+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bonding alguém já fez, estou com dúvidas..

    Pessoal, gostaria de tirar algumas dúvidas a respeito do bonding no mikrotik.

    Primeiro:

    Eu tenho que instalar as duas pontas do bonding ao mesmo tempo, ou posso instalar em uma ponta e depois ir para outra, outra coisa, já tenho 2 ptp fechados para o mesmo ponto, um em rb 433ah +cartões xr5 e outro ptp com rocket m5, será que pesaria muito fazer o bonding na 433ah, visto que, o tráfego está muito alto batendo em 50mb, comprei duas rb 450g pra fazer, mas se não der problema fazer nas 433ah ficaria até mais fácil.

    Porque estou perguntando, eu configurei tudo na bancada e funcionou 100%, claro nas portas bonding ligando cabo entre as portas, nos testes tudo 1000%, mas na realidade a coisa não funcionou.

  2. #2

    Padrão Re: Bonding alguém já fez, estou com dúvidas..

    Negócio é o seguinte, bonding em interfaces wireless eu costumo não recomendar a meus clientes devido a instabilidade. Pelo que entendi quer utilizar um recurso de agregação de canais (no bonding chamado de Round Robin) e funcionando desta maneira o que ocorre é que quanto tiver uma das interfaces com baixo desempenho por qualquer tipo de problema a segunda vai sofrer com queda de desempenho também. Exemplo:

    Enlace 1 - 50Mb / Enlace 2 - 50Mb - Total = 100Mb

    Por qualquer motivo seu cenário passou a ser:

    Enlace 1 - 50Mb / Enlace 2 - 20 Mb - Total = 40Mb


    Recomendo o uso de outra técnica a fim de balancear este trafego, mas para lhe fazer qualquer tipo de recomendação preciso conhecer sua rede.

    Att.

  3. #3

    Padrão Re: Bonding alguém já fez, estou com dúvidas..

    Valeu meu amigo, já estou lhe enviando a topologia por email..