+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão [NanoBridge M5] Dicas para montagem da antena, instalação e alinhamento!

    Bom dia pessoal!

    Para fazer um PTP de 1 Km comprei 2 NanoBridge M5. Elas chegaram, fiz a montagem das antenas e os testes de bancada, tudo 100%! Só que como não tenho experiência na areá e muito menos com essas antenas gostaria de dicas que só quem trabalha com esse equipamento no dia-a-dia pode me passar!



    1º - Montagem da antena: Já vi aqui no fórum que em alguns modelos de antena o pessoal passa silicone em algumas partes para vedar, é necessário isso para a NanoBridge M5? Pois olhando ela não da pra acreditar que ela não tenha problema com umidade. Existe alguma outra dica na montagem da antena?

    2º - Cabos Blindados e aterramento: Junto com a antena comprei também cabo blindado (Furukawa) e conectores blindados. Sei que posso crimpar com qualquer alicate de crimpar. Mas resta algumas duvidas, o que faço com o fio de aterramento? E com a manta de blindagem?

    3º - "Torre" e aterramento: A torre não é uma torre, é uma simples haste de metal parafusada na parede e presa por cabos em 4 pontos diferentes para não balançar. O problema é que ela é a estrutura mais alta em um raio de +/- 300m. Preciso colocar um para-raio nela? Ou posso somente aterra-la? Se for só fazer o aterramento, posso fazer utilizando o mesmo fio terra da minha casa?

    4º - Alinhamento: Alguem tem alguma dica para um amador de como alinha essas duas antenas?



    Se alguem tiver alguma observação a acrescentar é só dizer!


    Obrigado pela atenção e ajuda de todos!
    Última edição por Gabrielsnk; 20-04-2012 às 14:50.

  2. #2

    Padrão Re: [NanoBridge M5] Dicas para montagem da antena, instalação e alinhamento!

    Citação Postado originalmente por Gabrielsnk Ver Post
    Bom dia pessoal!

    Para fazer um PTP de 1 Km comprei 2 NanoBridge M5. Elas chegaram, fiz a montagem das antenas e os testes de bancada, tudo 100%! Só que como não tenho experiência na areá e muito menos com essas antenas gostaria de dicas que só quem trabalha com esse equipamento no dia-a-dia pode me passar!



    1º - Montagem da antena: Já vi aqui no fórum que em alguns modelos de antena o pessoal passa silicone em algumas partes para vedar, é necessário isso para a NanoBridge M5? Pois olhando ela não da pra acreditar que ela não tenha problema com umidade. Existe alguma outra dica na montagem da antena?

    2º - Cabos Blindados e aterramento: Junto com a antena comprei também cabo blindado (Furukawa) e conectores blindados. Sei que posso crimpar com qualquer alicate de crimpar. Mas resta algumas duvidas, o que faço com o fio de aterramento? E com a manta de blindagem?

    3º - "Torre" e aterramento: A torre não é uma torre, é uma simples haste de metal parafusada na parede e presa por cabos em 4 pontos diferentes para não balançar. O problema é que ela é a estrutura mais alta em um raio de +/- 300m. Preciso colocar um para-raio nela? Ou posso somente aterra-la? Se for só fazer o aterramento, posso fazer utilizando o mesmo fio terra da minha casa?

    4º - Alinhamento: Alguem tem alguma dica para um amador de como alinha essas duas antenas?



    Se alguem tiver alguma observação a acrescentar é só dizer!


    Obrigado pela atenção e ajuda de todos!
    É uma antena para uso externo, não deveria ter problemas.
    Já vi colocarem dentro de galão plástico transparente de água mineral em regiões a beira mar.

    Solde rapidamente as blindagens e os aterramentos dos cabos em um fio flexível 26 e leve a um terra da placa; pode usar terminais e um parafuso de passagem no plastico das caixas.

    NUNCA aterre um para-raio com o aterramento do Neutro da rede elétrica e com o terra da rede elétrica. Eles devem ser interligados para evitar DDP, mas deve-se analisar os fluxos de corrente para que sejam mínimos entre as redes de aterramento.

    Você não informou se tem visual entre os pontos.

    Um macete é usar destes balões grandes (bexigas de aniversário) cheios de hélio (ou hidrogênio - cuidado é explosivo) em cada ponto com um fio de nylon de 50 mt a 100 mt; você fará o alinhamento com precisão.

    Se tiver possibilidade passe detalhadamente informações do aterramento, ou peça dicas de engenheiro ou técnico com vasta experiência em aterramento e para-raios.

