Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Boa noite caros colegas, a alguns dias estou monitorando uma de minhas RB's que apresenta o seguinte cenário:
    RB 450G que faz Hotspot e PPPoE sem web-proxy ativado e com apenas algumas regras mangle e routes ( no máximo umas 15 regras ), uso de CPU normalmente em torno de 15 a 30% porém em alguns momentos fixa no 100% por vezes fica 1 ou 2 horas em 100% e do nada volta ao normal, outras vezes preciso dar um reboot nela, comecei então a investigar o possivel problema, desativei todas as regras de firewall (mangle) e deixei apenas a rota principal, e nada o problema persiste, notei que toda vez que o processamento dela fixa nos 100% o item que consome mais processamento (entrando em tools - profile) é o item management, porém andei pesquisando e não entendi muito bem o que seriam as tarefas executadas por esse item, alguém tem uma luz para que eu possa resolver o problema ? agradeço todo tipo de colaboração, pois já pesquisei muito e não consegui nada que ajude a resolver o caso.
    Grato.

  2. #2

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Alguma interface esta ativo o proy-arp? Se for a wan acontece isso
    de uma olhada quando esta em 100% quantos itens existem no ip / arp

  3. #3

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Você usa dude?

  4. #4

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Já tentei desativar o Dude e nada, continou em 100%, grato
    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Você usa dude?

  5. #5

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Não uso proxy-arp em nenhuma das interfaces, todas estão com arp enable, minha cpu no momento não esta no 100%, vou monitorar durante o dia e assim que bater os 100% posto aqui a quantidade existente no ip/arp. Grato
    Citação Postado originalmente por dominioz Ver Post
    Alguma interface esta ativo o proy-arp? Se for a wan acontece isso
    de uma olhada quando esta em 100% quantos itens existem no ip / arp

  6. #6

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Citação Postado originalmente por alexbarzotto Ver Post
    Já tentei desativar o Dude e nada, continou em 100%, grato
    Faz o seguinte. Ao invés de desativar o Dude entre pelo winbox desative o SNMP aguarde alguns segundos (processamento deverá baixar) ative novamente e confirme se é isto.
    Se for infelizmente não tenho solução aqui mexi nalguns parâmetros e houve uma pequena melhora (se fosse um x86 o processamento também subiria) mas está longe deu poder chamar solução.

  7. #7

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Faz o seguinte. Ao invés de desativar o Dude entre pelo winbox desative o SNMP aguarde alguns segundos (processamento deverá baixar) ative novamente e confirme se é isto.
    Se for infelizmente não tenho solução aqui mexi nalguns parâmetros e houve uma pequena melhora (se fosse um x86 o processamento também subiria) mas está longe deu poder chamar solução.
    Isso mesmo amigo, estava tendo o mesmo problema a dias atras e so foi desativar o snmp e pronto.. Estrelinha pro bjaraujo...

  8. #8

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Amigo, estou com 100% de cpu agora e com 70 na tabela ARP. grato.
    Citação Postado originalmente por alexbarzotto Ver Post
    Não uso proxy-arp em nenhuma das interfaces, todas estão com arp enable, minha cpu no momento não esta no 100%, vou monitorar durante o dia e assim que bater os 100% posto aqui a quantidade existente no ip/arp. Grato

  9. #9

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Não adiantou já tentei, como mencionei a tarefa que mais consome CPU ( em torno de 60% ) é management, enquanto ao mesmo tempo o SNMP está consumindo apenas 10 a 12 %.
    Grato pela ajuda mas não é SNMP, alguma idéia + ?
    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Isso mesmo amigo, estava tendo o mesmo problema a dias atras e so foi desativar o snmp e pronto.. Estrelinha pro bjaraujo...

  10. #10

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Vc desmarcou em ip hotspot>user profile desmarca em cada plano o transparent proxy..

  11. #11

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Ok acabei de desmarcar, estava marcado, vou monitorar as próximas horas e dou noticias. Grato.
    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Vc desmarcou em ip hotspot>user profile desmarca em cada plano o transparent proxy..

  12. #12

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    acompanhando...

  13. #13

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Galera, muito estranho mas por ironia do destino como não havia mais possibilidades de ter algo lógico na RB comecei a desativar serviços, e fui testando nesses últimos 2 dias, e acabei desativando os gráficos da interfaces e das queues e como num passe de mágica a RB está a mais de 24 horas sem dar nenhum pico de CPU, acredito que o problema esta resolvido. Vou monitorar por mais algum tempo, caso continue assim ( o que espero que aconteça ) ai vou reativar as queues e a interfaces por partes para ver onde está o problema e tentar resolver, mas como não tem segredo nos gráficos apenas as configurações padrões não vejo razão para que isso tenha um fundo de lógica, mas tudo bem, nossa área está sujeita a coisas inexplicáveis, então vou monitorando por aqui e mantenho os colegas informados, pois isso pode ajudar alguém no futuro rsrssrs.... grato a todos pelos pots e vamos seguindo a vida.....

  14. #14

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Utilizando o Tools / Profile conseguimos ver os processos rodando na RB, existe como eu finalizar um processos dos listados, como o Dude que implementamos para rodas dentro da RB??

  15. #15

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Desativa o SNMP o Dude deverá parar de funcionar, vale testar...

  16. #16

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Estou com o mesmo problema, só que a minha RB450G está com 70% de uso de cpu, antes nao chegava a 10%.

    Tenho 1 único cliente cadastrado e logado via PPPoE, um mínimo de regras NAT, Mangle e mais nada.

    Tinha o Dude rodando no meu notebook e até isso desativei. Teria mais alguma coisa que possa fazer? Pela ferramenta tools > profile mostra 30% de processamento em management e 70% em unclassified, e agora está marcando um profiling com 8.5% a 9%.

    Existe algum comando tipo "top" do Linux para ver exatamente qual processo está comendo minha RB?

    Ela está configurada em 100 MHz, e subir a frequência dela não resolveria o problema, pois no mesmo cenário ela estava com 10% de uso.

    RouterOS 6.0beta02 e último firmware.

    Grato pela ajuda.

    EribertoTorres

  17. #17

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Amigo, ja tentou desativar o SNMP dela ? Quantos clientes hotspot tem pendurados nessa RB ?

  18. #18

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Ai que mora a minha estranheza sobre o que aconteceu. Eu tenho um único cliente PPPoE cadastrado e nada de SNMP ativado.A única coisa que fiz foi marcar para desativar o pacote de Wireless e mais nada.

  19. #19

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Mas mesmo vc não utilizando o SNMP, ele deve estar desativado na RB, conferiu ? Tentou setar 400 Mhz ao invez de 100 Mhz ? Pode ser um bug acredito eu.

  20. #20

    Padrão Re: Determinada tarefa consumindo muita CPU em uma RB 450G

    Sim, figura como desativado. Também acho que pode ser um bug, pois depois de um reboot voltou ao normal.

    Como eu vejo quais processos estão correndo dentro da RB? Tem como?