+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hostpot com varias redes /32 é possivel ?

    Ola,

    Estou com a seguinte situação, hoje tenho uma rede com varios clientes usando /30 ou seja somente um IP, agora estou querendo usar o mikrotik como concentrador para fazer o NAT o problema que estou encontrando é que teria que criar varios hotspots.

    no meu cliente fica assim;

    172.19.0.2
    172.19.1.2
    172.19.3.2
    .
    .
    .
    172.19.254.2
    assim por diante.

    O NAt faço 172.19.0.0/16 assim a mascara do cliente deixo /30 para cada IP tem funcionando bem no sistema que tenho hoje mais queria migra para o mikrotik pois tenho mais recursos.

    Agora como resolver este problema, alguém entendeu o que estou querendo dizer e fazer?

  2. #2

    Padrão Re: Hostpot com varias redes /32 é possivel ?

    Citação Postado originalmente por nikollas Ver Post
    Ola,

    Estou com a seguinte situação, hoje tenho uma rede com varios clientes usando /30 ou seja somente um IP, agora estou querendo usar o mikrotik como concentrador para fazer o NAT o problema que estou encontrando é que teria que criar varios hotspots.

    no meu cliente fica assim;

    172.19.0.2
    172.19.1.2
    172.19.3.2
    .
    .
    .
    172.19.254.2
    assim por diante.

    O NAt faço 172.19.0.0/16 assim a mascara do cliente deixo /30 para cada IP tem funcionando bem no sistema que tenho hoje mais queria migra para o mikrotik pois tenho mais recursos.

    Agora como resolver este problema, alguém entendeu o que estou querendo dizer e fazer?
    vou te mandar exemplo troque para sua classe de ip:
    /ip firewall nat
    add action=masquerade chain=srcnat comment="## NAT HOTSPOT ##" disabled=no src-address=10.0.1.2-10.1.245.2

  3. #3

    Padrão Re: Hostpot com varias redes /32 é possivel ?

    Entendi, poderia colocar o NAT assim tb 10.0.1.2/16 que iria pegar toda esta classe, mais oo problema que encontrei é que o hotspot cria um servidor de hotspot que seria o gateway do cliente e no meu caso cada cliente que o gateway diferente.

  4. #4

    Padrão Re: Hostpot com varias redes /32 é possivel ?

    Citação Postado originalmente por nikollas Ver Post
    Entendi, poderia colocar o NAT assim tb 10.0.1.2/16 que iria pegar toda esta classe, mais oo problema que encontrei é que o hotspot cria um servidor de hotspot que seria o gateway do cliente e no meu caso cada cliente que o gateway diferente.
    sem chance, não complica viuuuu !!!! rsrsrsrs abraços....

  5. #5

    Padrão Re: Hostpot com varias redes /32 é possivel ?

    Cara se bem eu entendi vc quer que seus clientes peguem classes de ip diferentes, mas quer colocar no mesmo "Hotspot Server", é isso?

  6. #6

    Padrão Re: Hostpot com varias redes /32 é possivel ?

    Isto, é possivel configura o Hotspot Server trabalhar com varias classe de IP ?

  7. #7

    Padrão Re: Hostpot com varias redes /32 é possivel ?

    Configurei o hotspot e coloquei uma maquina separada na lan e funcionou perfeitamente colocando varias redes diferentes deixando o NAT 172.19.0.0-172.19.254.0, o problema dar-se quando coloco o servidor mikrotik junto no mesmo switch os meus clientes esta funcionando, no hotspot em Hosts veja que tem varios clientes meus entrando neste servidor.
    Ai o problema, alguns clientes meu deixa de funciona. só não entendo porque se o gateway dele esta direcionando para o servidor que esta cadastrado e esta classe de IP nem existe no outro servidor semente no mikrotik.
    sds

  8. #8

    Padrão Re: Hostpot com varias redes /32 é possivel ?

    ops NAt 172.19.0.0-172.19.254.2

  9. #9

    Padrão Re: Hostpot com varias redes /32 é possivel ?

    voce pode setar a mascara do DHCP para 32 bits..

    vai funcionar, ja usei aqui...

    seu problema vai ser com radios que usam AProuter e similares que não sabem trabalhar com a mascara 255.255.255.255

    para resolver voce vai precisar fazer assim no script de inicialização:

    Código :
    #!/bin/bash
    route del default
    route add -host 10.1.1.1 dev wlan0
    route add default gw 10.1.1.1

    pronto...deixe o cliente configurado como DHCP (receber ip automatico).

    o "legal" é que voce pode usar QUALQUER ip no cliente e setar o GATEWAY diferente do ip do cliente..


    por ex..

    cliente recebe 172.16.10.170 com mascara 255.255.255.255 do DHCP... e com essa rota default ai, ele vai navegar

  10. #10

    Padrão Re: Hostpot com varias redes /32 é possivel ?

    Olha só, configurei o hotspot e estou usando somente duas classe de IP na rede dos clientes e coloquei na opção do hotspot "IP Bindings" a classe de IP que esotu usando como regular, agora seja em anexo que tem varios IP da minha rede "Addres" que é direcionado para "To Addres" cada classe que estou usando isto que esta gerando problema com o clientes que tenho.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         concentrador.jpg
Visualizações:	141
Tamanho: 	87,0 KB
ID:      	35412

  11. #11

    Padrão Re: Hostpot com varias redes /32 é possivel ?

    Problema resolvido, em hotspot->hotspot server coloquei noe em Address Pool agora ficou somente o IP que estou usando mais isto funcionou porque não uso DHCP meus clientes tem IP fixo na maquina.

    sds

  12. #12

    Padrão Re: Hostpot com varias redes /32 é possivel ?

    pq vc nao usa ppoe seria bem melhor mano