Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    Preciso fazer um enlace de 5km entre dois prédios no RJ, porém existem varios outros prédios no meio. No entanto, a direita deles, existe uma grande montanha.

    A distancia do enlace seria de aprox. 5km.

    Eu sei que vidro/espelho reflete o sinal passivamente. Mas será que uma grande pedra (montanha) pode refletir isso ?

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    exatamente igual ao ferro ou concreto meu caro amigo .e se fosse em ambiente fechado seria a morte da transmissão .

  3. #3

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    Desculpa minha falta de conhecimento... Reflete ou nao ?

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    sim ,mas vai dar 2 pacotes para 1 recebido .a cada 2 transmissões um e recebido .

  5. #5

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    Em termos práticos, esboçando por alto.. Se eu tenho 2x nanobridge 5.8ghz.. Sera que consigo uns 10mbps nesse enlace ?

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    vizada obstruida nunca vai funcionar de uma so vez .
    tem predios na frente otimo ,escolha 1 predio que tem vizada tanto para o lugar que voce quer atingir quanto para aonde sai seu link e faça um repetidor ......pronto 50 mega do outro lado .

  7. #7

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    Mas existem alguns casos com links curtos, por ex, 300 metros, sem nenhuma visada, que os 5.8 conseguem chegar com 100% de sinal..

    Pq isso ?

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    ai meu deus não posso te aconselhar a fazer isto .... funcionar vai mas ate quando ?
    eu nunca te aconselhei a fazer isto apesar que se voce refletir pode conseguir mas lembre-se esta errado faça por conta propria ....eu numca disse que e certo ok.

  9. #9

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    rsrsrs

  10. #10

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    Pra essa "gambiarra" o que seria mais seguro pra mim? Um Nanostation M5 ou algo direcional tipo Airgrid M5 ou Nanobridge M5 ?

  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    um milagre......


    sabe rezar ?

  12. #12

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    Tente em 2.4 GHz. Acho que o mais adequado seria 900 MHz, mas ai já entra homologacao e outros temas.

    Aqui tenho um caso onde meu sinal chegou a 960 m da base com dois edifícios entre eu e a pessoa que me ligou. Calculei pelo AirLink e nao chega, mas o sinal tá chegando sim, entao, teste com 2.4 GHz.

  13. #13

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    Principalmente se a pedra for algo Grande, tipo Pão de Açúcar, eu também testaria. Se for uma pedra pequena, pode ser que fique muito difícil você achar a reflexão na outra ponta.
    Afinal o grande apelo das redes mesh metropolitanas está justamente aí, na reflexão nos altos prédios.
    Apesar do mesh ser um conceito diferente de um ponto a ponto, o principio da reflexão é utilizado.
    Quem sabe a perda de pacotes vai ser insignificante em comparação com os benefícios?
    Por outro lado, pode ficar uma M... Mas pelo menos você tentou e não vai ficar o resto da vida com a dúvida.

  14. #14
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    Se voce tentar e der certo tem que homologar essa pedra. Só pra tia ana não reclamar. rs.. boa sorte nessa empreitada.

  15. #15

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    900mhz no RJ Capital é suicidio... 2.4ghz dá até medo, entre os 2 pontos tem MUITA interferencia... Vou testar 5.8, quem sabe

    Depois posto resultados!

  16. #16

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    Bom dia,

    Depende. Exemplo: No modo B (2.4GHz) (frequência direta) a reflexão é bem menor do que no modo G (2.4GHz) ou no modo a (5.8GHz) que utiliza OFDM.

    OFDM é uma técnica de modulação que utiliza várias subportadoras aproveitando melhor os sinais refletidos e mais imunes a interferências do que no modo 811.b.

    Entretanto, em 2.4GHz o modo b pode funcionar melhor do que o modo g em ambientes abertos se tiver visada direta. Porém, em apartamentos o modo g funciona melhor, pois aproveita melhor os sinais refletidos nas paredes e demais objetos de superfícies lisas.

  17. #17
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    Amigo vai ter problemas, a frequencia é muito alta e vai ser barrada pela pedra ou montanha... o vidro alem de ser denso ainda tem em sua composição chumbo para aumentar a resistencia e dar mais flexibilidade... por isso tambem é uma barreira. para esta distancia usa ai nano m900 homologado que vai passar, porem banda maxima de uns 10mb.... se te servir vai fundo.

  18. #18
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    Amigo, pra facilitar manda uma foto desta bendita pedra !!!!!!!!!!!!!!! só não vai dizer que é o pão de açucar mesmo..... kkkkk

  19. #19

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    "duvide-o-dó" que funcione! Só como passatempo mesmo.

  20. #20

    Padrão Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?

    Sei que 2.4 GHz em capitais é congestionado, aliás, ontem passei uma boa parte do dia brincando de Airview, e paciência, os passarinhos estao sendo cozidos e nao sabem, todo gatonet aqui colocar o rádio na maior potência e ainda indica aos novos amiguinhos que nem sabem o que é internet, mas já querem serem revendedores, a usar o rádio mais forte com mais potência. Mas para o guri testar se passa ou nao, nao custa muito uai.