Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Auxilio sobre Rede Roteada x Rede Bridge

    Citação Postado originalmente por unixownz Ver Post
    Bom dia a Todos,
    Desculpe não agradecer os Post's, pois estava muito corrido aqui com a mudança da rede.

    Minha rede era sim em Bridge com Vlans em todos os APs, etc.. bem configuradinha e rodou até onde foi.

    Já de algum tempo, estava notando que a rede não perdia pacote até alguns clientes, mas navegação ficava meio lenta "cliente ter de digitar o endereço e ter que dar enter 2 vezes " para poder carregar o site.

    Pensei em ser Dns o problema, mas resolvia o nome rápido, como não utilizo proxy tb não poderia ser este problema.

    Meu link "100Mbits" sempre ficava dando gargalo ou proximo dos 95%, e eu não entendia o motivo de cliente reclamar de lentidão sendo que os Ap's não perdiam pacote na casa do cliente e a rede estava "Super Estável".

    Pois bem.

    Só para constar a todos, começamos o processo de migrar a rede a 20 dias, começamos pela "Cidade 1".

    Roteamos a rede toda "Trabalho do cão" (risos).
    Montamos a rede toda roteada com auxilio de um consultor Mikrotik.
    Foi separada por area a rede principal das cidades.
    Agora, cada "Concentrador" como chamamos, autentica o Cliente nele mesmo via PPPOE, que puxa de um Radius principal a velocidade e autenticação.
    Repassa IP's reais para os clientes, controla a banda etc.

    Notei uma vasta diferença , avassaladora da rede Roteada encima da rede Bridge.
    Meus Clientes que reclamavam de lentidão e não perdiam pacote, pararam de me ligar reclamar.
    O trafego da minha interface com a Embratel, baixo de 95% do link para 80% á 85% , isto que fizemos o procedimento apenas em 1 Cidade.
    Fora que minha rede não tinha redundancia "Anel" hoje se alguma ponta cair, corre o risco de descobrir apenas alguns dias depois, pois não para mais. (risos)

    Uma coisa que o consultor me mostrou e gostei muito, foi referente a torrent, na minha rede em Brigde antigamente, se o Usuário "A" estivesse fazendo download de um torrent, e por ventura o Usuário "B" da minha rede também estivesse, eles iriam compartilhar o Arquivo, ("Até ai normal").

    O Grande problema, é que devido a Vlan, todos os pacotes do Cliente "A" para o "B" e vice verssa, estavam enchendo todos os Tuneis sem "controle de banda" até o meu roteador principal e depois o roteador estava repassando para o Cliente novamente.
    Isto causando stress dos meus Enlaces etc e gerando "N" problemas na minha rede.

    Roteada acabou isto, pois a velocidade já é controlada no Mikrotik que autentica o Cliente, então ele não terá velocidade total da minha rede caso queira pegar algum "torrent" de um outro cliente, e o Mais legal, por trabalhar com OSPF, o roteador decide sozinho ir buscar pelo menor trajeto "assim não vai para o roteador principal enchendo todos enlace", ele vai direto para o roteador que o outro Cliente, e com banda controlada.

    Bom em resumo da operá.
    Gostei muito dos números que estou obtendo com a rede roteada "Performace, e Qualidade no Serviço".
    Meus problemas na Cidade 1 acabaram. "Fora manutenção de cliente que liga o Poe invertido (risos)" Os problemas com Chuva e Raio também continuam (risos).
    Outra coisa que estou tendo problema mas logo passa, são os técnicos de Rua "Instaladores" entenderem tudo, estão com dificuldade mas logo logo aprendem.
    Surgiu também outro "problema" , as torres agora, terão que ter manutenção backup diário etc.. e estou treinando 4 funcionários para isto apenas "Cuidar do OSPF e novos projetos".

    Bom no resumo, Rotear minha rede, vai me gerar mais alguns pontos de atenção e até mesmo um custo maior "que se pagara com o tempo", minha capacidade da rede cresceu em aproximadamente 15 a 20% para novos clientes, os problemas com lentidão "sem explicação" se sanaram, e o telefone não está tocando mais no suporte , apenas no Comercial para novas assinaturas.

    Grato a todos por me ajudarem e tirar Algumas duvidas, tive muito medo em rotear e perder o controle da minha rede "Não saber mais nada" , mas está valendo muito a pena, estou aprendendo junto dos técnicos e o Mito já morreu, é simples de tudo depois que pega o conceito.

    Estou montando mais 2 times para rotear as outras cidades. meus clientes agradecem pois agora sim está tendo qualidade,
    Minha rede "Amadora" cresceu amadureceu e está "Profissional" rs (risos, estou se achando) rs.

    Grato e tenham um bom dia.
    Caso precisem de ajuda posta que estou aberto a auxiliar noque eu consiga.

    Grato !

    20 Dias foi rapido ...deu um certo trabalho como falei mas soube investir na hora certa agiu rapido parabens...

  2. #22

    Padrão Re: Auxilio sobre Rede Roteada x Rede Bridge

    Sim , 20 dias apenas 1 planta foi virada e com mão de orba de 8 pessoas.
    A sorte nossa que os clientes ja eram DHCP em nossa rede, pois se fossem ips estáticos seria mais difícil e demandaria mais tempo.

    Do resto foi ir nas empresas mais importantes, e passar o manual de como configurar pppoe.
    De resto os outros clientes foram feitos tudo via fone, foi pratico até, ainda existe uma fatia de cliente que não ligou e não conseguimos contato, mas breve jaja ligam.

    hehehe Boa semana a Todos.

  3. #23

    Padrão Re: Auxilio sobre Rede Roteada x Rede Bridge

    Bom estudei o modelo roteado e gostei, fiz vários experimentos (Bancada) com PPPOE e rodaram bem legais, atrelamos mais umas coisas que achei interessante.
    Colocamos Multicast para testar em bancada, e funcionou perfeitamente com streaming da globo.com , consumo de banda bem baixo para múltiplas saidas.

    Muito bom ! estou estudando mais !