+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Script para trocar senha o MikroTik RouterOS

    Aí galera, gostaria de saber se algum de vocês sabem ou já usou algum tipo de script para trocar todas as senhas das RBs de uma vez, já que em nossa rede temos quase 1000RBs e toda vez que tem que alterar as senhas é um trabalhão danado, se alguém ajudar ficarei agradecido.

  2. #2

    Padrão re: Script para trocar senhas no Mikrotik RouterOS

    Bom dia.

    Há um tópico[1] em que lá descrevo como procedo para resolver esse e outros problemas de configuração em lote. O tópico é bem detalhado, contendo várias porções de códigos, necessárias ao funcionamento da solução.

    [1] https://under-linux.org/showthread.php?t=149969

    At.te,
    Última edição por trober; 22-06-2016 às 14:15.

  3. #3

    Padrão re: Script para Trocar Senhas Mikrotik

    Obrigado amigo.

  4. #4

    Padrão re: Script para Trocar Senhas Mikrotik

    Já implementou aí na sua rede?

    At.te,
    Última edição por trober; 22-06-2016 às 14:16.

  5. #5

    Padrão re: Script para Trocar Senhas Mikrotik

    entao, nao era bem oque eu precisava, mais um amigo passou um script que ele tinha e se der uns ajuste acredito qe va funcionar, amanha iremos mecher denovo, tem qe automatizar, pois sao muitas RBs e fazer manual é complicado,

  6. #6

    Padrão re: Script para Trocar Senhas Mikrotik

    Citação Postado originalmente por RickBrito Ver Post
    ...tem qe automatizar, pois sao muitas RBs e fazer manual é complicado,
    Concordo. Fazer manual é complicado.

    Nos meus clientes (provedores) fiz o seguinte, conforme comentado lá no tópico que indiquei:

    Arquivo XML com dados de todas as RBs da rede. O script em Python lê o arquivo XML, e acessa todas as RBs, executando comandos pré-definidos, ou personalizados.

    Se quiser simplificar, pode usar CSV ao invés de XML.

    Uso também para geração de exports das RBs e parsing de configurações do RouterOS.

    Enfim, sucesso na sua implementação

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  7. #7

    Padrão re: Script para Trocar Senhas Mikrotik

    Sei que o tópico não é tão recente mas vejam esse shell script que encontrei nesse link: http://blog.ffelix.eti.br/enviar-com...para-mikrotik/
    vlw...

  8. #8

    Padrão re: Script para Trocar Senhas Mikrotik

    faz um tempo que abri o topico amigo, mais toda ajuda é bem vinda ainda, pois sempre temos qe trocar as senhas e ate hoje nao consegui um script qe realmente funcione, irei testar. abrço

  9. #9

    Padrão re: Script para Trocar Senhas Mikrotik

    Olá... sou o autor do script que o jacksonvieira indicou, apesar de ninguém mais ter postado no tópico, fico a diposição para esclarescimentos de qualquer dúvida, já tive feedback de alguns usuários e para mim o script funciona perfeitamente para todas as configurações que precisei.

  10. #10

    Padrão re: Script para Trocar Senhas Mikrotik

    Citação Postado originalmente por felix Ver Post
    Olá... sou o autor do script que o jacksonvieira indicou, apesar de ninguém mais ter postado no tópico, fico a diposição para esclarescimentos de qualquer dúvida, já tive feedback de alguns usuários e para mim o script funciona perfeitamente para todas as configurações que precisei.
    Opa, vllw amigo tava corrido hg e nao deu para testar, mais ta em favoritos ja para mim mexer assim qe possivel, amanha testo certinho e posto aqui, porem desde ja obrigado por compartilhar.

  11. #11

    Padrão re: Script para Trocar Senhas Mikrotik

    RickBrito aqui funcionou direitinho.

  12. #12

    Padrão Re: Script para Trocar Senhas Mikrotik

    Citação Postado originalmente por RickBrito Ver Post
    entao, nao era bem oque eu precisava, mais um amigo passou um script que ele tinha e se der uns ajuste acredito qe va funcionar, amanha iremos mecher denovo, tem qe automatizar, pois sao muitas RBs e fazer manual é complicado,
    se poder postar o script aqui, estou enfrentando o mesmo problema, ou se mais alguém tiver uma alternativa melhor para alterar senha de varias rbs

  13. #13

    Padrão Re: Script para Trocar Senhas Mikrotik

    Citação Postado originalmente por RickBrito Ver Post
    entao, nao era bem oque eu precisava, mais um amigo passou um script que ele tinha e se der uns ajuste acredito qe va funcionar, amanha iremos mecher denovo, tem qe automatizar, pois sao muitas RBs e fazer manual é complicado,
    Então amigo sugiro que de uma olhada sobre shell script e a API do mikrotik sim é possivel fazer isso mas teria que ter uma breve noção de programação

    fica a dica

  14. #14

    Padrão Re: Script para Trocar Senhas Mikrotik

    Há algum tempo eu disponibilizei este meu script melhorado no github https://github.com/asfelix/mkAdminer então sintam-se a vontade para utilizá-lo ou mesmo enviar sugestões.

  15. #15

    Padrão Re: Script para Trocar Senhas Mikrotik

    não entendo muito dos comandos, alguém sabe se este script server para mudar a senha das rbs? http://blog.ffelix.eti.br/enviar-com...para-mikrotik/

  16. #16

    Padrão Re: Script para Trocar Senhas Mikrotik

    o comando para alterar a senha do Mikrotik é este:


    /user set numbers=USER password=SENHA ;

    onde obviamente deve-se alterar USER pelo nome do usuário que terá sua senha alterada e SENHA pela nova senha do usuário.

    Basta então alterar este comando na linha 37 do script que está em: https://github.com/asfelix/mkAdminer...ter/enviaMk.sh
    deixando-a desta forma:

    sshpass -p $senha ssh $usuario@$i -p $porta /user set numbers=USER password=SENHA ;

    Qualquer dúvida é só falar.

  17. #17

    Padrão Re: Script para Trocar Senhas Mikrotik

    blz felix, vou testar aqui