+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Erro de Redirecionamento no Nat

    Olá pessoal,

    Estou testando nas RB, por um script que quando cair minha conexão com a internet, subir uma regra no firewall pra transferir todo o meu trafego oriundo da rede interna na porta 80 para um ip interno onde contenha uma página de aviso.

    Quando ativo a regra manualmente funciona perfeitamente, mas quando a conexão com a internet cai, simplesmente não funciona, e como se dependesse de internet pra resolver o nome do site solicitado para que depois ele (mikrotik) faça o redirecionamento.

    Ex: o cliente acessa www.globo.com e ele o direciona pra um ip 10.20.30.2 rodando um página web.

    Alguém tem ideia de como solucionar isso?

    Att.

  2. #2

    Padrão re: Erro de Redirecionamento no Nat

    Existe uma função dentro do Mikrotik chamada Netwatch que cuida desta verificação se o IP está disponível ou não e executando 2 funções distintas em caso de UP (respondendo) ou DOWN (sem resposta).

    O exemplo de script poderia ser:

    /ip firewall nat
    add chain=dstnat src-nat=ClasseIPLAN action=dst-nat to-address=10.20.30.2 to-port=80 comment="Falha Internet"

    Script netwatch

    Em caso de down:
    /ip firewall nat set [find commen="Falha Internet"] disabled=no

    Em caso de up:
    /ip firewall nat set [find commen="Falha Internet"] disabled=yes


    Att.

  3. #3

    Padrão re: Erro de Redirecionamento no Nat

    Olá luock, essa parte do script eu já tenho implementado.

    O script sobe normalmente, porém a regra não funciona.

    Se eu ativar a regra manualmente tendo conexão com a internet, funciona.

    Se eu ativar manualmente ou via netwatch sem conexão com a internet, o NAT não funciona, compreendeste?

  4. #4

    Padrão re: Erro de Redirecionamento no Nat

    Não funciona porque para redirecionar você precisaria ter roteamento, por isso a regra não funciona, como você está sem internet você não chega nem a resolver dns, abrir conexão, nada, então por isso a regra não funciona, tem uma solução para isso, mas não estou lembrado onde vi, vou procurar e assim que achar posto aqui pra você.

  5. #5

    Padrão re: Erro de Redirecionamento no Nat

    marcelbentes, vou ficar aguardando então!

  6. #6

    Padrão re: Erro de Redirecionamento no Nat

    KuruminBranco segue abaixo um link faça um teste ai pra ver se resolve seu problema:

    https://under-linux.org/f210/pagina-...rvidor-142204/