  3. #3

    Padrão Re: [NanoBridge M5] Dicas para montagem da antena, instalação e alinhamento!

    "NUNCA aterre um para-raio com o aterramento do Neutro da rede elétrica e com o terra da rede elétrica. Eles devem ser interligados para evitar DDP, mas deve-se analisar os fluxos de corrente para que sejam mínimos entre as redes de aterramento."

    Ficou meio sem sentido essa sua afirmação. Vc fala pra nunca fazer uma coisa, mas que ela deve ser feita pra evitar DDP. Todas malhas aterradas devem fazer parte de um mesmo sistema, justamente pra evitar DDP's. Mas a coisa deve ser feita com critério e em pontos corretos. A malha do neutro deve fazer parte de qualquer outra malha, mas nunca na tomada final, claro!

  4. #4

    Padrão Re: [NanoBridge M5] Dicas para montagem da antena, instalação e alinhamento!

    Quando existir a descarga de um raio, não deverá haver (ou ser minima) a Diferença De Potencial DDP entre os pontos justamente para neutraliza-las na malha.
    Mas a corrente da descarga do raio deve ser encaminhada a algo especifico para isto, com cabos de baixa impedância (multifilares - tipo solda elétrica).
    A descarga gera um pico de alta frequência que é conduzida pela superfície dos condutores; um cano por exemplo tem superfície interna e externa e conduziria muito mais a descarga do que algo maciço do mesmo diâmetro.
    Por isso uma placa de cobre de 1 mt largura e 2 mt de altura enterrada, com a parte superior a no minimo 0,5 mt a 1 mt de profundidade é um dos melhores aterramentos (tem superfície para dissipar a descarga).

  5. #5

    Padrão Re: [NanoBridge M5] Dicas para montagem da antena, instalação e alinhamento!

    Alguns conectores RJ45 para cabo blindado não aceitam solda (eles oxidam). Os da ubnt por exemplo, eu não li as instruções, soldei alguns, dias depois, vi que estava tudo oxidado. O aterramento do conector embaixo, você pode ligar no seu aterramento da torre ou da caixa.

  6. #6

    Padrão Re: [NanoBridge M5] Dicas para montagem da antena, instalação e alinhamento!

    ATERRAMENTO E PARARAIOS
    https://under-linux.org/f105/aterramento-e-pararaios-145536/
    _____________________________________________


    Todo mundo pensa que um pára-raio serve para atrair o raio e descarregá-lo para a terra, mas para isso se chamaria, atrai-raio, ou então, descarrega-raio.
    Por acaso você já viu um pára-raio, que depois de atingido, permanecesse inteiro? Eles são descartáveis?
    Então ai temos um problema...

    Entendendo um pouco de raio

    O raio é formado por eletricidade estática, a mesma que surge quando passamos a mão no cabelo, retiramos uma roupa rapidamente, etc, só que esse atrito acontece entre as partículas presentes dentro de uma nuvem. Partículas essas de gelo, etc.
    Com uma grande carga acumulada, essa energia é descarregada para um ponto de menor potencial elétrico, através do ar ionizado. Quando enxergamos o raio é devido ao ar que se tornou um condutor, na casa de 3 mil volts por cm de distância entre as partes.
    Quando dizem que o raio cai em pontos mais altos, em parte é verdade, porque uma carga negativa atrai uma positiva e com uma árvore bem alta isso será favorecido, o problema está na questão de cair.
    Todo mundo sabe que são os elétrons que se movimentam e a terra onde habitamos está cheia de elétrons, quando uma grande diferença de potencial se aproxima, eles saltam em direção as nuvens e isso quer dizer que o raio sobe e não cai.


    Voltando ao pára-raio
    O pára-raio, é uma haste metálica, normalmente com algumas pontas, ligada por um condutor até a terra. Como a terra é um mar de elétrons vai fazer com que elétrons estejam presentes na ponta do pára-raio. Esses elétrons irão se recombinar com as cargas positivas que estão por sua vez presentes nas nuvens, neutralizando essa energia e com isso dissipando o raio.
    Muito simples não?
    Existem exceções, porque um raio é imprevisível, mas em geral o que ocorre é isso.
    Para mais informações acessem: http://lead.cap.ufrgs.br/~francisco/.../pararaio.html
    http://como-funcionam.blogspot.com.br/2008/10/primeira-postagem.html

  7. #7

    Padrão Re: [NanoBridge M5] Dicas para montagem da antena, instalação e alinhamento!

