levar mais uma advertência - Mas falei e tem que ser falado.

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como montar rede com nanostation

    hehehehe advertencia mas que eu voce num leva não kkkk