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    É uma antena para uso externo, não deveria ter problemas.
    Já vi colocarem dentro de galão plástico transparente de água mineral em regiões a beira mar.

    Solde rapidamente as blindagens e os aterramentos dos cabos em um fio flexível 26 e leve a um terra da placa; pode usar terminais e um parafuso de passagem no plastico das caixas.

    NUNCA aterre um para-raio com o aterramento do Neutro da rede elétrica e com o terra da rede elétrica. Eles devem ser interligados para evitar DDP, mas deve-se analisar os fluxos de corrente para que sejam mínimos entre as redes de aterramento.

    Você não informou se tem visual entre os pontos.

    Um macete é usar destes balões grandes (bexigas de aniversário) cheios de hélio (ou hidrogênio - cuidado é explosivo) em cada ponto com um fio de nylon de 50 mt a 100 mt; você fará o alinhamento com precisão.

    Se tiver possibilidade passe detalhadamente informações do aterramento, ou peça dicas de engenheiro ou técnico com vasta experiência em aterramento e para-raios.
    Pois é, tenho a mesma opnião que você. Não era pra ter nenhum problema com água né? Moro no litoral, mas não vou colocar dentro de um galão. Vou somente vedar as partes da "carcaça" com silicone.

    Minhas fontes POE já possuem o "terra", então seria so ligar (solda) fio terra do cabo a blindagem do conector?

    Existe visada sim.. Consigo ver as antenas de ambos os pontos.. Mas o Balão iria ajudar MUITO mesmo! O que me preocupa é o alinhamento Vertical.. Existe alguma dica ou é ficar mexendo ate achar o melhor sinal?

    Sobre o aterramento complicou um pouco minhas ideias..
    Para-raio e aterramento não poder ser usados as mesmas "hastes de aterramento" É isso?! Tenho que ter uma haste para o terra da rede eletrica e outra (ou outras) para o para-raio?
    Alem do Para-Raio, preciso aterrar a torre?

    Se alguem puder me dar uma ajuda mais detalhada sobre aterramente e para-raio ficaria muito agradecido..


    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Alguns conectores RJ45 para cabo blindado não aceitam solda (eles oxidam). Os da ubnt por exemplo, eu não li as instruções, soldei alguns, dias depois, vi que estava tudo oxidado. O aterramento do conector embaixo, você pode ligar no seu aterramento da torre ou da caixa.
    Tomara que o meu venha com instruções!

  8. #8

    Padrão Re: [NanoBridge M5] Dicas para montagem da antena, instalação e alinhamento!

    O Para Raio deve usar um cabo especifico para ele, sempre de cobre, bitola elevada e multifilar.
    Ele é aterrado a uma placa vertical de cobre de 1 mt de largura por uns 2mt de altura, enterrada num buraco de uns 3 mt de profundidade.
    Desta placa também saem um cabo que vai ligado a base da torre, outro que vai ligado ao aterramento da rede elétrica e outro que é ligado ao neutro na haste de terra do relógio de consumo.

    Se você tem visada entre as antenas, faça o apontamento horizontal e vertical no olhometro, depois lentamente vá corrigindo até obter o melhor sinal, nas duas extremidades.

    Para soldagem das placas de cobre use solda prata encontrada em pessoal de manutenção de refrigeradores.

    Espero ter ajudado.
    Última edição por DUHbnu; 23-04-2012 às 11:07. Razão: info soldagem e olhometro

  9. #9

    Padrão Re: [NanoBridge M5] Dicas para montagem da antena, instalação e alinhamento!

    Bom dia pessoal.. Venho informar que a montagem, instalação e alinhamento ocorreu perfeitamente!

    Segue tudo foto da antena(AP) no topo da minha loja.. Haste com aproximadamente 7 metros..
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Antena Loja.jpg
Visualizações:	426
Tamanho: 	24,3 KB
ID:      	35065


    Queria que o pessoal que tem mais experiencia interpretasse a pagina de status. Ta bom?! Precisa melhorar alguma coisa?
    O Transmit CCQ as vezes cai para 66%, mas na maioria do tempo fica entre 96 e 100%.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         status conexão.jpg
Visualizações:	343
Tamanho: 	42,0 KB
ID:      	35066



    Gostaria se saber se esse teste é realmente real. Da pra confiar nesses valores? Pedi pra fazer o teste do "Cliente" para o "AP".

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste de velocidade.JPG
Visualizações:	370
Tamanho: 	13,6 KB
ID:      	35064


    Obrigado todos pela ajuda!